Saúde da mulher

Distopia do rim

Distopia do rim não é uma doença, é uma anomalia da localização do órgão, como resultado do qual a função renal pode ser parcialmente quebrada. A distopia é homolateral, quando apenas um rim é deslocado e, em geral, lateral. O deslocamento pode ser simétrico, ou cada um dos órgãos emparelhados toma seu lugar na cavidade abdominal em suas diferentes partes.

Há algumas dezenas de anos, foram detectados muito menos casos de distopia. Atualmente, devido aos mais recentes métodos de exame, os distúrbios congênitos são corrigidos até mesmo no período pré-natal.

Contents

As causas do viés dos órgãos emparelhados

As causas da distopia podem ser tais fatores:

Distopia do rim
  • anomalias intrauterinas, provocadas por doenças infecciosas, tabagismo e
    intoxicação do corpo da mãe;
  • fatores genéticos.

A formação do feto é afetada pelo estado mental – situações estressantes e trauma psicológico.

As violações da função de um rim dependem de uma etapa do desenvolvimento no qual o processo de um órgão que abaixa em uma pequena pelve parou – quanto mais baixo o órgão distópico, mais pronunciado é o processo de rotação.

A posição do rim é considerada prejudicada, não apenas por causa do deslocamento, mas também quando girada em relação à posição normal. A distopia é diagnosticada no caso em que o seno e a pélvis estão no plano lateral ou desdobrados para a frente.

Variantes de patologia

Em 57% dos casos, a distopia lombar do rim direito é diagnosticada e apenas 33% dos casos são deixados. Todas as outras variantes identificadas da doença estão nos 10% restantes.

Na patologia lombar, as artérias do órgão estão localizadas no nível da região lombar, a vértebra II-III e a pelve renal é implantada em direção à cavidade abdominal.

Distopia do rim

Quando palpação, o rim é sentido na área do hipocôndrio, a condição pode ser tomada para o aparecimento de uma neoplasia ou nefroptose. Os sintomas podem aparecer: dor incômoda no hipocôndrio, uma violação periódica da micção.

A distopia pélvica do rim esquerdo é mais frequentemente diagnosticada, embora a própria anomalia seja muito rara. O órgão patologicamente alterado está localizado entre o reto e o útero nas mulheres, o reto e a bexiga nos homens.

A condição provoca o deslocamento dos órgãos circundantes – eles causam dor severa devido à compressão e ruptura parcial das funções. Quando palpação através do reto, você pode sentir o selo, que é previamente definido como um tumor. Este diagnóstico é feito pelas seguintes razões – a palpação deixa claro que o corpo da densificação é denso, quando você tenta desalojá-lo, surgem sensações dolorosas.

Distopia Ilíaca

A distopia ilíaca de ambos os rins é uma ocorrência comum. Múltiplas artérias renais alimentam a artéria ilíaca maior comum.

Sintomas da condição – dor no abdômen, igualmente pronunciada do lado direito e esquerdo. Órgãos emparelhados expostos exercem pressão sobre os tecidos circundantes, os plexos nervosos reagem a isso. As dores são de natureza instável – nas mulheres, muitas vezes coincidem com o ciclo menstrual. Um sintoma adicional é uma violação da urodinâmica.

Distopia do rim

A condição provoca a doença do trato gastrointestinal, provoca náuseas, vômitos, freqüentes
sinais de enterocolite. Você não pode explicar a deterioração da saúde apenas por rotação – um mal-estar geral ocorre em processos inflamatórios no órgão mais alterado: com urolitíase, hidronefrose, a introdução da microflora patogênica.

A posição dos rins na ausência de um exame de ultra-som muitas vezes levou a sérios erros.

Tomando-o para o neoplasma, ele foi removido por um método cirúrgico, levando para um cisto ou mesmo um tumor cancerígeno de órgãos ginecológicos – o ovário ou a trompa de Falópio.

Distopia rotacional

A distopia rotacional de ambos os rins também é chamada de cruz. Neste caso, os órgãos pareados estão localizados de um lado e – na maioria dos casos – estão interconectados, pode-se dizer que eles funcionam como um órgão geral.

Durante um exame de ultra-som, não é possível detectar uma anomalia, a fim de estabelecer uma anomalia rara, são utilizados os seguintes métodos:

  • cintilografia;
  • exploração de radioisótopos;
  • urografia excretora.

Distopia Torácica

Distopia do rim

A distopia torácica é mais frequentemente vista no lado esquerdo. Tem um nome diferente – subdiafragmático ou torácico. Durante a formação do embrião, o rim é deslocado através da abertura de Bogdalek para a cavidade torácica extrapleural.

No diafragma, há uma abertura não aberta através da qual o ureter passa e os vasos – neste caso, são consideravelmente alongados. Revela a patologia por acidente: quando o paciente se queixa de dor atrás do esterno, pior depois de comer.

Para determinar a natureza da dor, uma radiografia de tórax é prescrita, na qual uma sombra no diafragma ou um selo fraco é visível. A imagem pode ser lida corretamente apenas por um diagnosticador com experiência. Anomalia é tomada para pleurisia, aneurisma, neoplasia cística ou hérnia diafragmática e decidir remover. Atualmente, com uma imagem obscura da radiografia, é realizada uma cintilografia renal ou uma urografia excretora, que estabelece o diagnóstico correto.

Na detecção da distopia, a cirurgia é realizada apenas em casos de lesão orgânica – urolitíase, hidronefrose, processos inflamatórios permanentes – pielonefrite e glomerulonefrite. Se a patologia não for observada e não houver mobilidade excessiva, o rim não será removido.

Diagnosticar distopia em doenças do sistema urinário – em um estado saudável, os órgãos que mudaram sua posição normal não mostram sinais de si mesmos – assim como aqueles em seu lugar.

Tratamento e medidas preventivas

Uma vez que a distopia é detectada devido ao aparecimento de sintomas que indicam processos inflamatórios, o tratamento é realizado exatamente da mesma forma que com as doenças do sistema urinário de acordo com o esquema padrão.

Tais drogas são prescritas:

  • antiespasmódicos;
  • diuréticos;
  • antibiicos ou drogas antivirais;
  • vitaminas;
  • corretores de imunidade;
  • regime de consumo prolongado.
Distopia do rim

O método cirúrgico é usado apenas em casos de emergência – se o rim deslocado pressiona os tecidos adjacentes. Na maioria das vezes, o corpo é expelido para a pelve renal. Remova o corpo apenas com necrose completa, após um exame completo. Pacientes com rotações renais têm um alto risco de identificar a ausência de um órgão pareado.

Pacientes com distopia devem levar um modo de vida especial, ditando limitações significativas.

Alimentos dietéticos recomendados para Pevzner, tabela número 7. É necessário excluir da dieta fumada, picante, álcool, frituras e gorduras – e para a vida, para evitar a exacerbação da doença do sistema urinário.

É necessário monitorar a conformidade com o equilíbrio eletrolítico-hídrico, limitar o regime hídrico, recusar-se às águas minerais – os minerais dissolvidos não são completamente removidos do corpo e provocam o início da urolitíase.

O curativo acompanha o tempo e cuida de si mesmo – quando a hipotermia é um risco muito alto de inflamação do sistema urinário. Especialmente perigosa angina estreptocócica – suas complicações afetam negativamente a função renal.

Distopia do rim

A distopia dos rins durante a gravidez é perigosa somente quando os rins estão profundos na pequena pélvis, entre o útero e o reto. Esta condição causa sensações dolorosas agudas, a violação da urodinâmica provoca toxicosis forte.

Gravidez raramente consegue trazer para o final do terceiro trimestre, a entrega é realizada apenas com a ajuda de cesariana.

A atividade laboral natural, neste caso, não pode prosseguir sem complicações e causa o risco de um desfecho fatal após o parto devido ao clampeamento dos vasos que alimentam o rim.

A localização do rim fora da pequena pélvis não afeta o curso da gravidez. Na ausência de doenças inflamatórias do sistema geniturinário, ele passa pelo esquema usual e o parto é realizado de maneira natural.

Graças ao nível da medicina moderna e aos métodos de diagnóstico mais recentes, a distopia renal é diagnosticada na fase do aparecimento dos sintomas dolorosos, o que possibilita a escolha do método ideal de tratamento.

Os exames fetais são realizados no estágio do período intra-uterino. Se a rotação for detectada após o nascimento do bebê, se necessário, a correção necessária é feita.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply