Na Idade Média, a curva, amarela, com dentes podres, era um sinal de alto status e poder – acreditava-se que o dono de tal sorriso podia comer bastante e, portanto, é rico. E as senhoras da China Antiga pintavam seus dentes de preto, para parecer irresistíveis aos seus pretendentes.
Hoje, saúde e bem-estar são considerados saudáveis e, portanto, dentes brancos. O sorriso branco como a neve não só faz com que pareça mais jovem e mais atraente, mas também serve como um indicador do sucesso de uma pessoa.
Até o momento, há um grande número de tecnologias de clareamento. Condicionalmente, eles podem ser divididos em doméstico e profissional.
Métodos domésticos incluem:
- pastas, gomas de mascar especiais, enxaguamentos (baseiam-se na ação abrasiva, isto é, a camada escurecida é removida da superfície do esmalte);
- Géis especiais (a composição química contida neles, contatos com o revestimento e pigmentos escuros e os destrói).
No entanto, o resultado dos procedimentos em casa é bastante modesto – a superfície ilumina em não mais de 3 tons, a brancura dura apenas por um curto período de tempo, não mais do que 2-3 meses.
Clareamento profissional é realizado no consultório do médico em equipamentos especiais.
Para as tecnologias profissionais de preocupação de branqueamento de esmalte:
- sistema mecânico Air-Flow, no qual, com a ajuda de um bocal, o esmalte é clarificado com uma mistura de equipamentos especiais e ar comprimido;
- branqueamento ultra-sónico, que consiste na destruição de depósitos superficiais por ondas ultra-sónicas. Após o procedimento, um gel especial de polimento restaurador é aplicado ao esmalte;
- Clareamento químico é um método eficaz, mas bastante agressivo. Sua essência está na aplicação de uma mistura de uma determinada composição química na superfície dos dentes. A desvantagem desta técnica é, evidentemente, que esta substância abrasiva traumatiza a integridade do esmalte.
Bem, um dos procedimentos profissionais mais populares agora é o branqueamento dos dentes a laser. Este sistema é considerado o mais eficaz, mais rápido e mais importante, poupador. Vamos entender qual é a essência dessa técnica, quão inofensivo é o branqueamento a laser e como ele tem contra-indicações.
Qual é o procedimento?
O clareamento a laser ocorre por reações químicas durante a oxidação do gel aplicado.
Substâncias contidas nele, sob a influência de um fluxo de raios laser oxidam, liberam oxigênio e decaem em partículas minúsculas que destroem o pigmento localizado na superfície. O laser, neste caso, serve como um catalisador para o processo de oxidação.
Procedimento
- Primeiro de tudo, o médico realiza a limpeza profissional, depois mói as superfícies rugosas existentes;
- O paciente é fornecido com suportes de lábios elásticos, polímeros de proteção de luz líquida de proteção são aplicados nas gengivas e os olhos são protegidos com óculos especiais;
- No esmalte é aplicado um gel ativador, pré-misturado com um catalisador, que permite reduzir a sensibilidade dos nervos após o procedimento. O gel sempre tem uma cor brilhante (na maioria das vezes azul) – isso é necessário para que o dentista controle a uniformidade da aplicação da substância;
- Além disso, o gel ativo é ativado sob a influência de um feixe de laser. O suporte do laser é mantido pelo médico sobre cada órgão por não mais de 10 a 12 segundos (para evitar o superaquecimento) a uma distância de 10 mm;
- Após este procedimento, a substância ainda é retida na superfície por vários minutos, após o que é cuidadosamente lavada com água, e os polímeros são removidos das gengivas. Depois de remover o gel, um gel protetor contendo flúor é aplicado no esmalte dos dentes;
- Áreas de goma desprotegidas após a terapia podem ter um tom esbranquiçado – isto é devido ao efeito do oxigênio. A cor natural das gengivas é adquirida em poucos minutos;
- Se necessário (por exemplo, forte escurecimento), o procedimento é repetido 1-2 vezes;
- Dentro de duas horas após a terapia, comer e beber devem ser excluídos. E a partir do uso de produtos que tenham propriedades de tingimento (chá, café, vinho, conhaque, vegetais e frutas coloridas) e o tabagismo deve ser abandonado por pelo menos 48 horas.
Vantagens da terapia com laser
Na medicina moderna, o branqueamento dentário a laser é o mais poupador de todos os métodos existentes – o raio laser não agride agressivamente os tecidos duros dos dentes, não afeta a integridade da dentina e da polpa. Além disso, possui propriedades antibacterianas – destrói bactérias, prevenindo assim a ocorrência de cáries.
O efeito da terapia a laser dura por muito tempo – a brancura com o cuidado higiênico adequado pode durar até 3 a 6 anos.
O clareamento a laser permite que você esclareça o esmalte em 8 a 10 tons em apenas uma sessão e é completamente inofensivo (na ausência de contra-indicações).
Este procedimento, ao contrário de muitos outros, é realizado muito rapidamente – no consultório do dentista você não gastará mais do que uma hora.
As tecnologias modernas permitem que você selecione parâmetros individuais de intensidade e tempo de exposição, levando em consideração a força e a espessura do esmalte – exatamente o necessário em um caso específico.
Desvantagens
O branqueamento dos dentes a laser não pode afetar os implantes, coroas e obturações – eles precisam ser substituídos por mais brancos ou conciliados com a diferença de tonalidades.
Dentro de alguns dias após o procedimento, pode haver aumento da sensibilidade a irritantes (alimento sólido, quente, frio).
Como resultado da seleção inadequada de parâmetros para esclarecimento, os dentes podem se tornar anormalmente brancos.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que o branqueamento dos dentes a laser é um prazer muito caro, que nem todos podem pagar.
Bem, todo o resto, o branqueamento dentário a laser tem várias contra-indicações.
Contra-indicações de clareamento a laser
Este método é contra-indicado para pessoas com menos de 18 anos (até que todos os tecidos sejam formados definitivamente), bem como para mães grávidas e lactantes.
Com a intolerância individual dos componentes de gel de tal terapia também tem de abandonar-se.
O clareamento a laser não é recomendado para pessoas com esmalte diluído, frágil e vulnerável, e também na presença de cáries abertas e doença da gengiva.
Após esse procedimento, seu sorriso se tornará irresistível e agradará a você e aos outros com sua brancura!
1 Comment
This article had me hooked! For those curious, here’s more: DISCOVER MORE. What are your thoughts?