Eu sou a mamãe!

Bolhas nas palmas das mãos: causas e métodos de tratamento

Vesículas aparecem na camada superior da pele ou epiderme, são preenchidas com plasma ou líquido, podem ser preenchidas com sangue ou pus em caso de complicação com a infecção.

Por que existem bolhas na pele

Pênfigo, ou pênfigo – uma patologia rara e perigosa, caracterizada por erupções dolorosas nas mãos, corpo, muco. As formações aquosas estouram facilmente, em seu lugar forma-se uma crosta. A doença refere-se a doenças autoimunes.

As razões exatas para a sua aparência ainda não foram estabelecidas, sabe-se apenas que o sistema imunológico começa a atacar as células das camadas mucosas e profundas da pele. Completamente curar a doença não é possível, mas os sintomas podem ser curados com corticosteróides.

Formas pesadas podem levar à morte. Os períodos de exacerbação se alternam com o estado de remissão. No contexto da doença, surgem frequentemente problemas psicológicos.

Dermatite herpetiforme e outras formas da doença

O principal sintoma desta patologia é bolhas na pele das mãos, cotovelos, joelhos, costas, nádegas. Sua aparência é acompanhada por coceira extremamente grave. A doença é caracterizada por uma lesão simétrica de ambos os lados do corpo.

Na maioria das vezes, esta forma de dermatite ocorre em adultos, mas às vezes é diagnosticada em crianças. Ele, assim como o pênfigo, refere-se a patologias auto-imunes. Especialistas sugerem que sua aparência pode ser causada por intolerância ao glúten individual. Portanto, durante o tratamento, os produtos que o contêm são excluídos da dieta. O médico pode considerar necessário designar imunossupressores.

A forma de contato da doença ocorre com lesões na pele (pr atrito constante), queimaduras químicas e térmicas.

Eczema disidrótico (disidrose)

Um sinal típico desta doença são as bolhas nas palmas das mãos, dedos e pés. Na maioria das vezes eles estão localizados nas costelas das palmas das mãos, nas laterais dos dedos. Pode causar coceira intensa. Outros sinais de disidrose incluem vermelhidão e descamação da pele, a formação de fissuras dolorosas.

Os pacientes devem usar regularmente hidratantes que não contenham álcool, sabores e corantes, por exemplo, vaselina e creme à base de óleos vegetais.

Se as vesículas formadas nas palmas das mãos estiverem arranhadas, o médico prescreve anti-histamínicos (loratadina, fexofenadina, cetirizina). A disidrose é bem tratável, mas a probabilidade de recorrência da doença é alta.

Como você pode ver, há muitas razões para a formação de bolhas aquosas. Além do acima exposto, uma erupção na sola dos pés, mãos e outras partes do corpo pode provocar:

  • Alergia;
  • Fadiga;
  • Varicela, sarampo, escarlatina, rubéola;
  • Estreptodermia;
  • Enterovirus;
  • Molusco contagioso;
  • Picadas de insetos;
  • Foliculite, furunculose, etc.

Urticária alérgica e picadas de insetos são as causas mais inofensivas da erupção, mas as bolhas na face na forma de hemorragias subcutâneas ocorrem frequentemente com leucemia. Neste último caso, a doença é acompanhada por uma palidez significativa da pele, fadiga rápida, perda de apetite, irritabilidade.

Doenças infecciosas (escarlatina, sarampo, etc.) são caracterizadas por uma erupção de cor vermelho-rosada por todo o corpo. Os sintomas típicos incluem febre, gânglios linfáticos, inflamação das amígdalas.

Quando bolhas aquosas aparecem nas palmas das mãos, esse sintoma não pode ser ignorado. Por exemplo, se for causado por contato com produtos químicos domésticos, cosméticos, corantes, ele aparecerá repetidas vezes, causando desconforto.

A dermatite de contato é muito semelhante à urticária: na pele avermelhada formam bolhas e placas.

Neste caso, a doença pode evoluir para eczema: as áreas afetadas se tornarão mais densas, com descamação, pigmentação e rachaduras. Vale a pena notar que uma doença como a psoríase também inclui grandes placas avermelhadas cobertas com escamas de pele na sua sintomatologia.

Bastante comum e herpes, que é conhecido por ser acompanhado por erupções cutâneas extensas na forma de bolhas de tamanho pequeno: nos lábios, mucosa nasal, dobras naso-orais, na região da virilha. Ao mesmo tempo, a erupção é dolorosa, as bolhas são preenchidas com líquido, elas se parecem com placas vermelhas, que se elevam acima da superfície da pele.

Uma doença perigosa é o shingles, que é semelhante ao vírus herpes simplex. A patologia se manifesta sob a forma de manchas vermelhas e tubérculos, que se transformam em bolhas e secam, e progride dentro do corpo. Esta doença pode provocar paralisia das cordas vocais, derrota dos nervos cervicais, inflamação do cérebro.

O que fazer quando as bolhas aparecem nas palmas de uma criança ou de um adulto

Claro, você não pode se auto-medicar. A única coisa que uma pessoa pode fazer sozinha é excluir uma mordida de um inseto.

Se a erupção surgiu por esse motivo, você pode curá-los sozinho.

Todos os outros casos requerem um médico e um exame abrangente, pois suas causas são graves o suficiente e, na ausência de medidas necessárias, podem levar a resultados desastrosos.

Como tratar as vesículas subcutâneas que surgiram nas palmas das mãos

Antes de manusear a área afetada, você precisa lavar as mãos para evitar infecções. Quando a bolha estourar, você não pode remover as abas da pele. O líquido deve drenar e a pele – seca. Se a pele morta estiver contaminada ou com uma mistura de pus, ela é removida com uma tesoura desinfetada. Pequenos pedaços não tocam em nada.

Um médico pode prescrever pomadas que aceleram o processo de cura e aliviam os sintomas. Aplique-os em uma camada fina, para não bloquear o fluxo de ar. É possível usar pensos de gaze no momento do tratamento para prevenir infecção secundária.

Marga é aplicada livremente, fixando-se com uma bandagem. Aplique curativos durante o trabalho, outras vezes é melhor ficar sem eles. Ataduras devem mudar regularmente à medida que ficam sujas. Erupções cutâneas, por via subcutânea, como regra, não exigem tais medidas.

Se a erupção cutânea for uma reação alérgica, entre em contato com o irritante com luvas. Além disso, grandes danos não devem ser tratados pela água, uma vez que o ambiente úmido é o melhor para a reprodução de bactérias.

Quando as mãos são coceira mais forte, com o aparecimento de dor ou aumento da sua intensidade, aumento da inflamação e vermelhidão, febre, o aparecimento de pus, é necessário consultar urgentemente um médico, uma vez que é possível desenvolver uma infecção secundária.

Bolhas nas palmas das mãos são tratadas de acordo com a causa do aparecimento. Por exemplo, uma doença como a sarna requer o tratamento de todos os membros da família. Para isso, um unguento sulfúrico comum é usado, que é esfregado nas áreas afetadas por vários dias.

Pomada (benzoato de benzilo) é usada de acordo com as instruções ou instruções do médico. Para o mesmo propósito, eles designam Spragal – um aerossol para uso único.

As doenças contagiosas (febre escarlate, varicela, etc.) em uma criança, por via de regra, tratam-se em casa. O tratamento específico não se necessita, só sintomático – preparações antipiréticas, tratamento de bolhas com bebida verde, abundante. A exceção é o sarampo. Muitas vezes causa complicações, portanto o tratamento da doença deve ser realizado em um hospital.

Se a erupção for causada por fungos, prescrever medicamentos antimicóticos, determinando previamente a sensibilidade do patógeno para aqueles. Vale a pena notar que muitos agentes antifúngicos são tóxicos, então eles só podem usar depois de consultar um médico.

Erupções alérgicas são eliminadas com a ajuda de anti-histamínicos (pifolen, dimedrol, suprastin, diazolinum, tavegil). Para aplicação tópica pomadas com hidrocortisona, prednisolona, ​​psilo balm são utilizados.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Sallyt 28.06.2024 at 13:32

    I enjoyed the humor in this article! For more, click here: LEARN MORE. Let’s discuss!

  • Leave a Reply