Eu sou a mamãe!

Pele áspera em uma criança: sintomas e tratamento

Muitas vezes a pele da criança fica seca e áspera. Esse fenômeno pode afetar todo o corpo, assim como os lugares individuais. Em tal situação, é necessário visitar um médico, porque as razões podem ser muito sérias.

Por que uma criança pequena tem pele áspera?

Quais são as causas da rugosidade?

  • Erupções vermelhas e secura podem ser manifestações da acne, que é causada por um excesso de hormônios no corpo. Normalmente este fenômeno passa independentemente depois de atingir um mês e meio;
  • Ar seco no quarto;
  • Falta de fluido;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Água ruim para banho, uso de ervas secas (casca de carvalho, camomila, corda);
  • Geada e vento. Neste caso, os pontos aparecem apenas em áreas abertas do corpo;
  • O uso freqüente de xampu provoca couro cabeludo seco;
  • Uso excessivo de talco de bebê;
  • Diabetes mellitus congênito. A doença é acompanhada de aumento do apetite, uma sede, um aumento no nível de glicose no sangue;
  • Hipotireoidismo congênito. O metabolismo diminui, a camada superficial da pele não tem tempo para atualizar. As articulações do cotovelo e joelho são particularmente afetadas;
  • Patologia hereditária. Muitas vezes aparece com a idade de 2-3 anos;
  • Ictiose. Queratinização violada das células da pele: fica seca, depois coberta de escamas cinzentas e brancas, que depois esfoliam. A pele lembra uma escama de peixe. Processos metabólicos violados e o trabalho de órgãos internos;
  • A hiperqueratose leva ao espessamento da pele cornificada. Pés fortemente espantados, cotovelos, quadris e cabeça. A doença pode ser hereditária ou resultante de uma deficiência de vitaminas A, E e C. O fator desencadeante é a ingestão de drogas hormonais, estresse, pele seca, insolação excessiva, doenças gastrointestinais, exposição a produtos químicos domésticos;
  • Invasão glistular;
  • A dermatite atópica é uma reação alérgica do corpo, manifestada na forma de manchas ásperas.

O risco de alergia em uma criança aumenta se a mãe durante a gravidez tomou medicamentos hormonais e outros, fumados, uso descontrolado de complexos vitamínicos.

A amamentação protege parcialmente contra alergias. A mãe que amamenta deve comer equilibrada e corretamente. Excluir do menu frito, gordo, defumado e temperado. Um papel importante é desempenhado por uma predisposição hereditária para alergias, a presença de urticária, asma brônquica e afins.

Na dermatite atópica, os alérgenos podem ser:

  • Comida, leite da mãe, adaptou misturas de leite. Em crianças mais velhas, uma erupção muitas vezes ocorre após doces;
  • Vestuário sintético;
  • Meios de higiene e produtos químicos domésticos;
  • Lã de animais;
  • Fumaça de tabaco (fumo passivo).

Secura pode ter um caractere local. Se houver uma infecção com estreptococo, formam-se crostas com umidade e odor desagradável. No entanto, tais fenômenos podem ser o resultado de uma falta de higiene, por exemplo, quando regurgitar os pais mal limpam o bebê.

Manchas, ásperas e secas, na pele de uma criança com dermatite

Os sintomas da forma atópica da doença dependem da idade do bebê. Em crianças é principalmente erupção de fralda, descamação na face e cabeça, coceira, vermelhidão. Pele especialmente afetada nas nádegas e bochechas.

Com terapia apropriada, esses fenômenos param rapidamente. Se você não for ao médico na hora marcada, as camadas mais profundas da pele serão afetadas, bolhas e feridas aparecerão. A inflamação se estende aos membros e tronco. A criança se torna caprichosa por causa da coceira. Muitas vezes há infecção por uma infecção bacteriana ou fúngica.

A dermatite atópica em crianças com mais de um ano é caracterizada por um curso prolongado e exacerbações frequentes. Pode haver uma complicação na forma de eczema. Sem terapia adequada, rinite alérgica e asma brônquica se desenvolvem.

Tratamento de crianças com pele seca

Se a aspereza é causada por causas cotidianas, pode ser facilmente eliminada com a ajuda de um creme para bebês. A falta de fluido no corpo também é muito fácil de reabastecer.

No futuro, uma criança está mais bem vestida se reagir bruscamente à geada e ao vento.

Mas no caso de uma alergia é necessário tomar medidas sérias. Tanto o médico quanto os pais participam da terapia.

Secura causada por condições climáticas

Os pais devem minimizar os efeitos adversos do meio ambiente. O apartamento deve ser ventilado regularmente. No quarto da criança, o ar deve estar fresco, fresco e úmido. Se a pele seca é uma peculiaridade do corpo, o equipamento climático é instalado na sala.

Os brinquedos precisam ser lavados com água quente. É melhor remover tapetes, cortinas pesadas e brinquedos macios do quarto. Limpeza molhada deve ser feita diariamente.

Tabagismo passivo

Membros da família fumantes devem fazer isso fora do apartamento. O contato com essas pessoas deve ser minimizado. Por quê? O fato é que o fumante exala ar poluído por substâncias nocivas dos cigarros.

Vestuário e produtos de higiene

Roupa de cama e roupa de cama devem ser feitas inteiramente de materiais naturais, por exemplo, linho, algodão. Para apagar as coisas da criança é melhor pós hipoalergênicos besfosfatnymi, para lavar três vezes. Na doença grave, a água lavada é usada para ferver. Os pratos infantis são lavados sem o uso de produtos de limpeza doméstica.

Indo para um passeio, as migalhas estão vestidas no tempo. Roupas excessivamente quentes levam à transpiração. Você deve andar todos os dias por pelo menos 3 horas. No inverno, antes de caminhar, o rosto é tratado com um creme de bebê gordo (uma hora antes da liberação) para que não haja manchas secas nele.

Para tomar banho, é melhor usar água filtrada ou estagnada. É permitido acrescentar decocções de ervas como yarrow, urtiga, bardana. O uso de plantas de secagem é excluído. Durante os procedimentos de água, não use bucha. Sabonete e xampu aplicam-se apenas uma vez por semana. Após o banho, a pele é tratada com creme, leite ou loção hidratante.

Como a pele áspera é tratada em uma criança com dermatite

Primeiro de tudo, você precisa ajustar a nutrição do bebê e da mãe que amamenta. Ela, juntamente com o pediatra, deve analisar sua dieta para identificar um produto que cause uma reação negativa. A regularidade das fezes em uma mulher é monitorada, uma vez que durante a constipação, as toxinas são absorvidas no sangue pelo intestino e entram no leite materno.

Quando o bebê está em alimentação artificial, ele é transferido para misturas de soja para. Se não houver resultado, eles são substituídos por hidrolisados ​​de proteínas do leite de vaca.

Se a criança tem a pele seca, vermelha e áspera apareceu depois da introdução de alimentos complementares, voltam à dieta habitual. Então eles introduzem a alimentação complementar, observando a reação do organismo. Comece com porções mínimas. Isto irá revelar o irritante alimentar.

Isto também se aplica a crianças mais velhas. Os pais devem ter um diário, onde vão escrever o que comeram, que porção e qual é a sua reação. Os alérgenos mais comuns são frutas cítricas, morangos, frango, peixe, queijo, ovos.

Do menu, exclua completamente o doce. Aumenta a fermentação e aumenta a absorção de alérgenos. Você não pode comer geléia, mel, bebidas doces, frutas exóticas, alimentos que contenham conservantes, corantes, etc.

Beber bastante e fezes regulares devem ser fornecidas. Em caso de constipação, Lactulose, Norma, Dufalac são usados. Se chegou a hora de introduzir os primeiros alimentos complementares, ele começa com purê de legumes. O melhor de tudo com abobrinha e repolho.

Medicação para alergias

Sorbentes são usados ​​para excitar irritantes. Manchas ásperas são manchadas com pomadas como Festil. O alergista pode marcar em casos graves glucocorticosteroids (unguentos, natas), preparações de cálcio, anti-histamínicos (diazolin, suprastin, tavegil). Para eliminar o capricho, o fenobarbital é prescrito para a noite.

Queridos pais, não se envolvam em automedicação e, nas primeiras manifestações da doença, contatem imediatamente o pediatra.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Stellat 28.06.2024 at 12:17

    Excellent article! I appreciate the thorough and thoughtful approach you took. For more details and related content, here’s a helpful link: LEARN MORE. Can’t wait to see the discussion unfold!

  • Leave a Reply