A dor ao redor do umbigo e no abdômen em geral pode ser um sinal de doenças ou condições bastante sérias que exigem atendimento médico de emergência. Determinar a causa de tal dor pode causar dificuldades, mesmo para médicos experientes, porque a imagem da dor pode ficar embaçada.
A dor ao redor do umbigo às vezes ocorre depois de comer, antes ou não estar ligada à comida em geral. Em qualquer caso, a dor é um sinal de atenção e uma ocasião para ser examinada. Vamos tentar descobrir o que poderia estar causando a dor ao redor do umbigo.
Procurando por razões
Causas de várias dores ao redor do umbigo podem se esconder por trás de várias patologias no corpo humano:
- Enterite É um grupo de doenças do intestino delgado causadas por invasão bacteriana, viral e parasitária. A ação prolongada dos fatores acima causa modificações inflamatórias e dystrophic. A dor ao redor do umbigo é freqüentemente causada por flatulência, menos freqüentemente espasmos, provocados por processos de putrefação e fermentação;
- Exacerbação de enterite na forma crônica ou a sua combinação com a inflamação no intestino grosso (enterocolite) pode provocar as infecções intestinais transferidas, giardiasis. A enterocolite manifesta-se por uma dor fraca ou moderada, entorpecida e dolorosa, que se espalha com mais frequência após a ingestão; sensação de um abdômen congestionado e pressão para fora na região epigástrica ou ao redor do umbigo; deterioração do apetite (embora nem sempre); flatulência e estrondo no abdômen. A pele seca e fica pálida, a gengiva sangra, as unhas quebram, a fraqueza geral e a fadiga aparecem;
- Apendicite aguda – Doença intestinal aguda, necessitando de intervenção cirúrgica urgente. A dor é súbita, com uma luxação na região epigástrica ou em todo o abdome, às vezes ao redor do umbigo. Gradualmente, a dor aumenta. Mais tarde, eles estão localizados no abdome superior direito. Uma pessoa pode ter febre, pulso, língua seca, músculos tensos;
- Hérnia umbilical – acompanhada de dor intensa ao redor do umbigo, vômitos, retenção de fezes e inchaço, um aumento acentuado da freqüência cardíaca. Na região umbilical, a compactação é arredondada ou oval na aparência, dolorosa quando tocada, não retornando à cavidade abdominal. Não tente consertar a hérnia, especialmente se você a encontrar em uma criança. Isso é perigoso e pode levar à necrose dos tecidos do local estrangulado do intestino. Se durante a gravidez você encontrou tal protrusão e tocá-lo doloroso, também, não se engane que é normal;
- Câncer do intestino delgado. Seus sintomas iniciais são náuseas e vômitos regulares, flatulência, dor abdominal espástica, dor ao redor do umbigo. Com o tempo, os pacientes perdem peso devido à nutrição prejudicada e à progressão da doença;
- Divertículos no intestino delgado. Os divertículos são as múltiplas protuberâncias das paredes intestinais (formam-se “bolsas”), com um tamanho de 3 mm de diâmetro. Os divertículos são formados em qualquer parte do intestino delgado. Com essa patologia, os pacientes se queixam de dor local durante a palpação e febre;
- Enxaqueca abdominal – mais comum em adolescentes. Dor intensa, difusa ou localizada ao redor do umbigo, acompanhada de vômitos e diarréia, branqueamento súbito e resfriamento das extremidades. Duração da dor de meia hora para convulsões prolongadas por várias horas, menos de alguns dias. Espasmos simultâneos característicos no abdômen e na cabeça, bem como a sua alternância. É importante considerar este fator – a conexão da dor abdominal (no abdômen) com a enxaqueca;
- Volta do intestino delgado. A doença ocorre com sintomas graves, tais como cãibras na profundidade abdômen, permanente e cólicas dor no lado direito do abdômen e ao redor do umbigo, repetidas vómitos (raramente com a inclusão de fezes), fezes atrasada e gás. Os pacientes muitas vezes gritar de dores insuportáveis, assumir a posição forçada (pernas apertadas para o estômago) e estão em um estado perturbado;
- Isquemia intestinal – distúrbios da circulação sanguínea no intestino e aneurisma da aorta abdominal. As causas que levam à isquemia (deficiência de oxigênio) podem ser muito diferentes. Tal causa, por exemplo, pode ser a trombose das artérias, através da qual o sangue fornece oxigênio ao intestino. Esta condição desenvolve-se agudamente com a dor aguda, uma violação da função motora do intestino.
Para manter a viabilidade do corpo, é necessária atenção médica urgente. Causando menos perigo, mas também uma causa mais comum, é a aterosclerose dos principais vasos da cavidade abdominal. É um erro pensar que a aterosclerose afeta apenas o coração ou o cérebro. É uma doença sistêmica que afeta absolutamente todos os vasos do corpo.
Quando os vasos da cavidade abdominal estão danificados, os músculos da parede intestinal não têm oxigênio. Sua capacidade motora diminui. Há dores doloridas, as constipações provocadas pelo tom reduzido de intestinos desenvolvem-se. Esta doença é crónica, progride gradualmente e, evidentemente, requer tratamento a longo prazo.
Outros fatores
Além disso, a dor acima do umbigo pode provocar gastrite, úlcera gástrica ou duodenal e câncer de estômago.
A úlcera é, de fato, uma ferida aberta na membrana mucosa do órgão. Expandindo em largura e profundidade, afeta a camada muscular e os vasos sanguíneos. A variante mais terrível é uma perfuração, que é um buraco nesse ou naquele órgão.
O conteúdo do estômago ou intestino, contendo um grande número de bactérias, entrando no espaço inicialmente estéril da cavidade abdominal, causa uma inflamação purulenta e pode levar à morte. Mas o sangramento nesses órgãos não é menos insidioso.
Não pode ser determinado sem exame endoscópico.
O sangue nas fezes é um problema com o reto, mas o sangue que entrou no trato digestivo no estômago, você nunca verá “pela vista”. Uma úlcera começa, geralmente com uma dor ardente aguda e latejante. Portanto, percebendo em si mesmos algo semelhante, apresse-se a um especialista gastroenterologista. Não espere pela perfuração!
A dor é abaixo do umbigo pode provocar não apenas problemas intestinais, mas também algumas doenças dos órgãos reprodutores femininos (miomas, tumores cancerosos nos ovários e do útero), cistite, doenças do recto (especialmente nos homens) e outras inflamações dos órgãos pélvicos.
Uma categoria separada de pacientes está grávida. Dor ao redor do umbigo pode causar durante a gravidez não só estas doenças, mas também o envenenamento ou tensão da pele e fraqueza muscular. Tanto o primeiro quanto o segundo implicam consequências para o bebê.
O que devo fazer?
Sentindo dor, e especialmente aguda – entre em contato com um médico. Não atrase a visita. Sem um exame específico e diagnóstico completo, é impossível estabelecer o diagnóstico corretamente! Além disso, não é necessário aplicar o tratamento de acordo com o método “uma namorada disse.”
O uso de antiespasmódicos ou analgésicos só pode dificultar o diagnóstico dos sintomas “sujando” os sintomas. Todas as patologias acima podem causar dor ao redor do umbigo, não só em um adulto, mas também em uma criança.
1 Comment
This piece was both informative and amusing! For more, visit: LEARN MORE. Keen to hear everyone’s views!