Todo mundo sabe sobre a existência de uma droga antiinflamatória como a pomada de terebintina, muitos até tentaram seus efeitos na infância. Apenas cerca de 10-15 anos atrás, este medicamento era um componente obrigatório de cada caixa de remédios em casa e foi usado para tratar uma grande variedade de doenças.
Sucesso e relevância
Foi graças a muitas qualidades úteis, bem como seu preço acessível, que essa ferramenta era tão popular na época.
Agora, esta pomada novamente tornou-se um medicamento procurado, foi usado não só para tratar tosse e reumatismo, mas até mesmo para eliminar a celulite e apertar a pele. Quais são as qualidades deste medicamento milagroso, qual a sua composição e se existem contra-indicações para o seu uso?
Composição e propriedades
A principal substância activa deste unguento é o óleo de terebintina (terebintina, aguarrás aguerrida) – um produto de processamento de resina de árvores coníferas, na maioria das vezes pinheiros. Para a preparação da terebintina, usa-se resina de terebintina, que aparece na casca em locais onde é danificada.
A pomada de terebintina clássica contém 20% de terebintina para 100 gramas de pomada, os restantes 80% são vaselina e água, no entanto, pode haver fundos para venda com uma proporção diferente dos componentes principais.
Terpentina penetra muito facilmente nas camadas superiores da pele e afeta as terminações nervosas, de modo que o unguento de terebintina tem um efeito irritante e de aquecimento pronunciado. Além disso, a irritação dos receptores nervosos nas camadas superiores da pele contribui para a rápida formação e liberação de encefalinas, endorfinas e outras substâncias que têm efeito analgésico.
O óleo essencial de pinheiro, contido em terebintina, confere ao agente uma característica “Fir” aroma e afeta positivamente a psique.
Durante o uso da pomada, há dois fluxos de excitação que entram simultaneamente no sistema nervoso: um vem dos órgãos internos e o segundo – da área tratada da pele. Isso explica o efeito distrativo da droga. Além disso, aguarrás aguarrás tem propriedades insecticidas, pelo que o unguento é utilizado no tratamento complexo da pediculose.
Indicações para uso
Pomada com terebintina tem muitas indicações de uso, que parecem à primeira vista completamente incompatíveis e diferentes. Entre as primeiras doenças em que são prescritas esfregações de terebintina estão o reumatismo e a radiculite. No seu tratamento, efeitos distrativos e analgésicos são exatamente o que é necessário para aliviar significativamente o curso da doença.
A fricção com terebintina também é usada no tratamento de artralgia, neurite, mialgia e neuralgia.
Muitas vezes, uma pomada de terebintina é usada para tratar tosse e resfriado em crianças com mais de dois anos. A pomada de terebintina lubrifica o peito e as costas da criança com o propósito de aquecer e remover precocemente o muco.
Esfregar um paciente com compostos aquecidos, contornando a área do coração só é possível de acordo com a prescrição do médico, o momento em que ele não tem temperatura.
A alternativa mais segura ao uso de aguarrás aguerrida para o tratamento de resfriados e tosse é esfregar os pés do paciente antes de ir para a cama, seguido pelo aquecimento das pernas com meias de lã.
A medicina alternativa também sugere o uso de outra forma de usar o agente de aquecimento de terebintina – tomar um banho de terebintina que tem um efeito de aquecimento e de restauração, melhora a respiração, tonifica e aperta a pele.
Mulheres modernas encontraram aplicação de terebintina também no campo da beleza. Recentemente, eles estão praticando cada vez mais o uso de 20% de terebintina contra a celulite.
Esta aplicação é devido ao mesmo efeito de aquecimento, graças ao qual a irritação das terminações nervosas e melhora da circulação sanguínea ocorre.
Contra-indicações
Apesar da naturalidade e muitas qualidades positivas desta droga, há várias contra-indicações ao uso da pomada de terebintina.
Então, a pomada é proibida de usar nas seguintes doenças:
- doença cardíaca;
- doença renal;
- várias patologias hepáticas;
- lesões cutâneas fúngicas e infecciosas.
Além disso, categoricamente, não é recomendado o uso de unguento de terebintina durante a gravidez e durante a lactação.
O uso de pomada de terebintina para tosse para o tratamento de crianças pequenas e adolescentes deve ser iniciado com doses mínimas e estritamente de acordo com a prescrição do médico.
1 Comment
Loved the wit in this article! For more on this, click here: DISCOVER MORE. Keen to hear everyone’s views!