A amamentação é um período especial na vida de toda mulher. É nesse momento entre a jovem mãe e o bebê que se estabelece um contato emocional e tátil que é tão importante para o desenvolvimento de relacionamentos futuros na família.
Ao amamentar, a mulher deve monitorar muito de perto sua saúde, porque tudo o que ela faz afeta instantaneamente a condição do bebê.
Assim, uma jovem mãe deve sempre manter a calma e não se preocupar com bagatelas, desistir de maus hábitos, sem especial necessidade de não usar medicamentos e, finalmente, fazer os ajustes necessários em sua dieta.
Nutrição de uma mãe que amamenta é um tópico para uma conversa separada. Qualquer alimento que uma mulher ingere durante este período deve ser natural, não contendo em sua composição aditivos e produtos químicos prejudiciais. Os pratos são melhor cozidos no vapor ou assados no forno.
Além disso, é necessário monitorar cuidadosamente a composição dos alimentos consumidos – eles não devem incluir quaisquer produtos proibidos que possam prejudicar o surgimento recente e provocar a ocorrência de reações alérgicas. Inclusive, muitas vezes as jovens mães estão interessadas em saber se o fígado pertence a essa categoria e se é possível usar esse subproduto durante a amamentação.
Propriedades úteis do fígado
A maioria das mulheres sabe o quanto o fígado é útil para o corpo humano, mas tem medo de usá-lo durante a amamentação, porque não sabe como o bebê reage. Na verdade, se um recém-nascido não é particularmente propenso a alergias, uma mãe que amamenta não precisa “Sente-se” em uma dieta rigorosa. A composição do leite materno de uma mulher depende inteiramente do que come, por isso, na dieta corretamente incluir uma variedade de alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais úteis para as migalhas.
Um desses componentes é o fígado. Este subproduto tem propriedades biológicas extraordinariamente valiosas, pela quantidade de proteína que não é inferior à carne bovina e mesmo em algumas coisas está à frente em qualidade. Um valor especial do fígado, especialmente carne bovina e frango, é a presença em sua composição de proteínas de ferro, que promovem a saturação do corpo humano com hemoglobina e outros elementos úteis, que são indispensáveis para a hematopoiese.
Além disso, o fígado de vários animais é uma fonte de vitaminas B, assim como K, D, E e A, além de conter um grande número de oligoelementos, como magnésio, fósforo, zinco, iodo, ferro, potássio, sódio e cálcio.
Como comer corretamente carne bovina e fígado de galinha na amamentação?
O fígado bovino é um produto que não só pode, mas também precisa ser consumido por mães que amamentam durante a lactação, a partir da primeira semana.
No entanto, deve ser feito com muito cuidado, porque qualquer alimento novo pode provocar uma reação alérgica nas migalhas. Comece a introduzir este subproduto em sua dieta com 10 gramas, aumentando gradualmente seu número e observando todas as mudanças na saúde e no humor do bebê.
É melhor usar este produto em cozido ou estufado.
É melhor não comer fígado frito durante a lactação. Além disso, a partir de 10 meses, o fígado bovino pode ser ingerido não apenas pela mãe que amamenta, mas também pelo bebê. Para fazer isso, deve ser fervido e depois limpo com leite materno. Especialmente útil é um prato para bebês com baixo teor de hemoglobina no sangue.
Também no menu de uma mulher com amamentação também deve incluir fígado de galinha. Também é rico em vitaminas e microelementos benéficos necessários para manter uma boa saúde e pleno desenvolvimento de migalhas e também contém uma grande quantidade de ácido fólico, útil para as mulheres durante a lactação.
Este subproduto é bastante baixo em calorias, por isso é seguro comer até mesmo aquelas mulheres que ganharam alguns quilos extras durante a gravidez. Além disso, o fígado de galinha melhora o trabalho do sistema digestivo e ajuda a estabelecer uma cadeira, desenvolve as substâncias necessárias para a hematopoiese e promove a absorção do ferro.
O fígado de galinha também inclui colina – uma substância que ajuda a estimular a atividade cerebral e melhora a memória, atenção e concentração. É por isso que este subproduto deve ser consumido regularmente, pelo menos 2 vezes por semana e, inclusive, durante o período de amamentação.
O único “Mas”, que deve alertar a mãe crotch – é que no fígado de frango e carne bovina contém uma quantidade bastante grande de colesterol. Para pessoas saudáveis, o uso deste subproduto é completamente seguro, mas se uma mulher inicialmente tem um nível elevado de colesterol prejudicial, o uso freqüente de alimentos do fígado pode ser um ímpeto para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Uma mãe que amamenta pode comer fígado de porco e fígado de bacalhau?
O fígado de porco contém muita gordura, portanto, com a introdução da maternidade de alimentação deste subproduto, você deve esperar até que o bebê tenha 3 meses de idade.
Embora o miolo ainda seja pequeno demais, seu sistema digestivo não é capaz de produzir enzimas suficientes para digerir esse produto.
No futuro, você pode inserir com precisão o fígado de porco em seu menu, mas deve fazê-lo com muito cuidado. Mesmo que o bebê se sinta bem, tente não ingerir mais de 100 gramas de produto por dia, para não forçar o sistema digestivo. Pela mesma razão, com a amamentação, você terá que limitar a ingestão e fígado de bacalhau.
Além disso, se o seu filho nasceu antes da data prevista, com a introdução deste subproduto na dieta terá que esperar mais algum tempo. Como regra geral, os bebês prematuros têm um sistema digestivo imaturo, e uma mãe jovem deve comer apenas os alimentos recomendados a ela pelo médico.
Não se recuse a comer miúdos durante a amamentação, por causa deles você pode cozinhar pratos extraordinariamente saborosos, nutritivos e saudáveis em um curto espaço de tempo, o que é muito importante para uma mãe jovem.
Se o bebê não apresentar reações alérgicas, diferentes tipos de fígado devem necessariamente entrar no menu da nutriz, mas com algumas restrições consideradas.
1 Comment
Fantastic perspective! The points you made are thought-provoking. For additional insights, check out this link: FIND OUT MORE. What do others think about this?