Saúde da mulher

Ataques de sufocamento no pescoço e garganta. O que causa esse sintoma?

Uma sensação desagradável, quando um obstáculo aparece de repente na garganta, que interfere com a respiração completa, pode ser um sintoma de muitas patologias diferentes. Em alguns casos, também passa de repente, como começou, em outros, pelo contrário, torna-se mais forte e se transforma em uma condição realmente difícil.

Independentemente de este sentimento ser acompanhado por outros sintomas desagradáveis, esta condição é sempre assustadora e causa grande ansiedade. Muitas vezes, essa ansiedade é justificada, uma vez que algumas doenças que provocam engasgo na garganta podem ser muito perigosas para a vida e a saúde humanas.

Neste artigo, vamos dizer-lhe que tipo de doença provoca mais frequentemente asfixia na garganta, e em que circunstâncias o aparecimento deste sintoma requer atenção médica urgente.

O que causa asfixia no pescoço e garganta?

Causas que podem desencadear o início de ataques de asfixia na garganta, há muito. Você pode listar os principais:

Na maioria dos casos, esse sentimento é um sintoma de asma brônquica – uma doença crônica bastante grave, caracterizada por obstrução do trato respiratório e hiperatividade brônquica. Por via de regra, os ataques do sufocamento nesta doença ocorrem principalmente à noite.

A asma brônquica é quase sempre acompanhada por outros sintomas, como, por exemplo, sibilância característica, que pode ser ouvida mesmo a uma distância relativamente grande, uma tosse improdutiva, bem como falta de ar de gravidade variável.


Além disso, uma sensação insignificante ou moderada de sufocação na área da garganta pode aparecer em qualquer doença fria, por exemplo, ARVI, faringite, angina e outras. Como recuperação da doença subjacente, esta sensação desagradável quase sempre desaparece por si só, por isso não deve causar qualquer preocupação. Ao mesmo tempo, se tal condição for observada em uma criança menor de 5 anos de idade, é necessária maior atenção, pois pode provocar espasmo e edema laríngeo.

Além disso, uma doença tão grave e perigosa como a difteria pode tornar-se uma causa desta condição em adultos e crianças em qualquer idade. Nesta doença, a sensação de sufocação se desenvolve devido à sobreposição do lúmen do tubo respiratório com os filmes. Na ausência de cuidados médicos qualificados, esta situação pode desencadear o início da asfixia ou sufocação.

Como regra, a difteria também é acompanhada pelos seguintes sintomas:

  • palidez da pele, dormência das extremidades superior e inferior;
  • aumento significativo da temperatura corporal;
  • dor ligeira ou moderada na garganta e deglutição;
  • fraqueza geral e mal-estar;
  • inchaço excessivo do pescoço;
  • aumento de linfonodos cervicais;
  • tosse áspera latindo;
  • voz rouca.

Sentindo-se quando algo pressiona para a garganta e não permite a respirar plenamente e engolir pode ser causado por uma nova formação da garganta ou próximas tecidos e órgãos, tanto malignos e benignos. Em particular, na grande maioria dos casos, a causa dessa patologia é a ocorrência de cistos ou nódulos tireoidianos, assim como sua hipertrofia. Os tumores da garganta podem aparecer em mulheres e homens com absolutamente qualquer idade, status e status social.

Ao contrário da crença popular, mesmo aquelas pessoas que levam um estilo de vida saudável e não têm maus hábitos não estão segurados contra tais doenças. Infelizmente, muitas vezes as neoplasias tumorais por um longo período não apresentam sintomas, e os pacientes só aprendem sobre elas no último estágio.

Ao mesmo tempo, é possível suspeitar do desenvolvimento de tal doença pelos seguintes sintomas:

  • dificuldade em engolir;
  • rouquidão da voz;
  • fadiga rápida dos ligamentos durante o canto ou a fala;
  • odor pútrido da boca;
  • dor aguda em uma ou ambas as orelhas;
  • dificuldade em respirar;
  • incapacidade de respirar totalmente;
  • o aparecimento de escarro com manchas de sangue nela.

Se houver uma primeira suspeita sobre o desenvolvimento de um tumor tumoral, você deve consultar um médico assim que possível e passar por um exame detalhado, uma vez que a probabilidade de uma recuperação bem-sucedida depende diretamente do estágio em que a doença é encontrada.

A sensação de espasmos e asfixia na garganta também podem aparecer quando um corpo estranho entra na faringe ou na garganta. Via de regra, um objeto estranho que de repente entra na garganta durante a inspiração causa não apenas asfixia e dificuldade para respirar, mas também dor intensa, espasmos e tosse espasmódica. Se você remover este corpo estranho, não é possível, você precisa ligar rapidamente Ambulância ajudar, porque tal condição pode ameaçar a vida do paciente.

Os sintomas de estrangulamento de intensidade variável também podem ocorrer com distúrbios neurológicos, em particular depressão grave, neurastenia, ataques de pânico, síndrome de hiperventilação e outras doenças. Muitas vezes, com tais doenças, uma pessoa sente falta de oxigênio, dor no peito, aumento da freqüência cardíaca e pulso, tontura, zumbido, dormência dos membros e outros sinais. Ataques de sufocamento na maioria dos casos ocorrem com pouca freqüência e não duram mais do que 30 minutos, no entanto, durante esse período, causam ansiedade muito forte ao paciente.

Finalmente, asfixia garganta é uma consequência directa do edema da laringe, que não é uma única doença, mas um sintoma de certas doenças. Especificamente, as causas de tais inchaço pode ser lesões infecciosas (dor de garganta, a gripe, a escarlatina, sarampo), lesão mecânica e danos (por compressão ou contusões laringe), graves queimaduras térmicas ou químicas, bem como a entrada de diferentes alérgenos, tais como pêlos de animais, pólen plantas e outros.

Incluindo o edema laríngeo muitas vezes se desenvolve com uma reação alérgica grave e com risco de vida na forma de choque anafilático.

Como corretamente tratar uma dispnéia em uma garganta?

Deve ser entendido que os ataques de sufocação não são uma doença separada, então não são eles que devem ser tratados adequadamente, mas a doença que os provocou. Qualquer tratamento com medicação pode ser direcionado apenas para seu alívio temporário, mas não para se livrar da doença subjacente. Para aliviar sua condição, você deve sempre consultar um médico que realizará um exame detalhado e identificará as verdadeiras causas da asfixia.

Dependendo dos fatores que causaram esse sintoma, bem como do estado geral do paciente, ele pode receber tratamento conservador ou cirúrgico. Em casos graves, o paciente pode precisar ser colocado em um hospital para supervisão médica 24 horas por dia e manipulações médicas necessárias.

Se auto-medicar com asma no pescoço e na garganta, especialmente em crianças jovens com idade inferior a 5 anos, absolutamente não pode, porque pode causar consequências irreversíveis, até incapacidade grave e morte.

Na primeira ocorrência de tais ataques é necessário chamar uma ajuda “cedo” o mais logo possível e seguir estritamente todas as recomendações de funcionários médicos.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Editht 28.06.2024 at 14:18

    Great article! I loved the humor you infused into the topic. For a deeper dive, check out this link: EXPLORE NOW. What do you think?

  • Leave a Reply