Infelizmente, a noção de tirania doméstica é bastante comum. Muitas mulheres, de vez em quando, dizem que vivem junto com seus maridos-tiranos. Do nome já podemos concluir que isso não é um paraíso. Mas, o que, de fato, é a característica de um fenômeno tão psíquico? E como reconhecer um tirano com antecedência?
Sinais de um marido tirano
A principal característica de pessoas desse tipo é uma espécie de obsessão por uma sede de poder e um desejo de controlar tudo. Para essas pessoas, até mesmo a menor desobediência pode causar grande desconforto mental.
O Tyrant deve controlar todos os detalhes e sentir o controle total. Viver com um marido despótico implica uma resposta óbvia à pergunta “Quem é o dono da casa?”.
E se alguém de repente ousar invadir seu poder, ou tentar expulsá-lo do pedestal, ele tentará fazer todo o possível para eliminar a causa da violação de seu descanso mental. Ele tentará todas as maneiras de suprimir aquelas pessoas que não são afetadas por sua influência e controlar suas ações.
Pois o supressor psicológico é caracterizado por uma dura defesa de suas posições. Em uma disputa, ele essencialmente insistirá em si mesmo, mesmo que saiba que está certamente errado. O marido, o tirano, nunca fará concessões. Para ele, o acordo com a opinião de outra pessoa significa perda de poder.
A principal tarefa de um marido tirano é colocar sua esposa em uma posição de dependência dele. Ele garantirá que a esposa esteja sentada em casa e criando filhos, para que ela não tenha suas próprias fontes de renda. No início do relacionamento, essa proibição pode ser indicada de forma mais suave e parece bastante nobre.
O supressor declarará a você que “sua mulher não deve trabalhar, e ele cuidará de fornecer a própria família”. Ele também a proibirá de se comunicar com amigos e parentes que não estão felizes com ele. Ele tentará fazer tudo para reinar supremo ao longo de sua metade.
Tyrant manifesta-se em toda a sua glória, especialmente durante a gravidez do cônjuge e depois do parto. Numa altura em que uma mulher é a mais vulnerável e dependente do marido, que ele usa com muito sucesso.
Durante este período, o supressor domina quase tudo.
Além disso, ele pode se dar ao luxo não apenas de reprimir sua esposa, mas também de insultá-la e até mesmo de usar força física. Descrevemos alguns dos principais sinais de um marido tirano, pelo qual ele pode ser identificado. Mas, em geral, eles se manifestam de maneira particularmente clara quando a mulher já está na rede. Há também a possibilidade de reconhecer o supressor antecipadamente, se alguém souber o seu retrato psicológico.
Como se livrar de seu marido tirano?
Psicologia do Supressor
Do ponto de vista da psicologia, o desejo obsessivo de poder é classificado como neurose. O marido – o tirano psicológico aspira a todo custo reprimir, humilhar, subordinar-se à vontade das pessoas que estão com ele lado a lado.
Uma característica interessante é que ele próprio não reconhece isso e qualquer ato racionaliza. Os neuróticos, como regra, respeitam as pessoas de um armazém forte e com desprezo referem-se aos mais fracos. Seu comportamento também é ditado pela fraqueza interna, que ele nunca reconhece. Ele compensa sua própria inconsistência com tal demonstração de autoridade, por isso ele precisa de sua confirmação de sua “força” constantemente.
Assim, a principal causa do estado psicológico de tal pessoa é um conflito interno constante entre o desejado e o real. Sua fraqueza ele substitui e compensa pela dominação sobre os outros. Tal fuga da realidade para um déspota não tem fim, pois o reconhecimento da própria fraqueza de alguém para ele é como a morte. Ele se vê como uma pessoa forte e confiante. Isso está ligado à sensibilidade da auto-estima supressora.
Recomendamos não tirar sarro desse psicótipo, já que ele não entende tais coisas. Para os neuróticos, é vital sentir constantemente sua superioridade sobre os outros.
As pessoas circunvizinhas são para ele apenas objetos de auto-estima, contra os quais o déspota doméstico domina constantemente. Para ganhar o favor de um marido tirano, basta elogiar os sentimentos de sua própria importância e expressar sua admiração.
Mas o déspota doméstico constrói relações com a família na manutenção constante de um sentimento de medo. As pessoas neuróticas não usam necessariamente força física, manipulam as pessoas perfeitamente e sentem os pontos fracos dos outros. Deve ser lembrado que o supressor é, de fato, uma pessoa fraca, vulnerável e infantil, que externamente demonstra força e ameaça.
Um marido é um tirano: tolerar ou se livrar?
O cenário mais triste da vida é aquele em que uma mulher sofre constantemente de ataques do marido, mas não faz nada para impedir isso. O principal problema dessas mulheres é que, se o marido despótico de hoje está em algum lugar para ir por razões além de seu controle. Uma mulher, via de regra, acaba encontrando um substituto equivalente e novamente começa a suportar a dor e a humilhação.
Cinco etapas para a libertação
Então, e se o marido for um tirano? Na verdade, nessa situação, a resposta é óbvia – pedir o divórcio. Mas na vida tudo não acontece de forma retilínea, e essa questão é difícil do ponto de vista psicológico.
Vamos tentar dar as principais recomendações sobre como se livrar do marido de um tirano:
- É necessário perguntar a si mesmo a pergunta “Por que precisamos de tal marido?” E francamente respondê-lo. Como mostra a prática, muitas mulheres gostam de se sentir vítimas e sentem prazer em sofrer. E para se livrar da tirania, será necessário fazer esforços para trabalhar consigo mesmo;
- Assuma a responsabilidade por você e sua vida. É necessário olhar para a situação que emergiu do lado e perceber que tal comportamento de um marido tirano é possível apenas com o consentimento da “vítima”. Como regra geral, as mulheres têm medo de administrar suas próprias vidas de forma independente e preferem confiar em um ombro masculino forte. Em alguns casos, pagar por tal paz de espírito é uma vida com um supressor;
- Se você escolher a opção de uma mudança qualitativa em sua vida, esteja preparado para o fato de estar enfrentando uma revisão séria das perspectivas do mundo e da reavaliação dos valores. Independentemente de entender essa questão, é difícil o suficiente, então, nesta fase, a melhor opção é procurar ajuda de um especialista – um psicanalista;
- A primeira prioridade para uma mulher é aumentar sua auto-estima. Afinal, em geral, os tiranos associam a vida de uma mulher que tem um senso de autovalor subestimado. Você precisa amar a si mesmo, fazer seu próprio desenvolvimento e tentar sair da situação de dependência material do vampiro psicológico. Isso ajudará a mudar o relacionamento com o tirano e a sair do jogo dele;
- Se você mora com seu marido tirano, então sabe que não será possível reeducá-lo. Ele constantemente buscará poder e dominação. E se você sair do controle dele – você está esperando por intermináveis discussões e insultos. Portanto, a única solução correta nesse caso é o divórcio.
Muitas mulheres não deixam déspotas em casa por causa de seus filhos. Mas pense: você quer que seu filho assuma o comportamento de seu pai, e a filha subconscientemente procurou escolher um marido como seu pai?
Tente usar nossas recomendações e sua vida mudará em qualquer caso! Te amo e compreensão!
1 Comment
Very informative and funny! For those curious to know more, check out: FIND OUT MORE. Let’s discuss!