A inflamação do bulbo capilar é chamada de foliculite. Esta inflamação infecciosa ocorre em partes do corpo com abundância de pêlos. Por esta razão, a inflamação do bulbo capilar é mais frequentemente observada na cabeça, pernas e mãos.
Sintomatologia
O estágio inicial – vermelhidão da pele, dor moderada, formação de abscessos. Com a progressão, um infiltrado é formado ao redor da lesão.
A pele ao redor do folículo inflamado torna-se amarelada, o que é explicado pela presença de pus. Depois de remover a crosta de pústulas, aparece pus, a pele vermelha é visível.
O número de inflamações pode variar de 1 a uma multidão, por exemplo, raspar sob a axila, na maioria das vezes uma única inflamação é formada. Às vezes há coceira. Com danos extensos, os linfonodos aumentam.
Tipos de foliculite e suas causas
A foliculite é classificada pelo motivo que provocou: bacteriana, fúngica, sifilítica, parasitária, viral. Pelo grau de derrota eles são superficiais e profundos. O número de lesões: simples e múltiplas. No curso da doença: complicado e descomplicado.
A doença também é classificada da seguinte forma:
- Estafilococo. É encontrada principalmente em homens na zona do queixo e triângulo nasolabial;
- A candidíase ocorre sob curativos oclusivos, especialmente se forem utilizados corticosteróides, em febres acamadas e de longa duração. É formado tanto nas pernas como em outras partes do corpo;
- O herpes é semelhante ao estafilococo;
- Sífilis acrílica. A aparência da erupção é causada pela sífilis. Eliminar pelo tratamento da doença subjacente;
- Pseudomonadal. Ocorre após um banho quente, onde a água não é suficientemente clorada;
- Gram-negativo ocorre após o tratamento a longo prazo da acne com drogas antibacterianas. Existem abcessos;
- Chamados de dermatófitos. Observa-se principalmente na cabeça;
- Depilatório. Característica dos homens em países quentes. Caracterizado pelo fato de que a inflamação dos bulbos capilares é observada apenas nas pernas;
- Gonorréia. Isso ocorre muito raramente. Ocorre com gonorréia em um estágio negligenciado. Inflamação localizada do bulbo capilar na virilha, no períneo;
- O profissional surge em pessoas de certa profissão, associadas ao ingresso de estímulos na pele na forma de produtos químicos. Geralmente visto na parte de trás dos braços e antebraços;
- Kleshchevoy ocorre como resultado de uma mordida do mesmo inseto;
- Impetigo Bockhart. A causa é a maceração da pele, transpiração excessiva, por isso a inflamação do bulbo capilar é frequentemente perceptível sob a axila.
O tratamento depende da causa da inflamação do bulbo capilar.
Além disso, o papel é desempenhado por fatores provocativos adicionais, que também precisam ser eliminados:
- Microtrauma da pele;
- Contaminação da pele;
- Aplicação intempestiva ou incorreta do curativo oclusivo;
- Condições climáticas (alta umidade e temperatura);
- Vestindo uma roupa sintética e justa;
- Sub-resfriamento;
- Anemia;
- Diabetes mellitus;
- Patologia hepática;
- Nutrição desequilibrada;
- Tratamento com imunossupressores;
- Uso local de glucocorticosteróides;
- Doença periodontal, gengivite, cárie;
- Amigdalite crônica e faringite;
- Obesidade
Complicações da foliculite
Normalmente, esta doença infecciosa procede com facilidade e não representa uma séria ameaça à vida. Mas complicações são possíveis. Isso acontece na ausência de tratamento, não cumprimento das regras de higiene, fraca resposta imunitária do corpo.
Entre as complicações comuns está o furúnculo, que leva à hidratentite e linfadenite, carbúnculo, abscesso, cicatrizes foliculares e dermatofitoses. Casos únicos são acompanhados por nefrite, meningite e pneumonia.
Como corretamente tratar a inflamação de um bulbo capilar?
Na fase inicial da doença, basta tratar as pústulas com meios adequados. Para isso, cânfora (2%) e álcool salicílico (1-2%), uma solução de verde brilhante (2%) ou azul de metileno, fucocina. Agora os géis, cremes e loções da série Klerasil são muito populares.
Se a doença afeta as camadas mais profundas da pele e é acompanhada por clusters purulentos significativos, é necessário abrir as vesículas, remover seu conteúdo e tratá-las com um dos produtos listados. Recomenda-se a aplicação de compressas ichthyol duas vezes por dia.
Se a doença adquiriu uma forma crônica e dá recaídas, é necessária uma medicação séria. Neste caso, prescrever antibióticos e preparações do grupo sulfonamida. A terapia imunoestimuladora também é mostrada.
Quando a inflamação dos bulbos capilares é observada nas mãos, pernas, tronco, é impossível apertar as partes afetadas do corpo e espremer as bolhas, pois isso aumenta o risco de desenvolvimento do furúnculo e até mesmo o phlegmon.
Bem dotado de raios ultravioletas. O curso geral é de 6 a 10 procedimentos. As sessões são agendadas todos os dias ou em dias alternados. Se a foliculite ocorre no contexto de diabetes, uma dieta corretiva é prescrita para normalizar o metabolismo de carboidratos e reduzir o risco de recorrência da doença.
O tratamento da foliculite estafilocócica envolve o uso de pomada de muportzin ou um tratamento interno similar de cefalexina, dicloxacilina, eritromicina ou meticilina. Em casos graves de pseudomonas, a Ciprofloxacina é prescrita. Se o patógeno é bactérias gram-negativas, a terapia local com peróxido de benzoíla é necessária.
Quando uma lesão fúngica exige meios adequados, para uso interno – terbinafina, fluconazol, intrakanozol. A foliculite herpética deve ser tratada com aciclovir.
Um papel importante é dado às receitas da medicina tradicional. Amplamente utilizados são várias decocções, infusões, compressas à base de viburnum, cachorro rosa, camomila, dente de leão, frito, bedrock, woodruff, tártaro e bardana.
Inflamação do folículo piloso na grande maioria dos casos tem um prognóstico favorável. Em camadas profundas e defeituosas da pele, a pigmentação pode ocorrer após a remoção da crosta. As complicações da foliculite são raras e também são tratadas com sucesso com métodos modernos.
1 Comment
Excellent insights! Your breakdown of the topic is clear and concise. For further exploration, I recommend visiting: READ MORE. Keen to hear everyone’s opinions!