Eu sou a mamãe!

Motor sensorial alalia – um “veredicto” para o desenvolvimento normal da criança?

A alalia sensorial motora é uma desordem grosseira da fala, que pode ser expressa em suas violações ou ausência total. O defeito desenvolve-se no contexto de danos aos centros corticais do cérebro responsáveis ​​pelo desenvolvimento da fala. Isso pode acontecer no útero ou nos primeiros 3 anos de vida do bebê.

Contents

Como a doença se manifesta?

Alalya chamou as funções profundas da fala não deformadas na criança. Em quase todos os casos, é diagnosticado na idade pré-escolar. Com esta doença, o distúrbio de fala é sistêmico, extenso. Simplificando, todos os componentes da fala humana são violados. Essa patologia é bastante clara e específica.

Os sintomas comuns do alias sensório-motor tornam-se tais sinais:

Motor sensorial alalia - um "veredicto" para o desenvolvimento normal da criança?
  • depois a formação de reações de discurso;
  • a escassez do vocabulário;
  • violação da estrutura silábica;
  • pronúncia inarticulada e outros.

Uma criança que sofre de tal transtorno precisa de um exame objetivo de um neurologista e de um fonoaudiólogo. O tratamento do transtorno deve incluir terapia medicamentosa, o desenvolvimento ativo de reações mentais, correção da terapia fonoaudiológica (desenvolvimento de processos fonêmico-fonêmicos e léxico-gramaticais).

A patologia manifesta-se pela ausência inicial ou restrição súbita e pronunciada de fala expressiva e impressionante. A fala de uma criança é considerada universalmente desenvolvida, geralmente o fonoaudiólogo faz após o exame. Deve-se notar que, no caso de um distúrbio, apenas a correção logopédica claramente não é suficiente. A doença é de natureza puramente fisiológica e, portanto, a falta ou escassez de fala não está relacionada a retardo mental, defeitos auditivos e inteligência reduzida.

Alalia sensorial motora: qual a causa da hipoplasia em crianças?

A alalia sensorial motora pode se desenvolver nos estágios de desenvolvimento pré-natal, intranatal e precoce de uma criança (até três anos de idade). Consequentemente, fatores provocadores específicos estão diretamente relacionados ao processo de formação e crescimento do organismo da criança em diferentes fases de sua vida.

No período pré-natal ou intranatal, a doença pode desenvolver-se em phacotra fonético:

Motor sensorial alalia - um "veredicto" para o desenvolvimento normal da criança?
  • Ameaças de aborto espontâneo (aborto espontâneo);
  • Infecção intra-uterina com microorganismos do complexo TORCH;
  • Hipóxia prolongada e grave do feto (tal distúrbio pode estar associado não somente a patologias obstétricas, mas também a fatores exógenos, como o tabagismo materno etc.);
  • Toxicosis forte;
  • Fetos de uma mulher grávida, associados a lesões fetais;
  • Doenças somáticas da futura mãe na forma crônica (esta categoria inclui hipotensão, hipertensão, insuficiência cardíaca e outras patologias sistêmicas de tipo constante).

O prognóstico da doença sensitivo-motora em uma criança depende em grande parte de quão cedo a desordem foi encontrada. A partir da lista de motivos que provocam o problema, a conclusão sugere que toda gestante deve cuidar de si mesma no processo de realização do feto e buscar ajuda oportuna e adequada caso haja algum problema de saúde.

O desenvolvimento de alias sensório-motoras complicadas com traços autistas também pode ocorrer no período perinatal, ou seja, na entrega. Normalmente, os processos patológicos, neste caso, estão associados a trauma intracraniano do nascimento, prematuridade e asfixia dos recém-nascidos.

As perturbações no córtex cerebral também ocorrem frequentemente num contexto de parto natural muito rápido e rápido, ou no caso oposto, quando uma mulher dá à luz por muito tempo. Menos frequentemente isso acontece quando se usa um manual obstétrico instrumental (incluindo parto cesáreo).

Se falamos sobre o desenvolvimento do distúrbio nos primeiros anos de vida do bebê, pode provocar:

  1. Meningite;
  2. Encefalite;
  3. IMT.
Motor sensorial alalia - um "veredicto" para o desenvolvimento normal da criança?

Além das causas das lesões do centro da fala, costuma-se incluir doenças somáticas crônicas que levam à hipotrofia ou depleção do sistema nervoso central. Alguns médicos estão convencidos de que o alalia pode estar associado à história familiar, isto é, à predisposição hereditária da criança. Além disso, a patologia pode se desenvolver contra o pano de fundo de doenças frequentes e prolongadas na infância, que podem “Inofensivo” ARVI. Muitas vezes, o distúrbio se desenvolve no fundo do raquitismo prolongado ou pneumonia.

Não o último lugar em fatores provocantes ocupa-se por intervenções cirúrgicas no organismo da criança, levado a cabo com a ajuda da anestesia geral.

Embora o distúrbio não esteja associado ao retardo mental geral, a situação social desfavorável na família da criança desempenha um papel decisivo em seu desenvolvimento. Grosso modo, a negligência pedagógica e a ausência de contatos verbais dão um forte impulso à rápida progressão da doença.

Classificação de distúrbios

Os princípios de correção de alias sensório-motoras estão amplamente relacionados à causa do início do distúrbio em uma criança.

Também deve ser notado que todos os alalia são classificados em três tipos principais:

  • Motor (violação do discurso expressivo);
  • Sensorial (violação do discurso impressionante);
  • Sensomotor (violação combinada de discurso expressivo e impressionante).

Os sintomas neurológicos da doença incluem as seguintes manifestações:

Motor sensorial alalia - um "veredicto" para o desenvolvimento normal da criança?
  • Constrangimento geral;
  • Violação de coordenação de movimentos;
  • Defeitos sérios associados com habilidades motoras finas dos dedos, a incapacidade de fornecer à criança habilidades básicas de auto-serviço (amarrar cadarços e apertar botões);
  • Transtornos da memória auditiva, atenção prejudicada, concentração e reação;
  • Síndrome de hiperatividade em idade precoce, ou, ao contrário, letargia excessiva, fraqueza, fadiga alta;
  • Violações grosseiras da própria fala, mantendo a compreensão de um estranho;
  • Atraso substancial na formação de todas as habilidades de fala (andar, balbuciar, monólogo, sílabas, palavras, frases);
  • Impossibilidade de reprodução ou repetição da imagem sonora verbal;
  • Problemas de articulação, acompanhados por uma distorção grosseira da estrutura silábica das palavras;
  • Gagueira;
  • Lean vocabulário (marcado em uma idade mais madura, quando uma criança saudável já está começando a aprender palavras).

Os sintomas neurológicos da sensoria alalia incluem as seguintes manifestações:

  • Aumento da atividade da fala, juntamente com a falta de compreensão da fala falada (enquanto a criança fala incoerentemente, confunde palavras e sons, usa combinações de palavras e sons sem sentido);
  • Repetições obsessivas de palavras ou sons, omissões e substituições de sílabas;
  • Violação grosseira da audição fonêmica (em uma forma séria, a fala não é totalmente compreendida, em outras está presente situacionalmente).

A forma sensorial quase nunca é encontrada na versão “pura”. A mais comum, mista sensório-motora ou motosensorial, cujos sintomas são combinados a partir das manifestações de duas formas diferentes do distúrbio.

Tratamento de alalia em uma criança

O princípio do tratamento adequado da aleria sensitivo-motora é puramente complexo. São utilizados métodos pedagógicos, logopédicos e medicinais. As crianças são tratadas em instituições especiais, hospitais, sanatórios.

Correção de alalia, independentemente da forma, inclui esses métodos:

Motor sensorial alalia - um "veredicto" para o desenvolvimento normal da criança?
  • Fisioterapia (eletrofonoforese, laserterapia, acupuntura ou acupuntura, magnetoterapia, eletroestimulação, hidroterapia, DMV);
  • Trabalhar em habilidades motoras gerais e manuais com um professor;
  • Sessões de fonoaudiologia (incluindo massagem especial);
  • Alfabetização.

Crianças com alalia podem enfrentar problemas adicionais após o tratamento.

Frequentemente encontram violações da linguagem escrita, como dislexia e disgrafia. A chave para o sucesso é o tratamento oportuno, precoce (de 3 a 4 anos), que inclui um impacto complexo em todos os componentes da fala.

Crianças com a forma motora do distúrbio têm o prognóstico mais favorável do tratamento. Infelizmente, com a forma sistêmica da doença, o prognóstico é incerto. O trabalho de correção em alalya estabelecida previne o desenvolvimento de retardo mental secundário.

Evitar uma desordem como a sensório-motora, infelizmente, é quase impossível. Mas você pode fazer todo o possível para minimizar os fatores provocantes da doença. Deixe seu filho ser saudável e feliz!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply