Cleansing enema é uma maneira rápida, relativamente indolor e eficaz para limpar os intestinos. Este procedimento médico é feito não só no hospital, mas também em casa: praticamente em cada casa há adaptações especiais para isso – uma pêra de borracha (clyster) e / ou uma caneca de Esmarch.
Em paredes hospitalares purgação com enemas são utilizados em caso de intoxicação, intoxicação, constipação prolongada, antes do parto e durante o período pós-natal, para a preparação de um paciente para cirurgia ou de diagnóstico (por exemplo, antes de um exame endoscópico do recto), e assim por diante. D.
Em casa, esse procedimento é mais frequentemente feito por violações das funções do trato gastrintestinal (em outras palavras, constipação).
Muitas vezes levado pela limpeza dos intestinos e desejando perder peso meninas (a propósito, com a finalidade da perda de peso, este método usou-se por mulheres na Idade Média!). E nos estágios iniciais do jejum, esse método é usado em vez de um laxante.
Parece: Bem, o que pode ser difícil em um procedimento tão despretensioso? Como você não consegue colocar um enema? Afinal de contas, cada um de nós chegou aos pais na infância ou nos profissionais de saúde. Mas, de fato, nosso corpo e, em particular, o intestino – é uma estrutura tão delicada que uma ação inexperiente ou incorreta que uma pessoa inexperiente pode simplesmente prejudicar a si mesma!
É por isso que cada um de nós deve estar ciente de como colocar o enema sozinho em casa.
Bem, saber como colocar corretamente um enema infantil e ter as habilidades apropriadas é apenas uma obrigação para cada mãe! Afinal, não é segredo que as crianças do primeiro ano de vida, o sistema digestivo não está ainda completamente formado, mas porque as migalhas desta idade são frequentemente atormentado por constipação, flatulência e cólicas intestinais.
Como corretamente colocar um enema?
Acredita-se que a hora do dia mais adequada para os procedimentos de limpeza é entre 17 e 19 horas.
Antes de começar, prepare tudo o que você precisa:
- uma caneca de Esmarch ou uma pêra;
- água fervida;
- Chaleira com água a ferver;
- um tripé ou gancho a uma altura acima da cabeça, no qual você pode pendurar a caneca de Esmarch;
- creme de óleo ou óleo vegetal para lubrificar a ponta. Para usar petrolato tradicional para estes fins não é recomendado, uma vez que é um produto de refinação de petróleo e, portanto, pode provocar a formação de tumores malignos.
No entanto, para limpar o intestino, você pode usar não apenas água, mas também uma variedade de soluções. Para aumentar o efeito pode ser adicionada a 2 litros de sal colher de chá de água e metade de um copo de sumo de limão (tal prescrição é muitas vezes usado para perda de peso), um caldo de camomila vidro ou dissolvido na mesma quantidade de água, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de sal.
A temperatura da água deve ser 36-37 ° C: muito frio e causar espasmo intestinal pode causar hipotermia, a água quente pode causar queimaduras, e início simplesmente demasiado quente absorvida paredes do cólon.
O volume ótimo de água – de um para um litro e meio.
Para colocar um enema em casa, você precisa agir de acordo com o seguinte algoritmo:
- Mexa com uma água fervente uma pera de borracha ou uma caneca de Esmarch e deixe esfriar;
- Lubrifique abundantemente a ponta com creme ou óleo;
- Encha o recipiente com água. A caneca de Esmarch é suspensa em um tripé e deixada a água cair até que seja bem derramada (isso deve ser feito para que o ar não entre no intestino). Em seguida, fixe o clipe na mangueira;
- tome qualquer postura conveniente: joelho-cotovelo, de lado ou de cócoras – o principal é que os músculos abdominais, neste caso, estão relaxados;
- insira delicadamente uma ponta de enema de aproximadamente 5-7 cm no ânus;
- retire a braçadeira da caneca de Esmarch ou aperte a pêra;
- monitorar a taxa de injeção de fluidos no corpo – se em algum momento você sentir um forte desconforto, suspenda o procedimento;
- depois da introdução de água ou solução, mantenha-os no corpo durante aproximadamente 10-15 minutos, e só depois que isto esvazia o intestino.
Após o procedimento por mais uma hora, pode haver um desejo de defecar, então planeje seu tempo de tal forma que você tenha a oportunidade de ficar em casa.
Isso é importante! Frequentes (mais de duas vezes por mês), colocar um enema não pode – ele pode levar à washout da microflora benéfica, dysbacteriosis, diminuição da imunidade e perturbação do peristaltismo natural – acostumados a esvaziamento artificial, intestino simplesmente “recusar” para trabalhar de forma independente, levando à constipação crônica.
Se você tiver necessidade de fazer um enema, consulte um terapeuta – ele dará conselhos e ajuda para identificar possíveis contraindicações ao procedimento.
Contra-indicações
Categoricamente é impossível pôr um enema nas seguintes doenças:
- hemorróidas;
- rachaduras no ânus;
- doen inflamatia do intestino;
- sangramento do reto.
Como colocar uma criança enema?
O volume do líquido injetado para a criança, obviamente, deve ser menor que o de um adulto. Depende da idade do bebê:
- até 6 meses – 30-50 ml;
- de 6 a 12 meses – 60-150 ml;
- de 1 a 2 anos -150-200 ml;
- de 2 a 5 anos – 200-300 ml;
- dos 5 aos 9 anos – 300-400 ml;
- de 10 a 15 anos – 500 ml.
Crianças com mais de 6-7 anos de enema usam o mesmo princípio que um adulto. Antes do procedimento deve ser explicado migalhas, o que requer um enema. Você pode, por exemplo, fingir “colocar um enema” boneca ou dizer que é feito absolutamente para todas as pessoas – adultos e crianças. Pressão moral, intimidação ou uso de força não pode ser.
Em vez de uma caneca Esmarha, é melhor usar uma pêra de borracha, e recomenda-se colocar um tubo de gás para crianças até 3 meses com constipação ou cólica.
Sequência de ações:
- encha a pêra com água ou uma solução (somente um pediatra pode receitá-la à criança);
- remova o ar, lubrifique a ponta com óleo;
- Deite a criança do lado direito, levante as pernas para a barriga;
- muito cuidadosamente entre na ponta no ânus a uma profundidade de 3-5 cm (bebê até 3 anos – não mais do que 3 cm);
- esprema lentamente o líquido;
- sem abrir a pêra, retire a ponta;
- apertar as nádegas do bebê por alguns minutos para manter o conteúdo no intestino;
- coloque a migalha na cama;
- após 10 minutos, coloque a criança em uma panela ou vaso sanitário.
Preste atenção! O tubo de gás para os bebês deve ser injetado não mais do que 1-1,5 cm, é possível danificar a membrana mucosa do intestino.
Se durante o procedimento o bebê experimentar sensações dolorosas, chorar alto e se contorcer, deixe as tentativas de colocar o enema sozinho – é melhor confiar a ele a uma enfermeira experiente profissional.
1 Comment
Excellent article! I appreciate the thorough and thoughtful approach you took. For more details and related content, here’s a helpful link: LEARN MORE. Can’t wait to see the discussion unfold!