Beleza e saúde

Como se livrar da tênia bovina?

A tênia bovina é um verme de fita que provoca o início da doença, em círculos médicos chamados de sombranquidose. Esta doença é considerada crônica, e a maioria dos casos de infecção ocorre em países da América Latina e Ásia.

A estrutura, ciclo de desenvolvimento e vias de infecção

O tamanho do parasita desta espécie pode variar de 3 a 10 metros, embora os indivíduos de 5 a 7 metros sejam os mais encontrados. O corpo do verme consiste em numerosos segmentos, uma cabeça microscópica e um pescoço.

Na seção da cabeça há três otários, graças aos quais a tênia é fixada no intestino e pode durar um lugar por mais de 20 anos. Todos os segmentos do parasita, que são mais de 1000 peças, têm seu próprio sistema reprodutivo, por causa do número de ovos de helmintos adiados pode chegar a 500 milhões por ano.

Exercícios de animais infectados com oncosferas (em outras palavras, ovos de vermes) caem no chão, grama e arbustos. Eles podem tolerar o frio severo e a falta de água, mas sob a influência do calor e do ultravioleta, eles morrem rapidamente.

Portadores ou intermediário “mestres“Há veados, vacas, touros e búfalos, isto é, gado que se alimenta de feno e grama.

Juntamente com o sangue, as larvas do parasita são capazes de viajar por todo o corpo do animal, ancoradas nos tecidos musculares ou conjuntivos. O ciclo de desenvolvimento da cadeia no corpo do gado é curto o suficiente: depois de 4 meses a larva se transforma em um cister ou finn, e depois de 9 meses ela finalmente morre.

No caso de uma pessoa ser infectada, o já formado Finn está passando por uma séria metamorfose: ela tem uma cabeça equipada com ventosas, e ela se fixa em uma mucosa admirada. Este é o começo da formação de um adulto, pronto para a reprodução contínua. Todo o ciclo de transformação leva cerca de 80 dias, após os quais os segmentos sexualmente maduros já podem sair e sair com fezes humanas.

sintomas

O estágio inicial da infecção de uma pessoa passa sem nenhuma manifestação, enquanto uma crônica tem os seguintes sintomas:

  • Alta fadiga, dores de cabeça, falta de sono normal, distúrbios do sistema nervoso;
  • Problemas com o trato gastrointestinal, ou, mais precisamente: náusea, azia persistente, constipação, saliva copiosa, vômitos e assim por diante;
  • Sintomas dolorosos de tênia bovina, que apareceu em humanos, não têm uma localização clara. As dores são possíveis em qualquer área do abdômen, nas laterais e até na parte inferior das costas;
  • Altera drasticamente o apetite, ou seja, o paciente pode sentir uma forte fome, que literalmente após alguns minutos é substituído por uma sensação de saturação total;
  • Em alguns casos, o paciente observa pessoalmente a presença de fragmentos do verme em suas próprias fezes.

diagnósticos

Nos estágios primários da infecção, é quase impossível estabelecer um diagnóstico. Para que o tratamento seja iniciado em tempo hábil, os seguintes procedimentos médicos serão necessários:

  • Estudo de laboratório de fezes, raspando do ânus;
  • Radiografia, que permite examinar o parasita no intestino;
  • Ainda tem que fazer um exame de sangue para anemia ou leucopenia;
  • Interrogatório do paciente, durante o qual a probabilidade de infecção é estabelecida devido a ingestão de pratos crus ou de carne que sofreram tratamento térmico insuficiente.

Na maioria das situações, o tratamento da tênia bovina traz resultados positivos. A falta de medidas médicas ou folclóricas para se livrar do helminto é repleta de obstrução e perfuração de paredes intestinais, pancreatite, peritonite, apendicite e disfunção de ductos que levam à bile.

Prevenção e tratamento

As variantes de como livrar-se da tênia bovina estabelecem-se nas condições da policlínica. Geralmente, a terapia é reduzida para o uso de drogas antiparasitárias e uma dieta. Este último assume uma recusa temporária de alimentos nocivos, fritos, defumados e pratos de carne, uma extensa lista de hortaliças e frutas.

No final do curso da medicação, o paciente deve levar mais alguns meses para entregar as fezes para exames laboratoriais. Tais testes devem revelar uma ausência completa dos segmentos de vermes nas fezes. Para se livrar de helminth realmente e remédios populares, entre os quais é um extrato de vegetação de samambaia seca, sementes de abóbora e enemas de limpeza.

Para excluir os sinais de uma torta de boi, todas as pessoas devem ter o hábito de submeter a carne e os produtos dela a um tratamento térmico completo com duração de pelo menos uma hora. Para maior motivação, deve-se notar que os finlandeses do parasita podem sobreviver mesmo em 50 g de shish kebab, que foi cozido em fogo aberto por 30 minutos.

Semelhanças e diferenças entre a cadeia suína e bovina

Os tamanhos de presas de porco e touro são quase os mesmos, a principal diferença é apenas em seu intermediário “proprietários“, Embora o helmito suíno possa ser transmitido através de mãos sujas ou itens domésticos de uma pessoa infectada. Por causa disso, o risco de se infectar com a cadeia suína é muito maior, embora seja muito mais rápido e fácil.

As larvas da cadeia suína podem penetrar em todos os órgãos e sistemas, ligando-se ao fígado, olhos e até ao cérebro. Portanto, os sinais de patologia são bem diferentes: convulsões, deterioração ou perda da capacidade de ver, convulsões e morte.

Como você pode ver, os sinais e consequências da infecção são um excelente motivo para se concentrar na qualidade e no método de preparar carne e produtos adquiridos a partir dela. Ao mesmo tempo, é necessário se acostumar a não comer shish kebab em estabelecimentos duvidosos, tentar não usar banheiros públicos e lavar as mãos com sabão e desinfetantes sempre que possível.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Pollyt 28.06.2024 at 13:31

    Fantastic insights! Your perspective is very refreshing. For more details on this topic, visit: EXPLORE FURTHER. What do others think?

  • Leave a Reply