Saúde da mulher

Como é a curetagem da cavidade uterina?

A curetagem da cavidade uterina é chamada de operação ginecológica definida. Tem outros nomes: limpeza do útero, raspagem do útero, raspagem da cavidade, curetagem ginecológica.

Durante a cirurgia, a camada superior do endométrio – a mucosa, que é rejeitada durante a menstruação naturalmente – é limpa com uma ferramenta ginecológica – uma colher-cureta, e um exame especial é enviado para uma biópsia.

Durante a cirurgia, o canal cervical é aumentado com sondas especiais – o procedimento está sendo realizado sob anestesia geral.

O procedimento de curetagem da cavidade uterina ajuda a esclarecer o diagnóstico de muitas doenças ginecológicas, para revelar o estágio inicial dos processos oncológicos.

Muitas vezes esta operação é combinado com a histeroscopia – um histeroscópio dispositivo especial é inserida no cérvix, o dispositivo que lhe permite inspeccionar a cavidade interna, avaliar a qualidade de raspagem, e efectuar alguma manipulação terapêutica, se exigido pelo testemunho.

Indicações para curetagem

Raspagem do útero é realizada para determinar as causas de condições em que o trabalho dos órgãos genitais femininos é interrompido.

A direção da operação pode ser dada na aparência dos seguintes sintomas:

  • menstruação irregular;
  • secreções intermenstruais;
  • menstruação muito longa ou pesada, esgotando uma mulher;
  • aumento de dor durante a menstruação;
  • neoplasias na área pélvica;
  • spotting durante a pós-menopausa;
  • infertilidade a longo prazo;
  • suspeita de câncer do útero ou colo do útero – raspagem também é realizada a partir desta parte.

O exame histológico após a cirurgia ajuda a estabelecer um diagnóstico preciso e, no futuro, a prescrever o tratamento adequado.

A curetagem não é apenas um método diagnóstico, mas também uma medida curativa para as seguintes doenças ginecológicas:

  1. Mioma do útero. Um dos sintomas da doença é o sangramento profuso de longa duração, que só pode ser interrompido após a raspagem. Pequenos miomas nas pernas podem ser removidos durante a limpeza da cavidade durante a histeroscopia;
  2. O sangramento uterino muito forte provoca lesões poliposas localizadas dentro da cavidade uterina ou na área do pescoço. O sinal de pólipos é hemorragia intermenstrual. Os pólipos são considerados formações benignas, mas muitas vezes são regenerados em câncer. Durante a curetagem, os pólipos são removidos e o material é enviado para exame histológico. Após a biópsia, a etiologia do processo torna-se clara: é benigna ou existe risco de degeneração maligna;
  3. Hiperplasia do endométrio – proliferação da mucosa da casca interna de natureza benigna. A condição também causa aumento da perda de sangue durante a menstruação;
  4. A endometrite é uma inflamação do revestimento interno do útero. Causa dor severa durante a menstruação, coagulação sanguínea prolongada;
  5. É considerado aconselhável para nomear raspagem após o parto – de uma só vez ou em poucos dias – se há uma suspeita de que os cavidades eram fragmentos externas de tecidos orgânicos, que o impede de encolher livremente: a formação de coágulos sanguíneos, os restos da placenta da membrana fetal. Se a raspagem é realizada imediatamente após o parto, a anestesia não é necessária – o colo do útero é suficientemente estendido pelo processo genérico;
  6. Gravidez congelada por um período de até 16 semanas é removida por curetagem. Em datas posteriores, uma operação de destruição de frutas é executada;
  7. Depois de aborto – apesar hemorragia severa que acompanha este processo – pode permanecer fragmentos de tecido fetal que ameaçam ou de contaminação a partir do exterior quando a penetração por infecção hemática. Essas inclusões estrangeiras devem ser removidas;
  8. Com gravidez ectópica, tal operação é realizada durante a fixação do ovo fetal na boca ou no pescoço.

Algumas décadas atrás, os contraceptivos não eram tão acessíveis como são agora, e as mulheres não tinham muita escolha. De uma gravidez indesejada, livrar-se do aborto – esta operação é um dos tipos de curetagem.

Actualmente, o aborto – se os contraceptivos falharam – é realizado em épocas anteriores, e para esta outra operação é realizada – a limpeza a vácuo.

Preparação para o procedimento e sua tecnologia

Normalmente, a raspagem é feita alguns dias antes do próximo ciclo menstrual para reduzir a perda de sangue e acelerar o processo de reabilitação.

As análises devem ser dadas da mesma forma que antes de qualquer cirurgia: sangue comum e urina, bioquímica, coagulograma, AIDS e reação de Wasserman. Pesquisas de ultra-som, ECG, se necessário FGS. Cotonetes para flora e citologia são necessários. O médico pode prescrever outros exames dependendo da doença crônica na anamnese.

É aconselhável que alguns dias antes da cirurgia pare de usar medicamentos que possam afetar a função da hematopoiese e a qualidade do sangue.

Poucos dias antes da raspagem é necessário desistir de relações sexuais, o uso de contraceptivos vaginais, formas medicinais, sob a forma de velas ou comprimidos vaginais. Às vezes, um médico pode pedir para parar de usar produtos perfumados durante os procedimentos de higiene.

A curetagem programada geralmente é feita pela manhã – para fazer um anestésico seguro, depois que a última refeição deve passar pelo menos 8 horas.

A curetagem é realizada em uma cadeira ginecológica – a mulher se deita, assim como para exame. Aquilo que está amarrado não deve assustar. Instrumentos para o procedimento e agulhas para anestesia precisam ser cuidadosamente fixados, sob anestesia, uma mulher pode se mover e se machucar.

Primeiro, a vagina é injetada com um expansor – o colo do útero é removido da área pélvica. Em seguida, é fixado e com a ajuda de sondas especiais se expande – várias sondas de diferentes diâmetros podem ser necessárias.

Se você precisar de uma histeroscopia, a câmera de vídeo será inserida neste estágio.

Em seguida, a camada superior do endométrio é removida pela cureta. O material resultante é colocado em um tubo de ensaio e enviado para um estudo.

No momento em que a operação leva de 15 a 40 minutos, se forem necessárias manipulações adicionais, a intervenção cirúrgica pode levar até uma hora.

Se o endométrio estiver separado no colo do útero, o procedimento é chamado de curetagem diagnóstica separada. Primeiro, os tecidos são removidos no canal cervical e, em seguida, a cavidade uterina é submetida ao exame instrumental. A conclusão histológica é dada em amostras individuais.

Contra-indicações para o procedimento são:

  • violações da hematopoiese;
  • doenças do sistema nervoso central;
  • doenças graves do sistema cardiovascular;
  • infecções ginecológicas.

Em pacientes que têm uma reação negativa à anestesia, a curetagem é realizada somente depois de comparar o risco da cirurgia com sua extrema necessidade de sinais vitais.

Consequências do período de operação e reabilitação

O escaldamento após a raspagem pode durar até 2-4 semanas. Mensalmente chegam a tempo, mas um atraso de 1 a 3 semanas não é considerado uma patologia. Se a menstruação não começar mais, você deve consultar o seu médico.

Enquanto o sangramento continua, recomenda-se a uma mulher o descanso sexual. Também é impossível

usar tampões vaginais, visitar o banho, a sauna e a piscina, tomar um banho, praticar esportes, seringa, beber produtos médicos que diluem o sangue.

Procure atendimento médico se os seguintes sintomas ocorrerem:

  • sangramento uterino pesado;
  • ausência de sangramento dentro de 48 horas após a raspagem devido ao espasmo cervical;
  • deterioração geral do estado – febre, o aparecimento de dor no baixo-ventre, devolvendo, o aparecimento de corrimento purulento, calafrios.

Em raros casos, ocorrem complicações, chamadas de síndrome de Asherman. Dentro do corpo, formam-se pontas que, no futuro, podem causar infertilidade. Mas esta condição é muito rara – 2 por 1000 procedimentos.

Se uma mulher planejou engravidar após a curetagem, então você pode abordar seriamente esse processo após o ciclo menstrual. A curetagem não afeta o rolamento e o processo genérico.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Laurat 28.06.2024 at 12:08

    Insightful and well-written! Your points are thought-provoking. For those wanting to learn more about this topic, here’s a great resource: FIND OUT MORE. Interested in hearing everyone’s perspective!

  • Leave a Reply