No período da expectativa do bebê no corpo da mãe futura há uma enorme quantidade de todos os tipos de modificações. Muitas vezes, uma posição “interessante” é acompanhada de dor ou desconforto em vários órgãos internos ou partes do corpo. Inclusive, muitas vezes as mulheres grávidas sentem que não têm ar suficiente. Neste artigo, tentaremos entender as causas dessa condição e entender se é uma variante da norma fisiológica ou se indica doença grave.
Por que se sente nos estágios iniciais da gravidez, como se não houvesse ar suficiente?
Algumas mulheres começam a sentir essa sensação desagradável já nos primeiros estágios da gravidez. Na maioria das vezes isso ocorre entre a sexta e a oitava semana. Pode haver várias razões para essa condição.
Primeiro, no corpo da futura mãe, neste período, há mudanças hormonais sérias.
Em segundo lugar, no momento aumenta grandemente a produção de ácido clorídrico, o qual, por sua vez, causar dor e sensação de peso no estômago, azia, eructação, e sensação quando não há ar após uma refeição. Finalmente, a terceira e mais popular causa desta condição é a toxicose precoce de mulheres grávidas.
Ao contrário da crença popular, a doença de manhã pode ser acompanhada de não só vómitos, náuseas e aversão odores, mas também alguns outros sintomas, um dos quais – a falta de oxigênio.
Quando não há ar suficiente por volta da 21ª semana de gravidez?
21 semanas de gravidez é o seu equador. Uma barriga em crescimento não pode mais ser escondida de olhares indiscretos e até mesmo para aquelas garotas que estão se preparando para se tornar mãe pela primeira vez. As fêmeas repetidas na maioria dos casos já possuem um abdômen grande e bastante arredondado, que fica proeminentemente a uma grande distância.
No quinto mês da expectativa da criança, qualquer calendário de gravidez lhe contará sobre uma sensação agradável, quando você perceber que seu filho está se movendo ativamente em sua barriga. De fato, quase todas as futuras mães se familiarizam com as sensações dos primeiros movimentos do bebê.
Em geral, o meio da gravidez é um tempo de ouro, quando a toxicose já recuou, e antes do nascimento ainda estar bem longe, então a maioria das mulheres “Interessante” posição se sentir bem.
No entanto, é neste momento que algumas futuras mães notam falta de ar e uma sensação de falta de ar devido ao fato de que o útero aumentado começa a pressionar o diafragma. Infelizmente, levará muito tempo para suportar essa condição. Tal sensação desagradável agora recuará apenas mais perto do parto, quando o útero se moverá profundamente para dentro da pélvis.
Por que não há ar suficiente no final da gravidez?
Por via de regra, em últimos termos, quase todas as mulheres grávidas sentem a falta de ar. O abdômen já é tão grande que pressiona todos os órgãos internos, inclusive os pulmões. Particularmente propenso a desconforto dos órgãos internos das futuras mães, que são em miniatura em tamanho e ao mesmo tempo produzem um fruto razoavelmente grande.
Além disso, uma criança grande demais, em alguns casos, espreme uma veia bastante comprada, através da qual o sangue flui dos membros inferiores. Como resultado de uma forte pressão, não apenas o sentimento surge quando é difícil respirar, mas também ocorre a estagnação do sangue venoso.
Tudo isso pode levar a uma exacerbação de hemorróidas, varizes e aumento da trombose.
Se tais sintomas forem encontrados, a gestante deve estar sob a supervisão estrita do médico assistente.
Além disso, em termos posteriores, todas as doenças crônicas freqüentemente começam a piorar. Em particular, várias deficiências na função do sistema respiratório, doenças cardíacas e osteocondrose da coluna cervical podem levar a uma falta de oxigênio.
As últimas semanas de gravidez geralmente trazem alívio considerável, porque, como você sabe, imediatamente antes do nascimento, o corpo se renova e todas as doenças recuam.
A anemia pode causar falta de ar durante a gravidez?
Como você sabe, muitas mulheres grávidas sofrem de anemia por deficiência de ferro. Um dos
Os sintomas dessa perturbação, na verdade, são a falta de oxigênio. Além disso, anemia manifesta-se na forma de incrível palidez da pele e membranas mucosas, fadiga constante, letargia, fraqueza, tontura, zumbido, inchaço facial.
Como o ferro é o principal componente da hemoglobina, que transporta oxigênio aos tecidos, com seu baixo conteúdo, pode surgir deficiência crônica de oxigênio.
Por sua vez, esta doença afeta absolutamente todos os órgãos e sistemas de uma mulher grávida e pode ser muito perigosa para a futura mãe e seu bebê. É por isso que esta patologia em caso de detecção deve ser tratada imediatamente.
E se não houver ar suficiente durante a gravidez e for difícil respirar?
Primeiro de tudo, se você encontrar tais sintomas, você deve fazer um exame de sangue geral, que determinará o nível de hemoglobina. Com anemia por deficiência de ferro, é necessário consultar um médico o mais rápido possível e iniciar imediatamente o tratamento sob sua supervisão. Na maioria dos outros casos, essa condição é uma variante da norma fisiológica e deve ser tolerada por algum tempo.
No entanto, existem algumas recomendações que lhe permitirão, se você não se livrar completamente da sensação de falta de oxigênio, então, pelo menos, tornar a sua condição tão fácil quanto possível, por exemplo:
- Pratique qualquer técnica de respiração usada no parto. Assim, você não apenas se ajuda a lidar com a falta de oxigênio, mas também se prepara para o processo mais complicado que o aguarda no futuro próximo;
- Sempre que possível ande em ar fresco, em praças e parques;
- Regularmente ventile o quarto. Se possível, durma com uma janela ou janela aberta, no entanto, tente não permitir um rascunho;
- Use travesseiros especiais para mulheres grávidas durante o sono. Tente aprender a adormecer
meia-sessão; - Não se deixe passar fome, mas não coma demais. A futura mãe no período de espera do bebê deve comer um pouco, cerca de 5-6 vezes ao dia;
- Não coma pelo menos 2-3 horas antes de dormir;
- Controle seu peso. Uma das principais razões pelas quais a dispneia ocorre durante a gravidez é o ganho excessivo de peso. Não se esqueça que quanto mais quilogramas você ganha, maior a pressão sobre todos os órgãos e sistemas do seu corpo;
- Use coquetéis de oxigênio;
- Não se preocupe e não se preocupe, porque é muito desfavorável não afeta apenas a sua saúde, mas também sobre a vida do seu futuro filho ou filha. Se você não pode relaxar, beba uma decocção de valeriana ou motherwort.
Assim, na maioria dos casos, falta de ar e sensação de falta de ar durante a gravidez é uma variante da norma fisiológica. Não tenha medo, depois de um tempo tudo voltará ao normal, e esse sentimento desagradável desaparecerá tão repentinamente quanto apareceu. Entretanto, não excluem e algumas doenças, o que pode indicar um sintoma semelhante.
Não se esqueça de consultar o seu médico para excluir a presença de problemas graves e, se necessário, submeter-se a tratamento.
1 Comment
I loved the wit in this piece! For more on this topic, visit: EXPLORE FURTHER. Keen to hear everyone’s views!