Beleza e saúde

Cisto no seio nasal

O cisto do seio nasal é um fenômeno bastante comum em nosso tempo. A neoplasia é frequentemente detectada pelos médicos no decurso da realização de um estudo de diagnóstico destinado a detectar outra doença.

Esta bolha cheia do fluido inflamatório, por via de regra, não se manifesta de nenhum modo. O paciente não sente qualquer dor ou desconforto. Se você não tiver queixas e o tumor tiver sido diagnosticado acidentalmente, não será necessário tratamento urgente. Você tem a oportunidade de escolher o momento certo para começar o tratamento.

O cisto localizado no seio maxilar aparece como resultado de uma violação do fluxo secretor da glândula localizada na membrana mucosa.

Classificação de neoplasmas

Dependendo da natureza do conteúdo da bexiga sobre a glândula, distinguir as protuberâncias:

  • membranas mucosas;
  • seroso;
  • purulento;
  • preenchido com ar.

Os cistos podem ser classificados de uma maneira diferente. Existem neoplasmas verdadeiros ou retencionais, bem como falsos ou semelhantes a cistos. Se o primeiro for revestido com uma bola viscosa, tanto do lado de dentro como do lado de fora, o segundo dentro é coberto com um tipo diferente de tecido.

As formações verdadeiras aparecem na pessoa em um nariz por causa de um bloqueio de canais de uma glândula que em um jogo se instalam em paredes de sinuses adnais. Um pseudocisto com um líquido inflamatório no interior ocorre com base na ação de um alérgeno, uma doença infecciosa ou uma inflamação dentária da mandíbula superior.

Na radiografia do cisto no seio nasal, independentemente de ser falso ou verdadeiro, parece o mesmo. O quadro clínico também é virtualmente indistinguível. Mas isso não afeta o tratamento, já que o mesmo esquema terapêutico é usado.

Causas do problema no nariz

Não é difícil entender os mecanismos do início da bexiga nos seios maxilares. A camada mucosa na cavidade nasal contém glândulas que constantemente produzem muco. Cada glândula é dotada de um ducto excretor, que emerge na superfície da mucosa do seio paranasal do nariz.

Processos inflamatórios regulares levam ao fato de que, com o tempo, a superfície interna dos seios se espessa, bloqueando as saídas. Acontece que o ferro continua seu trabalho na formação de muco, mas, como não há saída, os tecidos são esticados sob o início do líquido.

Portanto, há um cisto do seio nasal, cujos sintomas podem ser ignorados pela primeira vez. Na maioria das vezes, um novo crescimento no nariz surge inesperadamente e “se senta” nele imperceptivelmente, sem qualquer efeito tangível no bem-estar do paciente.

Uma pessoa pode viver uma vida e nunca aprender sobre a presença de uma bolha. Mas também há um quadro triste, quando a patologia aumenta de tamanho e, finalmente crescendo, ocupa toda a cavidade acessível à lesão. O espaço pode estar completamente entupido.

É melhor gastar tempo e ainda tratar o cisto do seio nasal. Se micróbios patogênicos entrarem no corpo, a inflamação pode começar na educação, acompanhada pelo desenvolvimento de pus.

Os sintomas de tal doença serão semelhantes à situação da sinusite maxilar aguda.

O aparecimento de cisto odontogênico (aquele que cresceu devido à inflamação) pode estar associado a fatores como:

  • cárie dentária;
  • a descida do palato duro;
  • assimetria do rosto.

Esses cistos estão sempre localizados na base do seio nasal, enquanto as neoplasias retinianas e císticas podem ocupar qualquer parte da cavidade.

Nuances de sintomas

Se o tumor no nariz não tem tempo para crescer, então ele pode ser diagnosticado apenas com uma caminhada planejada para o médico otorrinolaringologista. Pela primeira vez, você procurou o médico com uma queixa de um mal-estar geral? É provável que o cisto do seio nasal a habite há muito tempo, simplesmente sem um exame médico era impossível identificá-lo.

Em algum momento, sob a ação de microrganismos com um enfraquecimento geral da imunidade, uma bolha localizada na cavidade maxilar começa a se expandir. E então, há novos sintomas que indicam um problema.

Para empurrá-lo para a ideia de que uma bolha com um fluido inflamatório formado no nariz, pode tais sinais:

  • houve dores na zona infraorbital, que é uma projeção dos seios maxilares;
  • a dor se intensifica quando você inclina a cabeça para a frente;
  • você notou secreção de muco (uma substância viscosa pode conter pus), que se separa do nariz ou flui pela superfície posterior da faringe;
  • apareceu e começou a progredir a assimetria da face: dependendo de qual lado a neoplasia se originou, a posição do globo ocular pode mudar, o inchaço na área das paredes do nariz pode aumentar.

Com o bloqueio completo da cavidade nasal, há sintomas adicionais, ainda mais desagradáveis.

O cisto sinusal, neste caso, pode causar graves ataques de dor de cabeça, uma sensação de pressão ao redor da área afetada, dificuldade na respiração nasal. A dor pode aparecer até nos dentes e nos olhos.

Recursos de diagnóstico

Após a neoplasia ter sido revelada, seja ao exame com um médico ou com a ajuda da radiografia tradicional, é necessário realizar pesquisas adicionais para determinar seu caráter. É necessário classificar corretamente o cisto e, de acordo com o resultado obtido, prescrever um tratamento eficaz. Os dados fornecidos pela imagem de raios X não são suficientes para determinar as propriedades do tumor.

Na prática otorrinolaringológica são utilizados os seguintes métodos de pesquisa:

  • punção;
  • soando;
  • endoscopia;
  • radiografia;
  • tomografia computadorizada.

Evidência indireta adicional do surgimento da educação benigna pode ser chamada de assimetria da face na forma de uma mudança no globo ocular e inchaço próximo à área afetada, bem como edema, aumento da concha nasal, proliferação de pólipos no nariz.

Tratamento na clínica ou em casa

O paciente pode sempre escolher entre o tratamento com remédios populares em casa ou métodos modernos de remoção de um tumor problemático no hospital.

Conselhos populares ajudarão a voltar ao normal. Você pode preparar gotas de cura em casa, o que lhe permitirá recuperar e prevenir a ocorrência de recaídas no futuro.

Aqui estão apenas algumas das opções recomendadas para instilação no nariz quando um cisto é detectado:

  • suco de aloe – apenas 3-5 gotas em cada narina;
  • mistura de glicerina (1 colher de chá), múmia (2 g) e água (1 colher de sopa) – gotejar 3 vezes durante o dia;
  • suco do tubérculo ciclâmen da floresta – é criado em uma proporção de 1: 4 com água e cavar durante uma semana de manhã para 2 gotas;
  • suco de um bigode de ouro – 3 gotas por dia em cada passagem nasal.

Os céticos que não compartilham a visão sobre o potencial de cura da medicina tradicional argumentam que somente em uma clínica, usando tecnologias modernas para tratar um tumor cístico, você pode se livrar do problema.

Os dados da educação, como mostrado por vários estudos médicos, não se resolvem com o tempo. Além disso, eles não são facilmente afetados por drogas. Portanto, a única maneira 100% confiável de resolver o problema é a intervenção cirúrgica.

Entre os médicos otorrinolaringologistas, a opinião popular é que, se o problema foi descoberto por acaso e não causa ansiedade ao paciente, é melhor não interferir no trabalho do organismo e abandonar o impacto operacional, deixar tudo como está.

É importante observar apenas a situação de tempos em tempos, para não perder a deterioração do estado da bolha.

Mas se o cisto no seio nasal bloquear significativamente a cavidade, causar dor, desconforto e inchaço no rosto, não há como se livrar da cirurgia.

Se você suspeitar de uma neoplasia no nariz, consulte imediatamente um médico. É melhor não se envolver em automedicação, porque, como vemos, tanto o diagnóstico quanto o tratamento são processos complexos.

A medicina moderna está muito avançada na questão do teste e da terapia de tumores, por isso não entre em pânico, mesmo se o diagnóstico preliminar for confirmado durante o exame ou estudo de raios-X.

Ações calmas e atenciosas, coordenadas com o médico assistente, levarão à sua recuperação.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Cecilt 28.06.2024 at 11:39

    Wonderful insights! The way you break down the complexities is commendable. For additional information on this topic, I recommend visiting: EXPLORE FURTHER. Keen to hear more opinions from the community!

  • Leave a Reply