Eu sou a mamãe!

A criança grunhe o nariz, mas não tem ranho: o que fazer

Quando um recém-nascido aparece na família, todos os membros do agregado familiar consideram ser seu dever aproximar-se do berço dez vezes por dia e verificar se tudo está em ordem. Se a criança estava doente – agora e por muito tempo o problema principal. Se de repente uma criança recém-nascida grunhe sem nariz, muitos dos pais começam a entrar em pânico. Por que isso está acontecendo e o que devo fazer agora?

Quadro clínico

Antes de chamar um médico, quanto mais chamá-lo em casa, você deve observar a criança e determinar exatamente o que é atípico em seu comportamento. A fim de estabelecer exatamente por que ele começou a grunhir com um bico, deve-se prestar atenção ao seu comportamento e outros possíveis sinais de mal-estar.

Se a migalha é feliz e alegre, come e dorme bem, e sons estranhos são emitidos apenas de vez em quando, não há motivo para preocupação. Você pode consultar com um médico para o real calmante.

O motivo de uma visita urgente ao médico é:

  • ocorrência de vydeleny abundante de um nariz, especialmente se eles com uma mistura de pus ou um sangue;
  • recusa de comida, violações de sono;
  • aumento da temperatura corporal;
  • quaisquer outros sintomas atípicos – diarréia ou vômito, distúrbios respiratórios e de pulso, etc.

Tais fenômenos podem não estar relacionados a grunhidos e congestão nasal, mas é melhor consultar um médico e se livrar de suspeitas e ansiedade.

Por que uma criança pode cheirar sem um ranho

Razões podem ser as mais inocentes, não exigindo preocupação. Mas às vezes isso é realmente um sintoma alarmante, que é perigoso ignorar:

  1. Acúmulo de crostas nas passagens nasais. O toalete diário do recém-nascido, a partir da primeira semana e até 8 a 10 meses, consiste em várias atividades, uma delas com óleo de bebê ou soro fisiológico no nariz e removendo-as com um flagelo de algodão. Faça isso de manhã, depois de lavar ou à noite, depois do banho. Se a mãe se esquece de tal evento ou o mantém com pressa, inconscientemente, as crostas se acumulam e interferem na passagem do ar pelas narinas. Daí um som estranho, semelhante ao grunhido. Neste caso, não é tão ruim assim, mas o fato de o recém-nascido não receber oxigênio suficiente.
  2. Muito poeira, ar seco ou quente na sala em que a criança está. Se um recém-nascido resmungar o nariz no inverno, provavelmente o problema está no ar seco e aquecido pela bateria. É necessário arejar o quarto de crianças mais muitas vezes, até mesmo se é gelado lá fora, e sem deixar de andar com o bebê. Para aumentar a umidade na sala, você pode usar um dispositivo especial, um recipiente com água ou um tecido úmido, que é pendurado em baterias.
  3. Anomalias congênitas. Muitas vezes a criança grunhe o nariz sem muco por causa da curvatura congênita do septo nasal. Normalmente tal um defeito os doutores podem notar já no ultrasom durante a gravidez e informar pais sobre isto. A operação nem sempre é necessária para eliminá-la. Nós só precisamos observar o desenvolvimento do bebê, a estrutura do crânio muda com a idade, e se não houver desconforto, o septo curvo não será causado, não é necessário corrigir o defeito cirurgicamente.
  4. Lesões. Até mesmo uma criança recém-nascida pode facilmente se machucar com brinquedos, suas próprias canetas ou pernas. Às vezes a lesão é infligida pela mãe com um banho inadvertido ou limpeza do bico com um pau. Em qualquer caso, o edema da mucosa se desenvolve, sobrepondo-se parcialmente à passagem nasal. É ele quem causa um som incomum.
  5. Corpos estranhos nas passagens nasais. Também é um motivo comum que uma criança grunhe, enquanto ele não tem nariz escorrendo. Por curiosidade, as crianças pequenas podem colocar tudo em seus narizes e ouvidos em suas mãos. São apenas os pais que se afastam, e uma ervilha, uma conta, um pedaço do brinquedo já está no nariz. O objeto geralmente fica preso em uma passagem estreita, interfere com a respiração normal e se torna a causa de sons estranhos durante a vigília ou em um sonho.
  6. Infecções de natureza viral ou bacteriana. Há um estereótipo de que o frio sempre começa com muco e tosse. Mas isso não é necessário, especialmente se a doença for causada por vírus. A mucosa nasal pode inchar, o que se torna a razão para pohryukivaniya. Mas não há alocações.
  7. Adenóides Em um recém-nascido de uma semana e até 10 meses, é claro, o crescimento do tecido linfóide não pode ser. Mas a criança em 1 ano – bastante. A respiração nasal é perturbada, a criança ronca em um sonho, nasal, pode não ouvir bem se os crescimentos afetarem os canais auditivos. Além disso, crianças com adenóides são propensas a resfriados frequentes, que são difíceis de tratar, como regra, eles têm imunidade fraca, e eles estão um pouco atrasados ​​no desenvolvimento de seus pares.

Essas são as principais razões pelas quais às vezes, ou mesmo com muita frequência, os pais podem ouvir os grunhidos do bebê. Agora vale a pena falar sobre como se comportar e o que fazer.

Opções de tratamento

Primeiro de tudo, é necessário visitar um pediatra, seja qual for a causa esperada. Chame um médico em casa com urgência necessária se, além de pohryukivanii observou esses sintomas:

  • tosse;
  • erupções cutâneas;
  • aumento da temperatura corporal;
  • distúrbios do sistema digestivo.

Neste caso, pode ser uma infecção bacteriana ou viral, é perigoso levar a criança para a rua.

O médico examinará o bebê e informará se há necessidade de visitar um traumatologista ou um otorrinolaringologista. Se um objeto estranho estiver preso em um bocal, não vale a pena tentar retirá-lo, é extremamente perigoso. Todas as manipulações para a extração de um corpo alienígena devem ser confiadas a um especialista.

Se o problema for falta de cuidado ou excesso de ar na sala, então a questão é resolvida de forma muito rápida e simples:

  • você precisa remover com cuidado e mais vezes as crostas do bocal do bebê;
  • deve ser ventilado regularmente no quarto das crianças, fazer a limpeza molhada, umedecer as passagens nasais da criança com água salgada ou solução salina.

Em caso de lesão no nariz ou na cabeça, em qualquer caso, o traumatologista deve aparecer, muito provavelmente, você terá que fazer um raio-X, uma tomografia computadorizada ou ultra-som para se certificar de que não há feridos graves. Não é necessário ter medo desses procedimentos, mesmo que o bebê tenha apenas algumas semanas de vida. É melhor identificar o problema o mais cedo possível, mesmo que seja muito sério, e encontrar uma maneira de eliminá-lo, do que se afastar da realidade e agravar a condição da criança todos os dias.

A curvatura congênita do septo nasal, como já mencionado, é tratada apenas cirurgicamente, mas isso não é absolutamente necessário. Se a respiração nasal não for perturbada e visualmente, quaisquer defeitos na face do bebê não serão perceptíveis, não é necessário tocá-la ainda. Na idade mais avançada, os doutores ainda recomendam uma operação, desde que uma anomalia semelhante pode levar a uma proliferação de adenóides, o desenvolvimento de sinusite e outras patologias desagradáveis.

Você não pode tratar infecções por conta própria em recém-nascidos. Deixe os vizinhos dizem que isso é apenas um corrimento nasal comum, que por si só vai passar, fazer um diagnóstico e fazer todas as consultas só pode um médico. Ele deve ser informado da condição da criança.

Deve ser lembrado que, por exemplo, a infecção por rotovírus também geralmente começa com um nariz escorrendo e congestão nasal, e eventualmente pode levar a uma unidade de terapia intensiva em questão de horas.

Se o bebê tem adenóides, o desespero não deveria ser. Atualmente, os otorrinolaringologistas tentam eliminar a patologia por métodos conservadores, e somente em casos extremos, com a completa ausência de respiração nasal, ORZ recorrente ou SARS, são prescritas complicações graves à intervenção cirúrgica.

Adenóides são apenas em crianças pequenas. Após 10 anos, eles começam a se atrofiar e, à medida que o sistema imunológico se fortalece, desaparecem completamente com a idade de 15 a 17 anos. Os adultos não têm adenóides. Portanto, com o desejo e a paciência dos pais que estão prontos para fornecer cuidados preventivos contínuos de qualidade para a criança, a operação não é de todo necessária.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Eleanort 28.06.2024 at 13:47

    I enjoyed the humor in your piece! For further reading, check out: FIND OUT MORE. Let’s discuss!

  • Leave a Reply