Saúde da mulher

Glândulas de Bartholin: por que é importante protegê-las da infecção?

As glândulas de Bartholin são um órgão pareado complexo que está localizado no terço posterior do vestíbulo dos grandes lábios da mulher. É no local de localização que o órgão também é chamado de glândula grande do vestíbulo. É uma coleção de glândulas sebáceas e sudoríparas que trabalham juntas.

Área de responsabilidade do corpo

A principal função deste corpo é isolar a lubrificação fisiológica natural no processo de relação sexual, bem como hidratar a vagina, a fim de criar nela um ambiente que esteja otimamente protegido de microrganismos patogênicos.

Infelizmente, existem doenças como inflamação da glândula de Bartholin, que não só reduz grandemente a qualidade de vida do paciente, mas também prejudica sua saúde reprodutiva. O cisto da glândula de bartholin não é menos ou mais desagradável do que a bartolinita. E todos os processos patológicos que afetam esse corpo, de uma forma ou de outra, têm um certo relacionamento entre si.

O fator provocativo mais comum e real para o desenvolvimento da disfunção de glândulas de Bartholin é a higiene pessoal insatisfatória.

Se uma mulher não segue cuidadosamente suas regras, em seus genitais “Acalme-se” os mais diversos microrganismos, desde os estafilococos, e terminando com os gonococos. A flora patogênica, que penetra na vagina, pode entupir o ducto excretor da glândula, provocando sua inflamação mais forte e dolorosa.

Bartolinite: Como a doença insidiosa se manifesta?

As causas da inflamação da glândula de Bartholin, como já observamos, na grande maioria dos casos são as regras violadas da higiene íntima. Atenção especial a este respeito deve ser dada à vegetação na zona do biquíni: mesmo se você acha que é bonito e natural, remova o pêlo na região perineal. Eles acumulam em si mesmos muitos micróbios e outros provocadores das mais diversas doenças, que podem ser difíceis de curar completamente.

E é claro, não devemos nos esquecer de abafamentos de duas vezes (manhã e noite), e sua técnica
(da frente para trás, e de modo algum o oposto!). No verão, é necessário lavar-se mais muitas vezes – 3-4 vezes por dia. É muito importante escolher um sabonete de qualidade, projetado diretamente para cuidar de partes íntimas do corpo, de modo a não irritar a delicada pele e a vulva mucosa com agentes químicos agressivos.

Não se esqueça das normas de higiene durante a menstruação.

Em dias críticos, troque os tampões e os absorventes pelo menos uma vez a cada três a quatro horas. Mas usando pads diários ginecologistas não recomendam – eles fornecem um efeito de estufa, o que significa, criar em seus órgãos genitais externos “Ideal” ambiente calor úmido para o desenvolvimento da flora patogênica.

Preste também atenção à qualidade de sua roupa íntima – ela não deve, em hipótese alguma, ser barata e sintética. Se você comprar itens de orçamento, dê preferência ao tecido de algodão. Se você tiver a oportunidade “Pampered” a si mesmo a este respeito – dê preferência a roupas íntimas de seda.

Sintomática e diagnóstico da doença

Os sintomas da bartolinite são bastante específicos e incluem:

  • Focas dolorosas na entrada da vagina;
  • Leve formigueiro ou ardor no períneo sem palpação (ou seja, no modo normal);
  • Dor gradualmente crescente na vulva;
  • Sensações de dor, crescendo durante a relação sexual;
  • Um aumento acentuado da temperatura do corpo para 38,5-39 graus;
  • Calafrios severos, possíveis sinais de intoxicação.

Ao mesmo tempo, se apenas o ducto excretor da glândula é afetado, as mulheres caracterizam a clínica da doença aproximadamente da seguinte forma: “Espinha”, “Compactação”, “Abscesso nos lábios”. Estritamente falando, isso realmente é um abscesso falso. No entanto, se toda a glândula é afetada (e como ela tem o tamanho e a forma de uma ervilha, isso acontece com frequência e muito rapidamente), não há mais um abscesso falso, mas verdadeiro. Ao mesmo tempo, o pus permanece na glândula, provocando o inchaço. Em casos difíceis, uma supuração real ocorre com a separação do exsudato.

O diagnóstico de bartolinite não é algo complicado e específico – o médico define o diagnóstico quase imediatamente, após um exame tradicional e palpação. Dependendo da causa, o médico prescreve medicamentos apropriados (geralmente usados ​​como terapia antibiótica) e recomendações pessoais para ajustes no estilo de vida. Além disso, o ginecologista realiza um esfregaço de bapses para excluir infecções urogenitais adjacentes, assim como DSTs e DSTs.

No entanto, alguns pacientes ignoram os sintomas dessa doença, apesar da dor aguda e do desconforto geral. Neste caso, a inflamação pode passar por si só. Mas o mesmo se tornará complicado, evoluindo para uma forma crônica. Em quase 80% dos casos de 100% de bartolinite não tratada “Invejável” constância. Não permita tal desenvolvimento de bartolinite, porque será muito mais difícil curá-lo no futuro.

Cisto da glândula de Bartholin: o que é isso?

É o bartolinita prolongado que pode levar a um fenômeno tão desagradável quanto a educação
cistos nas glândulas de Bartholin. Neoplasias císticas benignas são formadas devido a um bloqueio prolongado dos ductos excretores e ductos glandulares, que são frequentemente observados na inflamação crônica do órgão. O segredo é sintetizado continuamente, mas seu fluxo é muito difícil ou impossível. Contra o fundo de inchaço e inflamação da glândula, forma um peculiar “Hérnia”, as paredes das quais se tornam mais densas com o tempo.

Este é o cisto da glândula de Bartholin.

As causas do desenvolvimento deste distúrbio são todas iguais às da bartolinite aguda:

  • Higiene inadequada dos genitais;
  • Infecção dos ductos durante a relação sexual (gonorreia, clamídia, ureaplasma, micoplasma, trichomonas);
  • Candidíase prolongada da vagina (aftas);
  • Reprodução rápida de agentes patogénicos oportunistas dentro da vagina no contexto de enfraquecimento da imunidade, estresse transferido e outros fatores endógenos e exógenos.

Na verdade, o cisto é uma Bartolinite crônica. Mas neste caso quase nunca é liquidado por conta própria.

Se outros fatores se juntarem aos fatores provocantes listados, a formação de cistos é ainda mais provável:

  • Trauma permanente da delicada pele dos lábios (por exemplo, uma má máquina de barbear ou
    depilador);
  • Vestindo roupa íntima muito apertada e ultra-apertada;
  • Vida sexual irregular com relação sexual extremamente ativa, associada a trauma e fricção da pele;
  • Realização de aborto cirúrgico ou qualquer outra intervenção cirúrgica nos órgãos do sistema reprodutivo feminino.

O tratamento do cisto da glândula de Bartholin é opcional.

Por exemplo, em cistos que não atingem um diâmetro de mais de 1 cm e não trazem nenhum desconforto ao seu possuidor, os métodos operacionais nunca são praticados. O médico prescreve apenas medicamentos leves e conduz uma conversa paciente sobre a correção de seu estilo de vida. Se o cisto constantemente se faz sentir, fica inflamado e supurativo, e sua abertura e drenagem são realizadas.

Correção cirúrgica é sempre destinada a otimizar o fluxo normal de secreção da glândula de Bartholin. Neste caso, a drenagem especial é estabelecida na ferida, cuja finalidade é a retirada do pus ou exsudato acumulado. No entanto, o método operatório clássico é frequentemente rejeitado pelos próprios médicos. Os ginecologistas explicam sua antipatia por esse método de tratamento pela falta de sua real eficácia – há recaídas muito frequentes e, como resultado, o paciente tem que remover a própria glândula, o que afeta negativamente a “Ginecológico” saúde da mulher.

A Marsupialização do cisto da glândula de Bartholin é um método de tratamento mais progressivo e confiável, que envolve a abertura e a remoção de um segredo, seguido pela formação de um novo ducto excretor.

Essa técnica ajuda a manter tanto a própria glândula quanto seus dutos.

As mulheres grávidas usam um método ainda mais suave de tratamento – punção. É uma punção da glândula com um cateter de agulha fino seguido de bombeamento do conteúdo. É usado ao carregar uma criança e quaisquer outras condições que sejam contra-indicações para intervenções cirúrgicas.

Se você notou sintomas de bartolinite, ou se o selo persistir por um tempo anormal, procure ajuda qualificada o mais rápido possível.

Lembre-se que sua saúde está sempre em suas mãos!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Florancet 28.06.2024 at 10:55

    Your humor made this topic so engaging! For further reading, click here: DISCOVER MORE. Looking forward to the discussion!

  • Leave a Reply