Mão feita

Nós aprendemos o bordado a céu aberto

Arachne, a filha do pintor Idmona, que aprendeu com a deusa Minerva a arte de tecer e bordar, superou seu mentor com habilidade. Os deuses não toleram quando os mortais os superam em algo e punem as pessoas. Minerva transformou Arachne em uma aranha e, desde então, a bela bordadeira tece a teia. Mas a arte de criar coisas bonitas, decoradas com requintados motivos bordados, tornou-se disponível para as pessoas.

Contents

Variedades

A arte de bordar em tecido, couro e feltro é conhecida há muito tempo. Por muito tempo os mestres desenvolveram muitas técnicas, técnicas e desenhos. Um dos seus tipos é bordado de renda. A técnica é criar um padrão com furos passantes.

A técnica openwork do bordado também tem uma divisão segundo os métodos de execução:

Nós aprendemos o bordado a céu aberto
  • Tecnologia de contagem. A técnica é baseada na contagem do número de threads. Geralmente realizado em tecidos simples que facilitam o desempenho da conta. Na fabricação de rendas, o artesão trabalha em seções de tecido com fios de trama e deformados pré-torcidos. O desenho é composto de motivos geométricos;
  • Técnica cut-away de Gladevaya. Na técnica de esmalte, o contorno do padrão é livre, curvilíneo. O bordado nesta técnica pode ser feito no tecido não apenas de linho, mas também de sarja ou cetim, assim como não-tecidos: malhas, feltro, feltro, couro. A figura, executada pela suavidade, é complementada com partes recortadas, preenchidas ou preenchidas com uma grade.

Técnica de contagem de costura

Um exemplo de técnica de contagem é o ponto de cruz conhecido por todos. Se você puxar uma parte dos fios do tecido, então, pelas seções desenhadas formadas, você pode bordar, formando um padrão de diferentes linhas de fios de urdidura em um certo ritmo. Um dos tipos mais antigos de costura “Ao longo do cume” é uma bainha. Para criar um padrão da bainha, apenas fios de trama são puxados na tela.

Um tipo mais complicado de técnica de contagem a céu aberto é chamado bordado ponto ou ponto. Para criá-lo em uma determinada ordem, os fios de urdidura e os fios de trama são puxados para fora. Os fios restantes do tecido são torcidos, formando uma grade. O bordado é feito na grade resultante.

Na Europa, uma das técnicas de contagem da costura a céu aberto ao longo dos fios encadeados é o hardanger.

Nós aprendemos o bordado a céu aberto

O estilo do bordado é nomeado após o fiorde norueguês. Esta é uma técnica tradicional para os países escandinavos, usada para decorar roupas e utensílios domésticos. A fonte deste estilo é a Pérsia. Na Europa, o Hardanger tornou-se conhecido a partir do século XVII.

Os centros de costura provinciais russos eram as províncias do norte. Em diferentes localidades, as bordadeiras elaboravam seus padrões e métodos de preenchimento da rede com um padrão. Então, eles distinguem o equipamento cruzado de Yaroslavl, Vednov.

Bordado Bordado Bordado

Para isso, um tecido mais grosso é usado, uma malha grossa é formada, puxando para fora – até 5 cm.Para o estilo de cruz, os padrões são na forma de estrelas, flocos de neve. A principal diferença entre o ponto e a cruz é a presença de truques – os novos pontos, complementando a base da malha com linhas retas e diagonais. Os novos pontos do ponto sagrado, feitos nas grandes células da rede, são chamados de guipura.

Laço de agulha

Nós aprendemos o bordado a céu aberto

Há outro tipo de bordado, lembrando um ponto cruzado ao longo da grade – uma renda de agulha. A reticella italiana é feita em uma grade e bate, criada puxando os fios da urdidura.

Técnica needlepoint Hedebyu comum na Suécia e na Dinamarca, lembra Hardanger, mas o trabalho não é realizado à esquerda na filamentos prodergivanii e na esticado dentro motivo.

Portanto, a composição é composta não apenas de formas geométricas localizadas paralelamente aos fios da teia, mas pode ter uma forma curva complexa.

Bordados de filé e outras técnicas

Costurar na grade também é chamado de bordado de filigrana. A técnica do bordado de lombo pode ser imitada pelo crochê. Gancho conectado de fios finos, por exemplo, bobina, um lombo de guardanapo dificilmente pode diferir do bordado.

Os produtos dos artesãos Vednov são muito delicados e delicados. Costura é realizada em um pano de linho fino ou batistu com a formação de células de grade de menos de 4 mm. Para um pequeno ponto de Tver, os métodos de preenchimento das células da grade “Darning” com “pano de linho”, “Pavimentação”, e outros tipos de costuras.

Há um bordado a céu aberto na técnica de linha. É uma manufatura industrial de renda, tule.

Bordado de ponto de fenda

Nós aprendemos o bordado a céu aberto

Bordado com suavidade com fenda pode ser executado na técnica de costura inglesa ou Richelieu.

Costura Richelieu e Inglês se assemelham a uma renda de agulha veneziana. Na maioria das vezes o trabalho é feito com fios brancos em um guardanapo branco. Mas é possível usar linhas coloridas ou tecidos.

Bordado a céu aberto, onde pontos de loop são usados ​​para processar o contorno, é chamado Richelieu. Dizem que o cardeal Richelieu gostava muito de produtos com esse bordado, e ele era um bordador muito habilidoso nessa técnica, por isso a chamavam.

Provavelmente, esse fato não é histórico, porque a costura a céu aberto dessa maneira já existia – originou-se no século XIV.

Os contornos do padrão são pré-tratados com pontos de costura Encaminhar a agulha para amplificação. Normalmente 2-3 linhas de costuras são colocadas próximas umas das outras. Então, os pontos são colocados em cima. As partes do padrão que devem passar são nitidamente cortadas. Se a área do elemento recortado for significativa, ela será preenchida com pontes. Bordado a céu aberto Richelieu costumava decorar roupas, mesa e roupa de cama.

Há outro tipo de bordado a céu aberto, semelhante ao Richelieu, como é chamado – costura inglesa.

Mas os elementos são bordados com um rolo liso com um revestimento. O piso é feito com pequenos pontos. Quanto maior o elemento bordado for necessário, mais espessos serão os fios para o piso. Os pontos são executados perpendicularmente às costuras do piso. As grandes partes cortadas da imagem também são preenchidas com pontes, mas são mais finas do que no Richelieu, porque não são feitas com pontos, mas com um fio de crochê.

Nós aprendemos o bordado a céu aberto

Para maior elegância do padrão nos lintéis, “Pico” e Aranhas. Outra diferença do Richelieu – os pontos da superfície lisa podem ser colocados em um ângulo com o contorno do padrão e ter um comprimento diferente, aumentando o efeito decorativo.

Nos trabalhos executados na técnica Richelieu, todos os pontos têm o mesmo tamanho. Portanto, bordado a céu aberto com um contorno delineado da imagem pode ser executado não apenas manualmente, mas também em uma máquina de costura comum com uma linha Ziguezague.

Todos os tipos de bordados a céu aberto ficam bem em guardanapos, toalhas de mesa e outros produtos. Roupas adornadas com costura qualificada sempre serão uma das tendências da moda.

Naturalmente, agora a arte de decorar tecidos com desenhos graciosos feitos com a ajuda de fios e agulhas foi largamente perdida.

Mas os amantes desse tipo de bordado também criam objetos de arte decorativa e aplicada, dignos das antigas bordadeiras-mestres.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply