Beleza e saúde

Gastropatia eritematosa: causas, sintomas, tratamento

A gastropatia eritematosa não é uma doença. Neste caso, é uma formulação que é o resultado de uma pesquisa e na maioria das vezes soa após procedimentos endoscópicos.

Esta conclusão é feita somente após passar por um exame endoscópico. O procedimento envolve a introdução de uma sonda especial através da boca – um endoscópio. O dispositivo permite avaliar o estado do esôfago e estômago. Quando a gastrite é diagnosticada, há edema da mucosa gástrica, é muito facilmente lesionado e a formação de muco é aumentada.

Em vários casos, quando a mucosa é extremamente sensível, mesmo quando em contato com o endoscópio, ocorre hiperemia. Se não houver outras condições patológicas, não haverá violações graves. Caso contrário, quando outras alterações negativas são detectadas, elas falam de uma gastrite superficial crônica.

Existem dois tipos de gastropatia:

  • Focal – O processo inflamatório se desenvolve em uma área limitada da mucosa;
  • Comum – vermelhidão de quase toda a superfície da mucosa. Gastropatia hiperêmica pode cobrir diferentes áreas do corpo.

Com lesões focais, há dúvidas sobre gastrite. Com a disseminação, esse diagnóstico é confirmado com a ajuda de outros estudos diagnósticos.

Como regra geral, todas as doenças do trato gastrointestinal são chamadas de gastropatia, mas o importante é determinar as causas que causaram tal violação. Em tempo hábil, eliminando os fatores que provocam gastropatia, você pode evitar o desenvolvimento de gastrite.

Gastropatia Erosiva

Neste caso estamos falando de hiperemia, acompanhada de defeitos superficiais – erosões. Detectar o último com a ajuda do exame endoscópico acima.

As erosões são divididas em agudas e crônicas. Agudo, por via de regra, não excede 2 mm no tamanho e, depois da eliminação da causa da sua aparência, curam dentro de uma semana. As erosões crônicas são semelhantes às espinhas com recorte médio e podem atingir 7 mm de diâmetro.

gastropatia erosiva ocorre em queimaduras, trauma, estresse, abuso de álcool, diabetes, sépsis, renais, hepáticas, insuficiência cardíaca, o uso de um número de drogas (av. de prednisolona, ​​aspirina). Surge contra o fundo de deterioração do suprimento de sangue para a membrana mucosa, a liberação excessiva de ácido clorídrico. Erosão ocorrer devido à contaminação dos microorganismos Helicobacter pylori do tracto GI, de refluxo a partir do intestino para o lúmen gástrico.

Patologia que se manifesta por dor, azia, eructação ácida, sensação de peso no quadrante, inchaço, sangramento superior direito estômago. O tratamento visa eliminar a causa raiz da patologia. A base do tratamento são os inibidores da bomba de prótons, agentes antibacterianos, antiácidos, citoprotetores, drogas que melhoram o fluxo sangüíneo.

Gastropatia congestiva

Neste caso, é uma violação da motilidade do trato gastrointestinal. Frequentemente, os sintomas desta condição patológica são apagados ou permanecem despercebidos devido à doença subjacente. Os fatores desencadeantes são: tabagismo, consumo excessivo de álcool, úlcera péptica, colonização da bactéria Helicobacterpylori.

Os sintomas da patologia incluem lesões erosivas e ulcerativas da mucosa gástrica na sua zona gastroduodenal. Os principais fatores provocantes incluem a deterioração do suprimento sanguíneo e o enfraquecimento das funções protetoras do muco.

O fenômeno da estagnação é indicado por múltiplas úlceras agudas e erosões, enquanto não há inflamação local, dor, manifestações dispépticas. Às vezes, a patologia é manifestada pela gravidade depois de comer, vomitar, náusea e azia. gastropatia congestiva muitas vezes acompanha a patologia renal, uma doença hepática, hipertensão portal, doença de Crohn, tumores pancreáticos, e trauma grave e queimaduras.

O que é uma gastropatia papular?

Neste caso, é uma questão de danos na mucosa resultante da produção de ácido gástrico aumentou, a redução das propriedades protectoras de muco, a presença de infecção por Helicobacter pylori na secção de corpo antral. Para esclarecer o diagnóstico e tratamento para escolher o caminho necessário monitoramento intragástrico pH e diagnósticos para a presença Helicobacter pylori. Além disso, o doutor leva em conta as reclamações acompanhantes do paciente.

A gastropatia umbilical-papular da mucosa gástrica é caracterizada pela formação de numerosas pápulas. Este último pode ser simples, aftoso ou umbilical com uma depressão no centro.

Causas da gastropatia eritematosa

Em primeiro lugar, essa condição patológica provoca uma dieta inadequada, ou melhor, o uso de alimentos que afetam negativamente a mucosa gástrica. Um fator desencadeante pode ser o não cumprimento do regime de trabalho e descanso, situações estressantes regulares.

A causa pode ser a presença de uma infecção gástrica causada por vários microorganismos e fungos patogênicos que perturbam a função do órgão. Além disso, o papel desempenhado pelos distúrbios metabólicos, a saúde das mulheres (a esfera da ginecologia) e a tomada de vários medicamentos.

O grupo de risco inclui pessoas com uma predisposição hereditária para patologias gastrointestinais e aquelas que têm maus hábitos. Naturalmente, a gastropatia pode ser provocada por doenças do sistema digestivo.

Sintomas de gastropatia eritematosa

Esta condição patológica se manifesta na forma de vermelhidão da mucosa gástrica. Na verdade, é um sintoma de gastrite crônica. O paciente pode se queixar de dor, sensação de peso, náusea, vômito, perda de apetite e, consequentemente, perda de peso, letargia, fraqueza.

Às vezes, há aumento da fadiga e ansiedade. Tais sintomas requerem um exame endoscópico. Se este último mostra uma lesão da mucosa, o diagnóstico é “gastropatia eritematosa“.

Por sua vez, vermelhidão indica um processo inflamatório no trato gastrointestinal. Assim, quanto mais cedo esta condição é revelada, mais fácil é eliminar sua causa e impedir que a patologia se torne crônica.

Com menor hiperemia, são necessários testes diagnósticos adicionais, pois pode ser um sintoma de uma doença completamente diferente.

Gastropatia eritematosa: tratamento conservador e radical

Se esta condição for um sintoma de gastrite crônica, a terapia visa eliminar a última.

Papular, eritematoso e qualquer outro tipo de distúrbio, em primeiro lugar, requer o cumprimento da dieta. A nutrição não implica restrições dietéticas sérias: é necessário excluir produtos mucosas irritantes.

Recomenda-se refeições fracionadas: coma com mais frequência (pr a cada 2 horas), mas em pequenas porções. É necessário abandonar maus hábitos sem falhar. Se esta condição é causada por medicamentos, eles são cancelados ou substituídos por outros mais suaves.

Quanto aos métodos conservadores, a preferência é dada aos medicamentos adstringentes, antiácidos, inibidores da bomba de prótons.

Em alguns casos, a cirurgia é necessária. Se possível, recorra à ressecção – um método menos invasivo, em vez de uma operação completa. Este procedimento envolve a remoção de áreas afetadas do estômago com micro-ferramentas especiais.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Evelynt 28.06.2024 at 12:28

    Great article! The depth of analysis is impressive. For those wanting more information, visit: LEARN MORE. Looking forward to the community’s thoughts!

  • Leave a Reply