A preparação para falar em público deve começar muito antes do que é necessário falar. O famoso psicólogo D. Carnegie escreveu um livro com recomendações para preparar declarações públicas. Sua trama principal pode ser formulada da seguinte forma: “Você precisa saber o que quer dizer e o que os ouvintes querem ouvir. Somente com base nesse conhecimento é possível transmitir informações corretamente e convencer-se a acreditar“.
Existem vários estágios de preparação para falar em público e, sem dominá-los, é impossível fazer-se ouvir a si mesmo.
Autoavaliação
Primeiro, você deve analisar suas próprias forças e entender que tipo de plano será discutido.
As apresentações são divididas nos seguintes tipos:
- Improviso. Quase não é necessário se preparar para isso. O orador chega ao pódio, conta a sua visão da situação, responde facilmente às suas réplicas e responde a perguntas. Somente os oradores brilhantes, os mestres de sua causa, são capazes de fazer isso: tais oradores eram Trotsky, Lenin, até certo ponto, Mechnikov;
- Prepare antecipadamente o esboço e o plano do discurso. Cada item é elaborado com antecedência. Eu penso sobre possíveis perguntas, anote as respostas brevemente;
- O texto é escrito de antemão e depois lido. As respostas para possíveis perguntas também são listadas sob os itens. O resultado de tal discurso é freqüentemente observado após a fala de muitos políticos. Eles são questionados sobre uma coisa – eles respondem absolutamente sobre o outro. Eles escreveram um texto diferente;
- Discurso de cor. O texto é compilado primeiro, depois aprendido. Depois de tal declaração, as perguntas não são fornecidas.
Palestrantes especialmente valorizados são capazes de se reestruturar e capturar o humor do público.
Capacidade de trabalhar com um resumo
Não é tão fácil compor um resumo. Com as teses você precisa aprender a trabalhar. Primeiro, faça uma lista de informações que cubram mais completamente o tópico.
Em seguida, eles isolam o mais importante, removendo informações secundárias:
- Ao preparar-se para um discurso público, é necessário formular brevemente os pontos principais;
- Cada tese deve necessariamente ser apoiada por fatos reais, e de preferência não por um;
- A princípio, é melhor escrever frases completas para que você não tenha que escolher palavras depois;
- Afirmações que são axiomas devem ser formuladas com antecedência.
Não é necessário ler o discurso, com o nariz no resumo preparado. Às vezes, você pode procurar nas notas, verificando-as, divagando a partir do texto escrito. Qualquer um que esteja confiante em si mesmo, registre seus bolsos e falte. Mas até mesmo um palestrante experiente deveria ensaiar seu discurso.
Ensaio para o futuro discurso
As etapas de masterização de performances em público incluem o ensaio. Você pode iniciar uma conversa com seus amigos, discutir brevemente o problema em que está interessado, praticar com sua família, fazer um relatório sozinho.
Alguns oradores não recomendam o uso de um espelho como interlocutor, e eles dão o argumento de que isso é uma distração. Outros – não menos experientes – são aconselhados em frente ao espelho a treinar os gestos característicos que serão usados durante o discurso.
Capacidade de falar
Preparar e realizar um discurso público inclui um estágio como a capacidade de transmitir seus pensamentos aos outros. É importante não apenas o que eles dizem, mas também como eles dizem.
Oratório é a capacidade de se forçar a ouvir, não se calar na metade da frase, a fim de encontrar a palavra certa.
Há aqueles que podem pronunciar a fala desde o nascimento, mas a maioria tem que aprender. Começar “aprenda a falar“É necessário aumentar o léxico. Existe uma técnica interessante que permite expandir seu vocabulário.
Você leva para casa qualquer item doméstico e tenta listar dentro de 3 a 5 minutos para caracterizá-lo:
- pelo que é usado;
- qualidades básicas;
- porque é necessário.
De sua própria fala, é necessário expulsar completamente a palavra parasitas: panqueca, mmm, aaa – e similares. Você precisa aprender a usar citações, usar provérbios populares, anedotas. Velho e escabroso deve ser evitado.
É muito importante poder falar no ritmo certo. Discurso rápido demais não é percebido, lento – o sonho está se aproximando. Você deve encontrar a média de ouro, aprender a escolher a entonação correta, concentrar-se em pontos importantes.
Capacidade de subjugar o público
Carnegie formulou as regras básicas para preparar um discurso público. Ao aderir a eles, você pode aprender a influenciar pessoas e conquistar pessoas que pensam como você.
Aqui estão algumas regras que irão ajudá-lo a executar de forma bonita e eficaz e ganhar no debate:
- Se no momento da performance você entender que está enganado, decisivo e rápido – para que os adversários não tenham tempo para fazê-lo – admita;
- Devemos tentar manter um tom amigável;
- Durante a discussão, é preciso deixar claro que a conclusão correta veio dos argumentos do público;
- Constantemente é necessário enfatizar os motivos nobres de ação;
- Suas idéias devem ser submetidas, acrescentando tragédia. Se você desafia o público, não permanecerá indiferente.
O discurso deve ser completado lindamente. Inarticulado: “Isso é o que eu queria dizer, vamos terminar isso“, Reduz o efeito da fala para zero. Até mesmo oradores experientes, que podem facilmente se desviar durante uma conversa, pensam antes do final dos jogos.
Nuances de eventos preparatórios
A metodologia para preparar um discurso público não apenas explica como preparar textos, construir comunicação com os ouvintes, como prestar atenção durante o debate.
É necessário sintonizar e para o local da performance, preparar com antecedência para aparecer em frente ao público em uma luz favorável.
«Medo da cena“É familiar para muitas pessoas e para permanecer calmo, estando no centro, na plataforma, de longe nem todos podem. Talvez seja possível encontrar um lugar a partir do qual um olhar no corredor não te preocupe?
Se houver uma apresentação do púlpito, é necessário comparar antecipadamente a sua altura com a sua altura. «A cabeça falante“Parece cômico, é improvável que até uma pessoa muito inteligente escute atentamente se apenas seu nariz é visível. O orador deve estar visível para o público pelo menos no peito.
Você tem que conversar enquanto está sentado. É necessário verificar se é conveniente sentar-se. Durante o discurso, não faça:
- inclinar-se;
- estenda os cotovelos sobre a mesa;
- agarrando-se aos braços da poltrona – isso indica uma falta de confiança;
- coceira;
- sentar-se solto;
- para jogar um pé na perna.
A postura deve ser feita da seguinte maneira: sentar em linha reta, inclinar-se ligeiramente para a frente, empurrar as pernas para trás, pressionando os calcanhares no chão. Em qualquer posição que o orador esteja falando, ele deve enfrentar os oponentes e observar suas emoções, captando rapidamente a mudança de humor.
De antemão é necessário cuidar da roupa. O estilo de roupa não deve distrair nem o orador nem o público do discurso pronunciado. É necessário dar aos ouvintes a oportunidade de se concentrar em palavras, e não provocar discussão sobre uma gravata esfarrapada ou uma minissaia ultra-curta de alto-falantes.
Sapatos e sapatos para mulheres devem ser neutros, combinando cores. As mangas devem pelo menos fechar os ombros. Ornamentos brilhantes e maciços também devem ser evitados. Em eventos oficiais, os homens estão tradicionalmente vestindo ternos. Se na jaqueta 3 botões – meio abotoado, quando apenas 2 – o topo.
Segredos do sucesso
- Quando você entra na platéia, você deve ficar confiante. Não é necessário acelerar ou desacelerar a marcha, semenit e olhar ao redor. Se apresentado, um leve meio sorriso vale a pena tentar estabelecer contato com o público, indo apenas ao pódio;
- Antes do discurso começar, você precisa pausar. Isso ajudará a sintonizar o desempenho e focar a atenção do público;
- Não se esconda do auditório. Ao contrário, vale a pena várias vezes olhar confiantemente nele, selecionar certas pessoas, fixar neles “âncora“, E só então começam a expressar seu ponto de vista. Um discurso impessoal é mais difícil de perceber;
- O rastreamento é necessário não apenas para as mãos, mas para pose. Um orador dinâmico e energético conquistará o salão, estático – deixará o público entediado;
- Ao se comunicar com o público você não pode mostrar sua superioridade, você deve evitar o sarcasmo inadequado e o ridículo do mal;
- Situações informais – tropeçaram nos limiares, o microfone não ligou – é desejável ser capaz de bater com humor.
O discurso será obtido somente quando o falante com o público tiver contato visual. Discursos públicos são realizados com sucesso por oradores que podem captar o humor dos ouvintes.
1 Comment
Wonderful perspective! The points you made are very enlightening. For further information, visit: DISCOVER MORE. Excited to hear your views!