No rosto de um bebê que nasceu com pele absolutamente limpa, pontos vermelhos podem aparecer nos primeiros dias de vida. Muitas vezes, tais erupções assustam os pais jovens, por causa do que eles imediatamente começam a soar o alarme. No entanto, nem todos os tipos de erupção são perigosos, alguns deles desaparecem sozinhos, enquanto outros ainda requerem tratamento médico.
Neste artigo, as causas mais comuns do aparecimento de pontos vermelhos em crianças, bem como possíveis métodos de tratamento, serão consideradas.
Causas de erupção
Segundo os especialistas, pequenos pontos vermelhos no rosto dos bebês aparecem com bastante frequência. A maioria deles não representa nenhum perigo para a vida das migalhas e não afeta seu desenvolvimento.
No entanto, tais formações criam desconforto no bebê, já que algumas delas podem coçar ou até mesmo doer.
As razões para a formação de uma erupção cutânea podem ser várias, a saber:
- Reação alérgica. Se um ponto vermelho-escarlate com supuração apareceu no rosto e pescoço da criança, isso geralmente indica uma desnutrição do bebê. Se o recém-nascido estiver em alimentação natural, a jovem mãe deve mudar sua dieta diária. Se em artificial – para modificar as misturas de crianças da alimentação;
- Reorganização Hormonal. Nos primeiros 6 meses de vida, o miolo forma um fundo hormonal, por causa do qual periodicamente pode ocorrer suas flutuações. Por esse motivo, pequenos pontos podem aparecer na testa, ao redor da boca e nas bochechas do bebê;
- Doenças Infecciosas. Erupção cutânea também pode indicar uma doença infecciosa do corpo. Em tais casos, o ponto vermelho pode estar molhando ou com supuração;
- Não cumprimento da higiene. Como a termorregulação nas migalhas é interrompida, às vezes elas sofrem com a transpiração, que é acompanhada pela formação de pequenas bolhas. Após o procedimento de banho, você deve limpar cuidadosamente a pele e lubrificá-lo com um creme nutritivo.
Doenças freqüentes
Mais detalhadamente é necessário parar em uma categoria de doenças contagiosas como podem representar o perigo de pequenas crianças.
Pequenos pontos vermelhos no rosto de uma criança podem às vezes falar sobre a presença de tais doenças:
- Varicela. É acompanhada de febre, vômitos e formação de nódulos densos avermelhados no rosto e no corpo. No ponto de crianças pode formar até na boca e membranas mucosas. No caso de um diagnóstico preciso, a vermelhidão deve ser tratada com vegetação e nunca sob nenhuma circunstância;
- Febre escarlatina. Se as manchas estiverem muito próximas, isso pode ser um sintoma de escarlatina. Neste caso, a erupção aparece no pescoço, assim como nos membros. A criança pode sentir-se cansada e nauseada;
- Petéquia. Nos casos de petéquias com leve pressão, a mancha não fica pálida, isso pode indicar a presença de erupção petequial. Petéquia pode ser formada devido a cuidados insuficientes para a pele do recém-nascido, como resultado de que a flora microbiana se desenvolve em sua superfície;
- Sarampo. A erupção é acompanhada por dores de cabeça e febre bastante alta. Além disso, fotofobia e lacrimejamento aparecem em crianças;
- Rubéola. Nesta doença, manchas vermelhas no rosto e no corpo das migalhas simplesmente não podem ser consideradas. Mas sua maior concentração está nas nádegas e nas costas. Nesta situação, apenas nutrição adequada e repouso na cama ajudarão;
- Eritema. Manchas rosa pálido inchadas são um sintoma de eritema. Surge de um influxo suficientemente forte de sangue arterial para os capilares. Esta doença é transmitida por gotículas aéreas e é tratada clinicamente.
Ajuda com erupções
Em alguns casos, você pode se livrar de manchas, mesmo em casa, mas somente após um diagnóstico preciso, que é feito por um especialista competente. Se a vermelhidão no rosto não for um sinal de alergia ou doença infecciosa, na maioria das vezes eles passam por si mesmos sem o uso de quaisquer pomadas ou pós.
Em tais situações, é possível acelerar um pouco o processo recorrendo a esses métodos:
- Banhe a criança em decocções de ervas naturais, como um turno, sálvia ou camomila;
- Um par de vezes por semana você pode lavar as migalhas com uma solução de permanganato de potássio, mas apenas muito fraco;
- Depois de comer, limpe a área da boca do bebê das sobras (leite e mistura);
- Hidratar a pele é desejável apenas para crianças cremes hipoalergênicos;
- Todas as roupas de criança e roupa de cama só devem ser lavadas com pós para bebés;
- Tira os malmequeres nas mãos das migalhas para que não possa arranhar a pele e infectar;
- Observe a temperatura na sala. Para um bebê, será 18-21 graus.
Produtos cosméticos
Meios cosméticos para a remoção de pontos vermelhos no rosto também podem ser usados apenas por conselho de um médico. Por via de regra, nomeiam-se depois do tratamento médico já na etapa da restauração final.
Remoção de vermelhidão ocorre com o uso de tônico, cura, bem como vasoconstritor, que incluem:
- Loções e decocções;
- Tônicos e pomadas;
- Cremes e espumas para lavar.
Para o controle dos pontos vermelhos, os agentes que compõem o extrato de aloe, maçã, lavanda, chá verde, amêndoa e mimosa são ideais. Creme com os suplementos acima pode ser comprado na loja, ou cozido de forma independente com base em creme neutro de uma criança.
Para se livrar rapidamente de pequenos pontos vermelhos no rosto de uma criança pequena, é aconselhável recorrer a uma abordagem abrangente e realizar um procedimento para limpar e nutrir a pele do rosto diariamente até que a vermelhidão desapareça completamente. Se dentro de 10-15 dias a criança tiver pontos vermelhos no rosto e eles não passarem, não deixe de consultar um médico.
Recomendações para aplicar cosméticos no rosto
É muito importante, durante o cuidado da pele, observar as regras que não prejudicarão a pele do bebê, além de acelerar o processo de eliminação da vermelhidão:
- É necessário lavar o miolo com água excepcionalmente morna, de preferência fervida;
- Não limpe seu rosto, mas facilmente enxugue com um guardanapo de algodão;
- Creme para aplicar movimentos circulares suaves;
- Não use tônicos de limpeza e álcool;
- No caso de usar decocções, sua concentração não deve ser muito alta.
Observando estas regras simples, você pode em um curto espaço de tempo para salvar seu bebê de desconforto e inchaço vermelho no rosto. Nesse caso, vale lembrar que não vale a pena usar cosméticos sem o conhecimento do médico, pois isso só pode agravar a situação.
As razões para o aparecimento de bolhas vermelhas, inchaço e pontos na face do miolo podem ser várias. Portanto, se um problema for encontrado, não se envolva na autoavaliação do diagnóstico, mas não deixe de consultar um pediatra. Se você propõe sua própria versão da origem da erupção, arrisca-se a administrar uma doença que pode ser eliminada nos estágios iniciais.
Mas agora você sabe como se livrar dos pontos vermelhos no rosto de uma criança pequena, no caso de um diagnóstico preciso. E mesmo após o tratamento medicamentoso, se a erupção na face do bebê ainda não passar, entre em contato com um especialista novamente.
1 Comment
Your humor added a lot to this topic! For additional info, click here: FIND OUT MORE. What do you think?