A aparência de sabores estranhos na boca indica uma violação no trabalho do trato gastrointestinal (TGI) ou da cavidade oral.
Por que a boca tem gosto azedo?
Este fenômeno nem sempre indica uma doença. Quando uma pessoa consome comida com um sabor correspondente, ele pode sentir por um tempo.
Também pode causar vários medicamentos, por exemplo, injeção de ácido nicotínico.
Às razões é possível transportar uma modificação aguda de uma comida.
Quando um sabor azedo está presente na boca o tempo todo, você precisa ver um médico, pois é um sinal de um desvio no trabalho do corpo.
As causas mais comuns de gosto amargo na boca
Gastrite hiperaguda
Esta doença é caracterizada pelo aumento da secreção de ácido clorídrico. Neste caso, há outros sintomas: dor na zona do estômago (paroxística, aguda, em jejum e após uma refeição); náusea; azia; eructação; vômito; salivação abundante; perturbação das fezes (obstipação, diarreia); fraqueza.
Aparência de gosto azedo na boca pela manhã
Este fenômeno é característico do refluxo gastroesofágico – uma condição quando o suco gástrico é lançado periodicamente no esôfago. Como à noite o corpo está na posição horizontal, o suco azedo penetra facilmente no trato digestivo.
Outros sintomas incluem: arrotos; azia; dor; náusea. Os sintomas são semelhantes aos da gastrite aguda, mas, com mais frequência, esse desvio acompanha a forma hiperacídica, acompanhada pelo aumento da secreção do estômago.
Úlcera péptica
A causa do aparecimento de gosto amargo na boca pode esconder-se no desenvolvimento de úlceras de estômago. Neste caso, os sintomas da patologia, como regra, são pronunciados apenas quando exacerbados, geralmente no outono e na primavera. A doença freqüentemente se repete, prossegue por muito tempo.
Sobre a úlcera as dores fortes que aparecem em um estômago vazio e depois da refeição testemunham. Há também uma sensação de raspiraniya, gravidade. O apetite persiste, mas as refeições podem causar dor. Com sintomas de úlcera péptica são mais pronunciados do que com gastrite.
Falta de esfíncter cardíaco – halasia
Esta doença é uma violação no trabalho da cárdia – o local onde o esôfago passa para o estômago. Quando os músculos nessa zona deixam de desempenhar suas funções, sucos gástricos ácidos são lançados no esôfago. É por isso que uma pessoa muitas vezes sente desconforto, que é especialmente forte pela manhã. O paciente também está preocupado com os sintomas característicos do refluxo gastroesofágico.
Hérnia diafragmática
O diafragma separa a cavidade torácica e abdominal, mas tem um orifício através do qual o esôfago passa. Com uma hérnia, aumenta significativamente, provocando a omissão de parte do esôfago e estômago na cavidade torácica. Essa patologia se assemelha à deficiência do esfíncter cardíaco. Existem também outros sintomas: dor no estômago e no estômago; azia; ataques noturnos de dispnéia.
Características de gosto azedo em doenças do estômago
Vale ressaltar que patologias como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico podem ser acompanhadas por um sabor ácido doce e ácido-salgado. Quando é azedo, doenças da vesícula biliar e fígado são diagnosticados.
O método mais eficaz e comum de investigação é a gastroesofagoscopia. No processo, é utilizado equipamento endoscópico, que permite ao médico examinar a condição da mucosa gástrica, revelar formações patológicas. Durante o exame, a ultrassonografia dos órgãos da cavidade abdominal pode ser usada, radiografia de todo o trato gastrointestinal.
Em geral, o tratamento de um gosto azedo desagradável na boca sugere o uso de medicamentos antiácidos que reduzem a acidez, além de uma dieta especial.
Doenças da boca
Este fenómeno preocupa frequentemente as pessoas que sofrem de periodontite (inflamação dos tecidos moles ao redor do dente), cáries e gengivite (inflamação das gengivas). Essas condições promovem a multiplicação de patógenos que, no curso de sua vida, secretam produtos ácidos.
Como resultado, sensações desagradáveis são observadas constantemente. Este tipo de doença é acompanhada por dor de dente, inchaço das gengivas e pele. Para diagnóstico e tratamento, eles recorrem a um dentista.
Como evidenciado pelo gosto azedo amargo e amargo na boca
A amargura pode ser causada pelo uso de alimentos gordurosos e fritos, bebidas alcoólicas, antibióticos e drogas antialérgicas, e muitas vezes acompanha os fumantes.
Este fenômeno exige a consulta de um terapeuta ou gastroenterologista. Sua causa mais comum é uma disfunção do fígado, da vesícula biliar e de seus ductos. Este tipo de patologia provoca o movimento periódico da bílis amarga no esôfago.
Colecistite crônica
Sinais característicos de inflamação da vesícula biliar são uma sensação de sabor amargo e uma língua amarela revestida de língua. Também na sintomatologia característica é: dor no hipocôndrio direito, náusea, vômito, diarreia, constipação, desconforto e inchaço, fraqueza, às vezes a temperatura sobe. Em uma exacerbação os sinais de uma patologia ficam mais expressos.
Discinesia do trato biliar
A doença é um enfraquecimento do motor e do tom da parede da vesícula biliar e dos ductos que produzem a bile. Hipocineticamente, o tipo de doença é caracterizado por dores contundentes e dolorosas. Hyperkinetic – agudo, costurando.
Doença de cálculo biliar
A doença é acompanhada por ataques dolorosos, que são chamados de cólica biliar. Também há náusea, vômito, amarelamento da pele, febre alta. Quando há uma síndrome de dor, você precisa chamar uma ambulância.
Um gosto azedo amargo ou azedo surge em patologias do estômago e intestinos (dysbacteriosis, enterite, colite, duodenite, etc.). Também vale a pena considerar que a gengivite e os dentes também podem ser acompanhados por esse fenômeno.
O tratamento é prescrito de acordo com as especificidades da doença. Por exemplo, com patologias da vesícula biliar, antiespasmódicos, analgésicos, antibióticos, colagogos são prescritos. Como suplemento, os remédios populares são usados para abafar o sabor desagradável: uma solução fraca de refrigerante, um caldo de batata, uma raiz de ara.
Sabor agridoce na boca
A aparência de um sinal específico pode indicar diabetes, então, primeiro de tudo, você precisa entrar em contato com um endocrinologista.
Além disso, existem outros sinais e condições que indicam a presença desta doença:
- Sede constante, vontade freqüente de urinar, quantidades copiosas de urina liberada;
- Fome constante. Uma pessoa pode perder peso ou ser obesa;
- Fraqueza;
- Distúrbios visuais (ave do véu diante dos olhos);
- Violações da circulação sanguínea – dormência, formigamento nas pernas.
Vale ressaltar que o diabetes pode ser assintomático e apresentar-se apenas pelo fato de que existe um gosto doce na boca.
Outros motivos incluem:
- Depressão, estresse;
- Comendo muita coisa doce;
- Doenças do tracto gastrointestinal, e com patologias do sistema excretor biliar – doce-amargo;
- Observa-se na primeira vez depois de parar de fumar;
- Envenenamento, por exemplo, com fosgênio, pesticidas;
- Doenças de gengivas e dentes.
Se você costuma ter um gosto incomum em sua boca, deve consultar o seu médico para aconselhamento. As violações acima na ausência de tratamento levam a complicações sérias.
1 Comment
Excellent insights! Your breakdown of the topic is clear and concise. For further exploration, I recommend visiting: READ MORE. Keen to hear everyone’s opinions!