Quando o osso da garganta está preso, é difícil não prestar atenção. As conseqüências da introdução de um corpo estranho podem ser bastante dolorosas.
Quando trauma da laringe, supuração da mucosa, abscesso, danos aos órgãos circundantes podem ocorrer. O processo inflamatório durante seu crescimento se estende além da nasofaringe. Além disso, a inervação constante das terminações nervosas causa dor aguda – é impossível esquecer-se do desconforto.
E se o osso ficar preso na garganta e eu puder me livrar dele sozinho?
A primeira etapa da operação de extração
Por alguma razão, quando se fala do osso na garganta, uma pessoa imediatamente vem à mente com um osso de peixe. No entanto, um fragmento de osso de uma galinha, um fragmento de um esqueleto de porco ou uma vaca, também pode causar problemas. By the way, tais detritos é mais fácil de remover, mas eles levam a lesões mais graves, como eles são maiores, mais agudas e perturbar a integridade dos vasos sanguíneos.
Mas na maioria das vezes é necessário obter um osso de peixe, cujo fragmento agudo é introduzido na mucosa.
O que fazer quando o osso de peixe está preso na garganta?
É aconselhável examinar a garganta para determinar onde ela está presa. Em alguns casos, nada para remover – o osso já escorregou e a sensação de um corpo estranho causa um arranhão.
O exame da garganta é feito da seguinte maneira: você precisa abrir uma boca larga em frente ao espelho e enviar uma lanterna para lá. Não há lanterna, você pode segurar com cuidado uma partida acesa na frente de sua boca aberta. Se o osso estiver visível, então ele pode ser retirado com a pinça usual do conjunto de manicure – só de antemão ele deve ser tratado com um anti-séptico.
É muito mais difícil resolver o problema de como tirar um osso da garganta da criança, mesmo que seja visível. É improvável que a criança fique quieta e permita que ele a pegue na boca. É melhor procurar ajuda médica imediatamente. Quando você aplica os esforços do bebê pode ser gravemente ferido.
O osso é pequeno, é sentido, mas não é visível. É necessário fazer uma solução anti-séptica e enxaguar vigorosamente a nasofaringe. A possibilidade de um processo inflamatório devido ao uso de anti-séptico é reduzida, e contrações vigorosas dos músculos da laringe contribuem para a liberação da pedra.
Você pode tentar remover um corpo estranho e os dedos de uma pessoa adulta – você precisa lavar as mãos cuidadosamente antes. O próprio adulto pode tentar fazer essas manipulações – se o efeito emético não for pronunciado. Alguns aconselham lubrificar a laringe com lidocaína, mas com manipulação independente não é recomendado fazer isso – o anestésico reduz a sensibilidade, e a localização do corpo estranho dificilmente pode ser determinada independentemente.
Não tente obter um objeto estranho com uma escova de dentes. Não há garantia de que uma espinha de peixe fina cairá entre as cerdas e sairá, pode ser “Drown” sensações ainda mais profundas e dolorosas se intensificarão.
Dicas das pessoas – o que fazer se a pedra estiver presa
Remédios populares que ajudam a se livrar do problema são apresentados em uma ampla gama.
- O uso de produtos de consistência viscosa – iogurte, iogurte espesso, purê de batatas, mingau viscoso. A ação de tais produtos é envolvente. Eles passam lentamente pelo esôfago, “Puxar” com um osso, dê-lhe a oportunidade de passar para o estômago, mas não o danifique, pois eles envolvem esse corpo estranho em um casulo denso. Mesmo que o casulo não funcione, os produtos mucosos criam uma camada protetora no estômago e a probabilidade de danos diminui;
- Muitos recomendam mastigar e engolir uma crosta de pão preto – você pode e pão comum. A probabilidade de que a crosta mastigada, passando pela laringe, pegue um corpo estranho, alto. No entanto, não há garantia de que o osso não fique preso mais baixo ou na mucosa do estômago;
- Eficaz é o método no qual o osso é avançado com a ajuda do mel líquido. O mel tem um efeito triplo – é de consistência viscosa, protege contra danos na mucosa laríngea e órgãos digestivos, tem um efeito anti-séptico. Isso reduz a probabilidade de inflamação e ulterior supuração;
- O uso para a extração de parafina derretida ou estearina é bastante problemático, embora tal receita exista. Uma substância quente pode causar queimaduras na boca ou na laringe e, após o resfriamento, esses produtos se dobram e não podem mais capturar um objeto estranho. Além disso, a parafina e a estearina não são comestíveis, portanto só são colocadas sob o osso se estiverem visíveis.
A operação de resgate com parafina ou estearina é realizada da seguinte forma:
- Garganta é examinada;
- a vela – longa o suficiente – acende o pavio;
- dar acumular na ranhura perto do pavio para o produto de fusão;
- injetar uma vela queimada na garganta e tentar pegar um osso com uma parafina macia (ou estearina).
Em nenhum caso você deve colocar os dedos ou outros objetos auxiliares longe para aprofundar o osso da garganta. Essas ações podem agravar a condição da vítima.
É duvidoso e uma maneira de dar uma cheirada da vítima algo com um cheiro forte, de modo que ele espirra. As contrações musculares ativas nem sempre causam a rejeição de um corpo estranho. E onde está a garantia de que o osso vai entrar na boca e cuspir? Ela pode seguir em frente e entrar no esôfago, e até na traquéia, para fechar a respiração. É especialmente perigoso fazer isso se o osso estiver preso na garganta da criança.
Se você conseguiu se livrar de um corpo estranho, você deve realizar imediatamente a profilaxia anti-inflamatória – lavar a nasofaringe com soluções anti-sépticas.
Isso deve ser feito mais 2-3 dias, não menos, até que a mucosa cure completamente. Quando não foi possível lidar com o problema por conta própria, é necessário procurar ajuda médica. O osso na garganta não é apenas desconforto, a lesão da mucosa é o portão da infecção.
O processo inflamatório pode causar supuração nos tecidos circundantes, perturbar a função de reprodução da fala e da respiração.
Prevenção de entrada de corpo estranho
Para evitar situações desagradáveis - ossos e outros objetos cortantes não ficam presos na garganta mucosa – é preciso lembrar a sabedoria popular: “Quando eu como, sou surdo e mudo” – isto é, não se distraia de comer.
As crianças desde a infância devem estar acostumadas com a cultura de comer:
- Não coloque pedaços grandes na boca;
- usar talheres;
- não converse por comida e não brinque.
Os adultos nem sempre podem aproveitar essas dicas, mesmo quando consomem pratos de peixe. Muitas reuniões amigáveis e de negócios são realizadas na mesa.
Se você mastigar completamente os alimentos, não morder grandes pedaços, a possibilidade de entrar no esôfago de um corpo estranho será reduzida ao mínimo.
3 Comments
Great article! The clarity and depth of your explanation are commendable. For additional insights, visit: LEARN MORE. Looking forward to the community’s thoughts!
Great job on this piece! Its both informative and engaging. Im eager to hear your thoughts. Check out my profile!
I am iin fat grateful tto tthe owner oof his webb page who haas shared this impreswsive post att at this place.
My website: vivoxvideos