Eu sou a mamãe!

Tiques nervosos: de onde eles são de crianças pequenas?

Tique nervoso da criança – uma violação bastante comum, mas os pais não podem notá-lo imediatamente, pois as crianças doentes quase não diferem de seus pares, exceto que muitas vezes piscam, tossem e assim por diante.

Muitas pessoas pensam que este é um fenômeno temporário que não requer tratamento. Após exame por um especialista, por exemplo, um otorrinolaringologista ou oftalmologista, não são encontradas patologias graves.

Contents

O que é um tique nervoso?

Tiques nervosos: de onde eles são de crianças pequenas?

A doença é uma contração reflexa dos músculos, que aparece espontaneamente e não pode ser controlada. Basicamente, o distúrbio ocorre no rosto e pescoço na forma de espasmos da pálpebra, lábios, nariz, movimentos da cabeça ou ombros. Muito raramente o fenômeno toca as mãos e os pés. Muitas vezes, um tique nervoso começa com uma contração do olho da criança e depois passa para os lábios.

Tipos de violação

Os especialistas compartilham essa patologia de várias maneiras:

  • Local – quando apenas um grupo muscular está envolvido;
  • Generalizado – vários grupos musculares são afetados;
  • Simples – os movimentos compõem-se de um elemento (prervnivny tik cabeça, observada na criança);
  • Complexo – envolve um grupo de movimentos coordenados descontrolados (por exemplo, saltando).

Dividindo a doença em grupos

grupo patologia é dividido por tipo de manifestações: faciais (tiques faciais envolvem uma criança pequena) – piscadela, olhos teca, piscar freqüente, contraindo os lábios e outra contração dos músculos faciais; voz (vocal) – pronúncia de sons, frases ou palavras individuais; tiques dos membros – batendo palmas, puxando e saltando.

Explicação médica do fenômeno

Os médicos classificam desvios para várias outras subespécies:

  • Trânsito – não mais que um ano;
  • Motor crônico – durar mais de um ano;
  • Síndrome de Gilles de la Tourette – existem vários tiques motores e um vocal.

Segundo as estatísticas, esta patologia está presente em 20% das crianças, sendo os meninos mais doentes do que as meninas.

Quando o desvio ocorre?

Anteriormente, acreditava-se que uma violação ocorre durante crises de idade, ou seja, em 3-4 anos e 7-8 anos. Neste momento, as crianças enfrentam pela primeira vez crises de desenvolvimento: elas adquirem novas habilidades, suas mudanças de comportamento.

O principal neste momento é que toda crise da infância é uma nova etapa da independência. É por isso que esses períodos representam um perigo especial para o estado mental das crianças.

Mas agora a medicina não pode determinar claramente os limites das crises relacionadas à idade e, portanto, indicar períodos de surgimento de um tique nervoso. Nas crianças modernas, as crises de independência podem ocorrer muito antes.

Causas de tiques nervosos em crianças

Naturalmente, os pais estão interessados ​​principalmente na questão de por que a violação ocorreu. Geralmente é difícil determinar os eventos específicos que levaram ao aparecimento de um carrapato, porque esta doença é geralmente provocada por um conjunto de causas.

A hereditariedade é o primeiro motivo pelo qual os médicos falam. Se em uma família alguém teve distúrbios psicoemocionais, então a probabilidade é alta de que eles sejam herdados. Vale a pena considerar este fator, embora o local não possa entrar em uma doença completa.

Além disso, especialistas tendem a acreditar que a causa do distúrbio ticótico é a educação. Por exemplo, se uma mãe tem problemas psicológicos, ela, em contato com o bebê, não esconde suas emoções e tem alguma influência sobre ele. Ou seja, a fonte da doença não é genes, mas uma reação a certos fatores, eventos.

Stress – uma bastante complexa em termos de compreender a razão, porque os pais e as crianças vêem o mundo de forma diferente, por exemplo, vai brigar com um amigo para uma criança uma situação estressante, mas para os pais desta vez – bastante comuns.

Tiques nervosos: de onde eles são de crianças pequenas?

Deve-se notar que o estresse nem sempre é negativo, isto é, pode ser positivo, por exemplo, os sintomas de violação às vezes aparecem devido a impressões positivas, por exemplo, depois de ir ao zoológico ou celebrar o aniversário.

Longo assistindo TV ou passar o tempo no computador. A imagem nos monitores e telas é brilhante e piscando, por isso pode afetar a intensidade das células nervosas no cérebro.

Se você passa bastante tempo em frente a uma tela de TV ou a um computador, o chamado ritmo alfa, responsável pela calma e pacificação, é perdido.

Baixa atividade física, que é frequentemente acompanhada por uma superabundância de carga intelectual. Como todos os pais querem que seus filhos sejam espertos e inteligentes, eles prestam mais atenção ao desenvolvimento da inteligência, mas ao mesmo tempo esquecem completamente que o organismo jovem precisa de atividade física e atividade física.

Lembramos que um tique nervoso é uma contração reflexa dos músculos, então a razão também pode ser que a energia não é consumida no lazer diário, se acumula e se transforma em uma doença.

Fatores de educação. O estado emocional dos pais pode afetar o bebê. Por exemplo, a inquietação, a contenção na manifestação de sentimentos, o controle estrito e as demandas infladas afetam negativamente o estado mental.

Além disso, existem os chamados tiques nervosos sintomáticos ou secundários que surgem de traumas (incluindo defeitos congênitos), tumores e metabolismo cerebral, ou seja, são um sintoma de outra doença.

Basicamente, o distúrbio provoca doenças do sistema nervoso e do cérebro, mas muitas vezes a causa pode ser até patologias de curto prazo que causam hipóxia cerebral, por exemplo, infecções virais.

Muito muitas vezes estas mesmas razões tornam-se provocadores de um carrapato em crianças. Na tonsilite crônica, a criança muitas vezes engole, mas depois da remoção das amígdalas a doença subjacente passa, e o carrapato na forma de engolir permanece.

Tratamento de tiques nervosos em crianças

Se os sintomas aparecerem, visite um neurologista. No futuro, é necessária uma consulta de um psicólogo, uma vez que os tiques são um grupo de doenças psicossomáticas.

O estudo exclui principalmente doenças cerebrais e do SNC, bem como transtornos mentais.

Normalmente, após o diagnóstico ser confirmado, o médico prescreve ao bebê pílulas repousantes de efeito leve. O tratamento medicamentoso é, em primeiro lugar, necessário, se a violação não ocorrer por um longo tempo por conta própria. Mas às vezes essas medidas não são suficientes. Como as causas do distúrbio do carrapato podem ser diferentes, uma reação multifatorial é necessária e há casos em que é eficaz mesmo sem o uso de medicamentos.

Se a desordem é um sintoma de outra doença, o tratamento é eliminar as causas profundas, como um tique causados ​​ao bebê mais frequentemente causada por ferimentos sofridos durante o parto, por isso, o tratamento consistirá precisamente na sua eliminação.

Como evitar um colapso?

Estas recomendações serão úteis não apenas para fins preventivos, mas também devem ser incluídas no tratamento complexo da doença:

Tiques nervosos: de onde eles são de crianças pequenas?
  • Observe o modo correto do dia, a alternância de trabalho e descanso;
  • Aumentar a atividade física;
  • Considere seriamente fatores como estresse e educação, analise suas ações e, então, elabore uma estratégia para eliminar erros e corrigir a situação;
  • Elimine a ansiedade da criança. Neste caso, vários banhos calmantes, longas caminhadas na natureza, massagem relaxante ajudarão;
  • Ansiedade no nível fisiológico pode ser removida com a ajuda de modelagem ou terapia de areia;
  • Quando uma criança com uma teca está envolvida nos músculos do corpo, então você precisa pensar em movimentos engraçados que permitam que o bebê se curve. Além disso, um alívio de carrapatos ajudará a relaxar e a tensão muscular;
  • Não atraia a atenção do bebê para o carrapato porque ele se concentrará nele e tentará assumir o controle. Como resultado, os músculos se esticarão e os carrapatos se intensificarão. Vale lembrar que o controle é sempre um esforço. Além disso, um lembrete de um defeito reforçará a ansiedade e o medo da criança.

Quando há sintomas de um tique nervoso em um bebê ou criança mais velha, é absolutamente necessário consultar um médico. Ele fará um diagnóstico, identificará a causa e prescreverá o tratamento apropriado, dependendo da origem da doença.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply