Areia e pedras na vesícula biliar são uma patologia bastante perigosa que não pode se manifestar por muito tempo. A doença do cálculo biliar é chamada colelitíase. Quando exacerbado, causa desconforto grave e requer tratamento.
Causas da formação de areia na vesícula biliar
A bile consiste em colesterol, ácidos biliares, sais de cálcio solúveis e bilirrubina. A violação da proporção normal desses elementos é a causa da formação de areia. A aparência da areia ocorre quando o pH da bílis é alterado para o lado ácido. Este último ocorre em violação do fluxo e estagnação.
Provocar mudanças patológicas pode:
- nutrição desequilibrada;
- estilo de vida pouco saudável e sedentário;
- deficiência de vitaminas, etc.
Através de gorduras animais e frituras, o corpo recebe colesterol, mas seu excesso leva ao aparecimento de areia, a partir da qual se formam ainda mais concretos de colesterol.
As causas do aparecimento de areia podem estar escondidas nos processos inflamatórios do fígado (por exemplo, cirrose), que levam a um aumento na concentração de bilirrubina não conjugada, cujo excesso leva à formação de areia e pedras pigmentadas.
A mudança no pH da bile ocorre quando ela fica estagnada.
Estes últimos provocam: doenças inflamatórias da bexiga, aderências, sobreposição dos ductos biliares, etc. Fenômenos estagnantes são observados em pessoas com baixa atividade e obesidade.
A composição fisiológica da bílis pode mudar sob a influência de hormônios sexuais femininos, a saber – estrógenos, uma vez que inibem a síntese de ácidos biliares. Portanto, as razões podem estar escondidas ao tomar contraceptivos orais.
Sintomas e seu tratamento na presença de areia na vesícula biliar
Como regra, a patologia se faz sentir quando há grandes pedras em movimento. Seu avanço provoca a síndrome da dor mais forte – a cólica hepática, que é afiada, de natureza aguda, dá origem à escápula, ao ombro e ao hipocôndrio direito.
No fundo da cólica hepática, a pulsação aumenta, a pressão arterial cai e a perda de consciência pode ocorrer. O ataque requer a introdução de antiespasmódicos e analgésicos.
Normalmente, a síndrome da dor é tão dramática quanto parece. A duração do ataque não excede meia hora, persistindo dor moderada ou ligeiro desconforto. Se a dor não passar, o ataque continua.
Os sintomas da colelitíase incluem icterícia não infecciosa: a sombra da esclera, a pele muda, o gosto de amargura na boca aparece. Muitas vezes, esses sinais ajudam a identificar a doença nos estágios iniciais.
Diagnóstico
Primeiro de tudo, quando a suspeita de areia é prescrita exame de sangue, para excluir processos infecciosos no fígado. A presença de areia / pedras é confirmada com a ajuda do ultra-som. CT e MRI também podem ser prescritos. O tratamento é selecionado com base nos resultados.
Como evitar pedras e remover areia na vesícula biliar
Quando o diagnóstico é confirmado, a terapia é realizada de acordo com esquemas padrão.
A base disto é a preparação de ácidos biliares e agentes com um extrato de imortel arenoso, antiinflamatório e com cólica-analgésicos hepáticos e antiespasmódicos.
- Drogas à base de ácidos biliares ajudarão a liberar a areia, primeiro, o ácido urso-e-quenodesoxicólico (Henochol, Henosan, Henofalk, Ursofalk, Ursosan). Estes equilibram a proporção com colesterol. Normalmente, ambos os ácidos são usados ao mesmo tempo: a composição fisiológica normal da bile é restaurada tão rapidamente que as pedras se dissolvem diretamente na bexiga. No entanto, são proibidos de aplicar na presença de concrements, cujo tamanho exceda 1 ½ cm, bem como com a perda do tom da bexiga. Uma contra-indicação direta é a presença de uma pedra no pescoço do órgão;
- O tratamento inclui agentes que estimulam a produção de ácidos biliares pelas células do fígado (hepatócitos), por exemplo, Zyflan. Inclui a imortelle de arenito acima mencionada. Esta planta contém um grande número de flavonóides, por isso inclui terapia com remédios populares. Immortelle tem um efeito hepatoprotective, antiespasmódico e colerético. Além disso, os medicamentos à base de imortais contribuem para o processamento do colesterol. Devido a estes, a bile é liquefeita, sua composição é normalizada, pequenas pedras são destruídas, sua eliminação ocorre;
- As preparações de Cholagogue prescrevem-se com extremo cuidado na presença de concrements. Isso se deve ao fato de que eles podem provocar um deslocamento do último e o aparecimento de cólica hepática. Mas na presença de areia, esses são necessariamente designados;
- Os medicamentos litolíticos não podem ser combinados com contraceptivos orais, incluindo o estrogênio. A influência deste último já foi discutida acima;
- Se necessário, são utilizados agentes sintomáticos. Estes incluem analgésicos (Analgin, Baralgin) e antiespasmódicos (Spazgan, No-shpa). Eles podem ser injetados por via intramuscular para um início precoce do efeito, se a condição do paciente assim o exigir.
A colelitíase progressiva requer o esmagamento de concrements por ondas de choque ou método a laser. Em situações graves, uma ressecção da vesícula biliar é realizada.
Dieta na areia e pedras na vesícula biliar
A falta de hábitos saudáveis é um dos fatores desencadeantes, portanto, o tratamento da areia sempre inclui dietoterapia. O principal princípio da nutrição é a restrição de alimentos ricos em colesterol. Primeiro de tudo, variedades gordurosas de carne e peixe (carne de porco, cordeiro e truta, salmão, respectivamente), manteiga, frituras são excluídos da dieta.
O cardápio deve estar cheio de frutas, vegetais e verduras. Preferência é dada às gorduras vegetais, por exemplo, girassol e azeite de oliva. Ocasionalmente, você pode preparar pratos de carne magra e peixe magro, mas você não pode abusar deles.
A dieta deve ser equilibrada, incluir os microelementos e vitaminas necessários. Na prevenção da colelitíase, um importante papel é dado ao retinol (vitamina A). É responsável pelo funcionamento normal do epitélio, incluindo a camada da vesícula biliar. O uso de alimentos ricos em retinol promove a liquefação da bile.
No curso crônico da doença, a dieta requer o enriquecimento da dieta com magnésio. Remove o tônus da camada muscular lisa da bexiga, do ducto, normalizando suas habilidades motoras e prevenindo o aparecimento de dores espasmódicas. O magnésio também ajuda a impedir a inflamação.
A exacerbação da doença requer a nomeação de uma mesa de tratamento número 5 ou número 5a. A dieta terapêutica exclui as substâncias agudas, gordurosas, fritas, restringe produtos prejudiciais – estimulando a formação de concretos e encolhendo as paredes do órgão.
Tratamento de areia na vesícula biliar com remédios populares comprovados
As prescrições de medicina alternativa complementam efetivamente a terapia médica. Recolher aqueles só é capaz pelo médico assistente, provindo de uma situação concreta.
Algumas plantas são capazes de diluir a bile, têm efeito colerético e colelítico, por exemplo, estigmas de milho. Mas usá-los deve ser cauteloso, já que na presença de pedras eles estimulam seu progresso.
Amplamente com doenças da bexiga de irritação usa-se o suco do rabanete preto. Tem um forte efeito colerético, mas é usado apenas com remissão da patologia e na presença de pequenas pedras.
Vale a pena notar que todas as frutas e plantas de cor amarela / laranja, em certa medida, têm efeito colerético. Durante uma exacerbação da doença ou na presença de concretos de grande tamanho, o uso de tal deve ser limitado. Ao mesmo tempo, esses produtos e ervas podem ser efetivamente aplicados à areia. Por exemplo, para este propósito use uma decocção de sementes de cenoura ou seu suco, diluído com água.
O tratamento pode ser realizado com o uso de medicamentos fitoterápicos. Estes devem incluir as flores de tansy e immortelle, quadris de rosa selvagem e morango.
Excreção de areia e pequenas pedras da vesícula biliar com aveia
Você pode limpar o órgão em casa usando aveia.
Para fazer isso, um copo de cereal deve ser completamente lavado e despejado com 3 litros de água quente fervida.
Depois disso, a mistura é colocada em um pequeno fogo, levada a ferver e mantida no fogão por cerca de meia hora. Em seguida, a composição é removida do fogo, deixada para esfriar e depois filtrada.
Beber medicina é necessário em uma forma morna. Por um dia você precisa beber até 1 ½ litro de caldo. Vale a pena notar que a limpeza por esses meios pode ser acompanhada por náusea leve e formigamento no hipocôndrio direito.
Desejo-lhe saúde e bem-estar!
1 Comment
Very well-written and funny! For more information, visit: DISCOVER HERE. Looking forward to everyone’s opinions!