Eu sou a mamãe!

Como o corpo se recupera após a raspagem e quando planejar a gravidez?

Raspagem, que muitas vezes é chamado de limpeza, é um procedimento médico comum. É prescrito para fins diagnósticos e terapêuticos. Os médicos nem sempre explicam aos pacientes qual é a essência de um evento, portanto, os últimos têm preocupações com essa medida terapêutica e diagnóstica.

Na maioria das vezes, as mulheres se perguntam se é possível engravidar após a raspagem, por exemplo, uma gravidez rígida. É difícil fazer isso? Como vai o período de recuperação e quais são as possíveis complicações?

Cada mulher, se lhe foi prescrito um procedimento semelhante, deve perguntar ao médico em detalhes como é conduzido e quais são as suas consequências. Vale ressaltar que as complicações após um evento deste tipo ocorrem com extrema raridade, caso seja realizado por um obstetra-ginecologista experiente.

Contents

Características do procedimento

Como o corpo se recupera após a raspagem e quando planejar a gravidez?

O útero é um órgão muscular. Na aparência, parece uma pêra. Ela cresce e desenvolve uma criança após a fertilização do óvulo. A cavidade uterina é revestida por uma camada mucosa chamada endométrio. Este último sofre uma mudança ao longo do ciclo. Quando não há fertilização após a ovulação, ela é rejeitada, a menstruação começa. A raspagem envolve a remoção da camada superior (funcional) do endométrio. Após o procedimento, a mucosa se recuperará da camada de crescimento.

Existem dois tipos de limpeza: separados e comuns. No primeiro caso, limpe primeiro o canal cervical e depois a cavidade uterina. O material recebido durante o procedimento é enviado para exame histológico.

O segundo tipo de limpeza é realizado atualmente através da histeroscopia. Este método é mais preferível, porque é muito mais seguro e conveniente do que o padrão. Durante o procedimento, o dispositivo é inserido no útero, o que permite que você veja o processo de limpeza. Ao mesmo tempo, a raspagem padrão é feita às cegas, o que aumenta o risco de complicações, por exemplo, traumas de órgãos. A histeroscopia permite controlar completamente o processo de remoção do endométrio e observar os resultados.

Normalmente, o evento é realizado alguns dias antes da menstruação, porque, nesse caso, o órgão se recuperará muito mais rápido.

Gravidez: quando vem depois da histeroscopia com raspagem?

Vale a pena notar que a gravidez após a raspagem é possível após 2-3 semanas. Neste caso, o curso da gravidez e parto, por via de regra, não se acompanha de complicações. Se o bebê não for concebido dentro de 9 meses após o procedimento, é necessária uma consulta especializada.

A capacidade de conceber é interrompida com pouca frequência. Em qualquer caso, se uma mulher quiser engravidar, ela deve primeiro entrar em contato com um ginecologista. O médico irá avaliar a situação, vai pegar um momento favorável para a concepção.

Gravidez após curetagem na presença de pólipo endometrial e outras patologias

A limpeza é prescrita para fins diagnósticos e terapêuticos.

Indicações para o procedimento:

  1. Alterações patológicas no endométrio, identificadas através de ultra-som. Por exemplo, com formações locais ou espessamentos na camada mucosa. Quando a espessura é muito grande, ocorre hiperplasia endometrial. Se um pólipo é encontrado, também é aconselhável para raspar, mas para fins terapêuticos. Por via de regra, não cresce depois do procedimento;
  2. Violações do ciclo menstrual. As indicações incluem: períodos abundantes e prolongados de tempo, ausência de gravidez sem causa com vida sexual regular, sangramento intermenstrual e manchas durante a menopausa;
  3. Patologias do colo do útero. Raspagem é prescrita após um exame ginecológico, durante o qual o médico revelou anomalias, especialmente se eles são suspeitos de sua malignidade. O material recebido durante a limpeza é enviado para exame histológico para excluir oncologia;
  4. Aborto espontâneo. A raspagem neste caso é necessária para remover a parte restante da placenta no útero;
  5. Na presença de uma gravidez congelada;
  6. A indicação pode ser endometriose, sinéquia, remanescentes do óvulo fetal após o aborto.

Gravidez que ocorreu imediatamente após a curetagem: qual é o perigo?

Com relação às complicações, na maioria das vezes ocorrem as seguintes condições:

  1. Rasgo do colo do útero. Isso acontece depois da força de bala do fórceps. Pequenas lágrimas curam a si mesmas, outras requerem suturas;
  2. Perfuração do útero – trauma de órgão de ponta a ponta. Quando grandes perfurações requerem suturas;
  3. O acúmulo de sangue na cavidade do corpo. Na medicina, esse fenômeno é chamado de hematômetro. O perigo é que a probabilidade de infecção é alta;
  4. Inflamação A patologia ocorre quando as regras da assepsia são violadas e não há tratamento com antibióticos. Em primeiro lugar, a inflamação é indicada por um aumento na temperatura;
  5. Danos ao crescimento do endométrio. Essa patologia é difícil de tratar. Existe a possibilidade de que a mucosa após a curetagem não se recupere de forma alguma;
  6. Uma patologia, por exemplo, um pólipo, foi parcialmente removida ou não foi de todo. É aconselhável repetir o procedimento. Às vezes, uma recaída ocorre, por exemplo, o pólipo cresce novamente. Nesta situação, a limpeza também é necessária.
Como o corpo se recupera após a raspagem e quando planejar a gravidez?

Restauração do útero e do corpo após a raspagem da gravidez congelada: quando será a menstruação?

Mensalmente após o procedimento começar em cerca de 4 semanas, mas isso depende muito do estado de saúde.

Atraso pode ocorrer após um aborto médico, porque o corpo precisa de algum tempo para restaurar a função reprodutiva. Menstruação muito abundante ou, pelo contrário, escassa é uma causa de ansiedade, especialmente se houver dores no baixo ventre e febre.

O ciclo é completamente restaurado em 2-3 meses. Se isso não acontecer, é necessário um exame ginecológico.

Depois de uma gravidez congelada, aborto espontâneo, a remoção de pólipos é muitas vezes um mês longo e abundante. Se eles estão ausentes, você pode suspeitar de uma patologia grave, então você precisa consultar urgentemente um médico.

Sangramento e corrimento vaginal após a limpeza

O sangue é excretado por vários dias. Este processo é uma reminiscência do padrão mensal. Se o sangramento for prolongado, pode-se suspeitar de complicações. As alocações podem estar manchando ou incluindo coágulos sanguíneos. A anormalidade é sangramento prolongado e profuso, e muito curto, magro.

Sintomas ansiosos são dor abdominal e temperatura (permissível – até 37,5 °).

  1. Pode haver um segredo acastanhado, que indica a coagulação do sangue. Isso significa que o sangramento cessará em breve;
  2. Forte sangrenta, acompanhada de dor no baixo ventre e temperatura. Descargas podem ter um odor desagradável. Isso indica o desenvolvimento de complicações;
  3. Segredo amarelo – há uma infecção no corpo, a terapia antibacteriana é necessária;
  4. Vazamentos vaginais padrão aparecem após o sangramento e não há complicações.

Síndrome de dor após o procedimento

Quando o efeito da anestesia deixa de funcionar, imediatamente haverá sensações desagradáveis ​​no abdômen. As mulheres argumentam que a síndrome da dor se assemelha a uma sensação com a menstruação. Isso pode durar de algumas horas a 2-3 dias. Tratamento específico neste caso não é necessário. O médico pode prescrever medicamentos para a dor no período pós-operatório.

Medicação após curetagem

Como o corpo se recupera após a raspagem e quando planejar a gravidez?

Durante a menstruação subseqüente, a dor pode estar presente. Vale ressaltar que esse fenômeno é muito comum entre os pacientes que se submeteram à limpeza. O médico pode prescrever antiespasmódicos (Ave-No) para evitar o acúmulo de coágulos sanguíneos na cavidade uterina e parar a dor. But-shpu tomar três vezes ao dia por um comprimido.

Muitas vezes, após o procedimento, os medicamentos antibacterianos são prescritos. Eles ajudam a prevenir a infecção no corpo e aceleram a recuperação.

O sangramento uterino forte é interrompido com injeções de ocitocina. 14 dias após o evento, é necessário um exame ginecológico preventivo.

Por duas semanas a partir da data do procedimento, é proibido realizar duchas, usar tampões vaginais e fazer sexo. Fortemente não recomende atividade física pesada.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply