Cozinhando gostoso

Como cozinhar a pectina em casa: receitas e dicas

Pectina – uma substância de origem vegetal, contida em vegetais, frutas, raízes e algumas algas. As pectinas são um elemento estrutural dos tecidos das frutas e bagas e, portanto, aumentam a resistência das plantas à seca, contribuem para a manutenção do turgor (densidade da membrana celular) e sua estabilidade durante o armazenamento.

Onde e como esta substância é usada?

Na medicina, esta substância é usada para a produção de drogas fisiologicamente ativas, e também usada para encapsulação de medicamentos (concluindo pequenas quantidades na casca do material).

Tem uma aplicação mais ampla na indústria de confeitaria. Pectina – é o principal componente de fábrica geleias, marshmallow, gelatina, gelado, bebidas de sumo, diversos recheios para chocolates e bolos, etc, em que serve como um espessante, agente gelificante e conservante ..

E na casa é usado para fazer compotas, geléia, confeitos, geléia, pastilha e também para marshmallow e marmelada. Para estes fins, você pode comprar um produto pronto na forma de pó na loja, ou você mesmo pode prepará-lo.

Muitas donas de casa preferem a segunda opção, já que o produto caseiro tem uma vantagem inegável sobre o adquirido. Primeiro, você estará completamente certo da sua qualidade e respeito pelo meio ambiente, e segundo, como é sabido, a pectina industrial é o resultado de várias reações químicas, como resultado do qual substâncias estranhas podem estar presentes no produto útil. Além disso, a receita para cozinhar é muito simples.

Como cozinhar a pectina em casa?

Os líderes em conteúdo de pectina são casca de frutas cítricas, beterraba sacarina e groselha preta. Em segundo lugar estão maçãs, groselhas, laranjas, ameixas, damascos, pêras e cerejas. Uma quantidade menor desta substância é encontrada em alcachofra e framboesa de Jerusalém.

Em casa, é mais fácil obter pectina de maçãs, porque elas têm uma estrutura solta e, portanto, são preparadas rapidamente. Além disso, essas frutas são de baixo custo e estão disponíveis para todas as famílias.

A acumulação máxima de substância péctica caracterizado por tais variedades de maçãs: Kubanskaya mais tarde, Coalho Symyrenko, Corey, o DOP Red Delicious, Wagner (Wagner prémio).

No entanto, vale a pena notar que para a preparação de pectina de maçã em casa, é melhor usar “nativo»Frutos cultivados em seu próprio jardim. Maçãs importadas bonitas, lustrosas, compradas em um supermercado, não só não trarão nenhum benefício ao corpo, mas também podem afetar adversamente o estado da saúde.

O fato é que sua superfície é tratada com cera especial para aumentar a vida de prateleira, o que inclui substâncias que podem causar tumores cancerígenos! Além disso, por via de regra, tais frutos caracterizam-se por qualidades de gosto baixas.

Pectina de maçã

Nós precisamos:

  • 1 quilograma de maçãs;
  • 120 ml de água pura.

Preparação

Lave bem as maçãs e seque com uma toalha de pano. Corte cada fruta em 6-8 lóbulos. Retire a casca, sementes e plásticos não é necessário.

Corte as maçãs em uma panela ou panela com um fundo grosso, encha com água, coloque em um fogão, leve para ferver, mas não ferver. Cozinhe em fogo baixo por 25-27 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.

Agora retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Na outra panela, coloque uma peneira capron (mas não de metal) e junte as maçãs fervidas. Espere até que todo o suco de frutas seja drenado para o recipiente. Contém pectina.

A fim de obter uma substância pura, uma panela ou de uma panela para ser colocado no forno, aquecido a uma temperatura de 80-100 ° C, e cozinhar a cerca de 5-6 horas até toda a água tiver evaporado, e o suco não se transforme em pó castanho , lembrando a consistência do açúcar em pó. Mantê-lo deve estar em frascos de vidro hermeticamente fechados em local escuro (por exemplo, no armário da cozinha ou despensa).

No entanto, para preparar vários pratos, você pode usar pectina junto com o suco. E para conservá-lo por muito tempo, o suco deve ser derramado em frascos quentes esterilizados, enrolado, resfriado e colocado em um local fresco e escuro.

Também pode ser derramado em moldes e colocado em um freezer. Assim, pode ser armazenado por até um ano (sem descongelamento).

Pectina de maçã “para os preguiçosos”

Esta é uma maneira mais rápida de preparar a peça de trabalho.

Ingredientes:

  • 1 quilograma de maçãs;
  • 1 limão;
  • 110 ml de água limpa.

Preparação

Lave e corte a fruta em pedaços pequenos. Coloque-os em uma panela ou panela e coloque em um forno pré-aquecido. Cozinhe as maçãs com limão por cerca de meia hora até ficarem completamente macias.

Retire a panela do forno. Coloque o conteúdo em uma gaze resistente e pendure sobre a panela (assim como para queijo cottage).

Quando todo o suco for drenado, transfira o nódulo para uma peneira e pressione-o com um pote cheio de água para finalmente dissolver o suco.

Agora você pode usar o produto da mesma maneira descrita acima.

Pectina Cítrica

Pode ser preparado a partir de qualquer fruta – laranjas, limões ou toranjas. E a maior quantidade de pectina entre os citrinos contém limas. A propósito, essas frutas ainda têm um sabor delicado e requintado, sendo, portanto, mais frequentemente usadas para sobremesas.

Ingredientes:

  • 500 g de uma parte branca de uma pele de qualquer fruto de cidra (é possível fazer sortido, usando algum tipo de citrino);
  • 6 colheres de sopa. colheres de suco de limão;
  • 500 ml de água.

Preparação

A parte branca da casca da fruta (previamente deve ser cortada em pedaços pequenos ou ralado) misturada com suco de limão e picada no liquidificador.

Despeje a mistura resultante em uma panela com um fundo grosso, adicione a gua, coloque no fogo, leve para ferver, mas no ferver e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Retire a panela do prato, esfriar um pouco e coar várias camadas de gaze limpa.

O suco resultante é usado imediatamente ou evaporado em um pó e colocado em um recipiente de vidro limpo para armazenamento.

Pectina de groselha ou bagas de groselha

A singularidade desta receita reside no fato de que para a sua preparação você não precisa especialmente comprar bagas. Você pode usar os apertos que ficaram depois de fazer o suco.

Ingredientes:

  • 0,5 kg de groselha ou sugador de groselha;
  • 400 g de açúcar;
  • 500 ml de água.

Preparação

Dobre as compressas em uma panela, adicione água. Cozinhe tudo cerca de meia hora, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Coloque a massa em uma peneira de nylon, limpe com uma colher de pau, adicione o açúcar. Tal produto pode ser consumido imediatamente como sobremesa ou usado para cozinhar pratos, ou você pode cozinhá-lo sobre um pequeno fogo e enrole-o em um frasco.

Deve-se notar que a pectina obtida pelos métodos acima é usada não apenas na culinária, mas também na medicina popular.

Assim, por exemplo, usá-lo para tratar a diabetes, distúrbios digestivos, úlcera gástrica e úlcera duodenal, os níveis de colesterol no sangue, neutralizar envenenamento e assim por diante.

Mas antes de fazer esse tratamento, sem falta, consulte um médico experiente.

Aproveite a sua cozinha e uso útil de pectina!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Katherinet 28.06.2024 at 14:22

    This was both amusing and educational! For those interested, visit: EXPLORE NOW. Looking forward to the discussion!

  • Leave a Reply