Saúde da mulher

Fibrose da mama – o que é isso?

O que é fibrose? Esta doença da mama, que é caracterizada por um processo inflamatório que provoca a formação de nós e cistos. Todos os anos há um aumento na incidência.

Causas da doença

O desenvolvimento da doença afeta muitos fatores: a rejeição do parto e da amamentação, um estilo de vida incorreto, a puberdade precoce, a menopausa tardia.

Estes fatores levam a um aumento na produção de estrogênios, além disso, provocam uma sensibilidade excessiva do organismo às flutuações mais insignificantes no equilíbrio hormonal.

A fibrose da mama tem um caráter diferente dependendo do tipo de fluxo:

  • Focal (local) fibrose mamária. Essa forma de patologia é caracterizada pelo aparecimento de focos patológicos nos quais cistos e linfonodos se desenvolvem. Além disso, na medicina, essa forma é considerada o estágio inicial da fibrose. Nesse período de desenvolvimento, a doença pode ser facilmente diagnosticada por meio de um exame comum;
  • Difusa (extenso) fibrose mamária. Neste caso, estamos falando da progressão da doença, quando o processo patológico captura absolutamente toda a glândula. É caracterizada por uma lesão completa do tecido glandular da mama.

Sintomas da doença de mama

  • A presença de selos;
  • Descoloração da pele;
  • Descarga dos mamilos;
  • Sensação de peso, raspiraniya, dor.

Fibrose do estroma nos tecidos da glândula mamária

Neste caso, estamos falando da proliferação patológica do nosso próprio tecido fibroso – o estroma, que sustenta e liga os tecidos adiposos e o parênquima.

Além disso, através do tecido adiposo da mama, existem septos originais de tecido fibroso que conectam a pele com a cápsula glandular.

Fibrose periductal (plasmócito) da glândula mamária

Esta forma da doença é caracterizada pela formação de fibras de colágeno ao redor dos dutos de leite. Basicamente, esse tipo é encontrado em mulheres na idade da menopausa.

Uma variedade de patologia é a fibrose dibtual – a derrota dos ductos, não afetando outros tecidos da mama. A espécie perivascular peridural é caracterizada pelo crescimento excessivo do tecido conjuntivo ao redor dos ductos, vasos linfáticos e vasos sanguíneos.

Fibrose Linear (interlobular, tensa) da glândula mamária

Esta forma de patologia surge como resultado da proliferação de tecidos interlobulares conectivos e intraluminais. Muitas vezes isso forma cistos. Em uma palpação em um peito apertado denso descobre-se. A fibrose linear com filamentos é claramente visível no mamograma.

Diagnóstico

  • Palpação (palpação) da mama, linfonodos regionais;
  • Mamografia – radiografia das glândulas mamárias;
  • Um exame de sangue geral, bem como um estudo sobre o nível de hormônios;
  • Ultra-som;
  • CT;
  • Sonografia com Doppler – exame do estado dos vasos sanguíneos e do fluxo sanguíneo;
  • Cromoductografia – Radiografia dos ductos com introdução de contrastes;
  • Biópsia e posterior estudo histológico dos materiais biológicos obtidos.

Tratamento da fibrose mamária

Depois de confirmar o diagnóstico da terapia, proceder imediatamente, sem atrasar. Um papel importante é desempenhado por um apelo oportuno a um especialista. Ao doutor é necessário dirigir no momento da ocorrência dos sinais alarmantes mais leves. Caso contrário, haverá complicações, mais graves do que a própria fibrose.

O médico deve realizar um diagnóstico abrangente para estabelecer com precisão o diagnóstico e identificar a causa da patologia, para obter um quadro clínico completo. O tratamento pode ser conservador e operatório, dependendo do grau de negligência da doença.

As mamas femininas na presença desta patologia nem sempre estão sujeitas a remoção, a intervenção cirúrgica envolve a excisão apenas dos cistos e nós. Para a operação, vale ressaltar, recorrer muito raramente, em casos muito difíceis com curso agudo. Como regra geral, a doença é bem tratada com métodos conservadores.

No que diz respeito a este último, implica um impacto abrangente, incluindo a eliminação da causa da doença. Geralmente a terapia inclui dieta, tratamento da síndrome pré-menstrual e vários medicamentos hormonais.

As táticas de tratamento são determinadas pela forma da doença detectada e sua etiologia. A idade do paciente, a presença de inflamação dos órgãos pélvicos, distúrbios endócrinos são levados em conta.

A fibrose focal, no entanto, como outras formas de doença, pressupõe o uso de drogas hormonais. Por exemplo, um médico pode prescrever progesterona (Dufaston) com sua deficiência. Um agente similar irá neutralizar a ação dos estrogênios. Por via de regra, beba-o em uma pílula por dia durante 2 semanas em cada ciclo menstrual.

Uma droga anti-estrogênica é o tamoxifeno (“Cytofen”, “Zitazonium”), que bloqueia os receptores de estrogênios endógenos. Atribuir à menopausa, câncer do endométrio, mama, infertilidade devido à falta de maturação dos ovos.

Para uso externo, o “Progestogel” é freqüentemente prescrito. Este remédio contém progesterona e alivia o inchaço. Realiza-se na forma de um gel e aplica-se à pele duas vezes por dia.

Às vezes, o médico prescreve a bromocriptina (Parlodel, Aberghin) – um remédio que limita a síntese de somatropina e prolactina, mas é contraindicado para uso em neoplasias benignas e na síndrome pré-menstrual.

A fibrose difusa é frequentemente tratada com mastodinona. Meios refere-se a homeopatia e é uma tintura de álcool de várias plantas (íris, lírio de tigre, ciclame, vômito). Tome 30 gotas duas vezes ao dia por 3 meses.

Quando o hipotireoidismo e a deficiência de iodo são detectados, o iodeto de potássio é prescrito (“Iodomarine e assim por diante). Se houver problemas com o fígado, os hepatoprotetores devem ser suplementados (Essentiale, Karsil, etc.). O complexo do tratamento inclui a terapia de vitamina (vitaminas do grupo B, bem como A, E e C).

Com inchaço severo, há necessidade de diuréticos de plantas. Normalmente, o tratamento não pode fazer sem tomar sedativos (sedativos).

Durante a terapia, é necessário manter o funcionamento normal dos intestinos para que os estrogênios não sejam absorvidos de volta ao sangue, pois são excretados cuidadosamente pelo fígado neste momento. Recomenda-se, para este fim, excluir gorduras animais do menu e introduzir mais fibras vegetais (frutas, vegetais). Vale a pena notar que vários remédios populares são inúteis neste caso. Alcalóides, fitonídios e flavonóides não conseguem lidar com essa doença.

Saúde para você e boa saúde!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Zarat 28.06.2024 at 12:29

    Insightful read! I found your perspective very engaging. For more detailed information, visit: READ MORE. Eager to see what others have to say!

  • Leave a Reply