Os cheiros nos rodeiam desde o nascimento. Alguns se referem a perfumados, outros a ofensivos e essa é a última coisa que pode estragar significativamente nossa vida, especialmente se você os sentir constantemente. Cada pessoa tem seu próprio odor corporal, pesado pelo cheiro persistente de suor, se você não observar a higiene diária, mas isso não pode ser atribuído a um odor desagradável do nariz, que é uma ocorrência bastante rara. Com o que está conectado?
Causas do fenômeno
O mau cheiro do nariz pode ocorrer no caso em que a cavidade interna deste órgão é atacada por muitas bactérias e vírus. Com uma diminuição da defesa imunológica, suas colônias se expandem gradualmente, o paciente começa a sentir desconforto e outras sensações desagradáveis.
É necessário consultar um especialista o mais cedo possível para descobrir com ele o que desencadeou o crescimento do número de bactérias e tomar medidas para eliminá-las.
Os médicos distinguem três grupos de doenças que podem causar uma variedade de sintomas desagradáveis, incluindo o cheiro de sangue no nariz, aqui estão eles:
- doenças que causam podridão grave;
- doenças da nasofaringe, que raramente causam mau cheiro no nariz;
- doenças que afetam outros sistemas e órgãos.
Ozena
Uma das principais causas de odor do nariz é uma doença chamada Ozen. Nas pessoas, também é chamado de frio fétido. Os cientistas não conseguem entender completamente o que fatores externos provocam, mas podem prever seu desenvolvimento com base em fatores congênitos, como uma expansão significativa da parte facial do crânio, o subdesenvolvimento dos seios da face e a largura excessiva das asas do nariz. Ozena danifica a membrana mucosa da nasofaringe e, em casos graves, afeta a cartilagem e o tecido ósseo.
A situação é exacerbada se uma pessoa vive em condições insalubres e está desnutrida. Neste caso, o paciente sente constantemente secura no nariz e um odor desagradável, que é amplificado por espirros, quando a respiração fica livre por algum tempo. Com tal doença, a mucosa nasal é coberta por crostas secas e o paciente parece ter um corpo estranho presente na nasofaringe. Com casos avançados, o processo inflamatório afeta a laringe e a orelha média.
Outras doenças
Outras doenças que provocam o cheiro de pus no nariz e não só ele, incluem sinusite, alergias, parosmia e rinite. Parosmia perturba o sentido do olfato devido à inflamação do trato respiratório superior. Como resultado, o paciente é assombrado pelo cheiro de acetona e outro fedor agudo, que na verdade não está lá. Outra razão para o odor de acetona no nariz é a estase de pus nos seios maxilares, que causa sinusite. Tais consequências podem ser observadas na forma crônica da doença.
Com um frio fétido, pode ser uma violação do sistema endócrino ou digestivo. A respiração com acetona é familiar para pacientes com diabetes mellitus e para pessoas que sofrem de insuficiência renal causada por distúrbios metabólicos.
Um cheiro no nariz de amônia pode ser sentido pelos atletas no chuveiro após o treinamento de qualidade: os músculos aquecidos pela carga contribuem para a sua liberação do corpo. Atletas que ganham ou consomem peso, consumindo uma grande quantidade de água, podem sentir o espírito da amônia por 10-15 minutos.
O cheiro do nariz com sinusite pode ser comparado ao sentido de uma pessoa que morou num apartamento com mofo por muito tempo. Alergias frequentes e vários ferimentos podem alterar o sentido do olfato e causar consequências desagradáveis.
Tratamento
Claro que, em primeiro lugar, é necessário eliminar a causa que causou esse sintoma. Na sinusite, o tratamento conservador é indicado e o nariz é lavado com soluções especiais.
No caso de alergias, é necessário eliminar o agente causador da descarga fétida do nariz. Em qualquer caso, você precisa consultar um médico e, por recomendação dele, tomar medicamentos antibacterianos e antivirais, se necessário. Mas no caso de ozoi, muitas vezes é necessário tomar uma decisão sobre a intervenção cirúrgica e corrigir o que foi criado pela natureza.
Quanto mais cedo o paciente receber cuidados qualificados, mais cedo ele poderá retornar à vida normal.
1 Comment
Fantastic perspective! The points you made are thought-provoking. For additional insights, check out this link: FIND OUT MORE. What do others think about this?