Há pessoas que são extremamente descuidadas com o corpo e a saúde, e até mesmo os sintomas óbvios da patologia são ignorados e não são levados a sério até “pripetchet“. E há aqueles que estão preocupados com o menor desvio, e então eles começam a fazer muitas perguntas: o que é isso comigo, por que isso acontece e o que eu faço agora?
Por exemplo, se uma bola sólida aparecesse sob a pele do rosto ou do corpo – essas formulações são perigosas? E se é necessário dirigir-se ao doutor se nada fere e não perturba? Como você pode remover a bola sob a pele, se é muito perceptível, o que os médicos e cosmetologistas aconselham?
Causas de formações sob a pele
Focas sob a pele podem aparecer no corpo humano por vários motivos. Preste atenção para:
- localização do selo;
- cor, forma, quantidade, tamanho da educação;
- dor e outras sensações.
Na maioria das vezes, as bolas sob a pele são encontradas no braço, perna ou rosto, menos frequentemente no tronco e na virilha. Geralmente estas são formações benignas. Mas se a bola sob a pele dói quando pressionada e cresce, há motivos sérios para preocupação.
Aqui estão os tipos mais comuns de formações sob a pele e as razões pelas quais eles apareceram:
- Weners. São pequenas focas brancas sob a pele, elásticas, móveis e indolores, na maioria das vezes no rosto, às vezes encontradas no tronco e nas extremidades. Outro nome é lipoma. Tais formações são benignas, nunca degeneram em câncer. Mas eles não parecem muito estéticos, porque se eles estão em uma seção proeminente do rosto ou do corpo, muitos tentam removê-los.
- Ateroma. É um pequeno cisto sob a pele, cheio de conteúdo líquido ou purulento. A causa do ateroma é um bloqueio das glândulas sebáceas, muitas vezes provocadas por infecção da ferida, um arranhão, um piercing mal sucedido. Geralmente acontece no pescoço, tronco, mas também pode se formar no pênis ao tentar injetar corpos estranhos sob a pele.
- Hérnia. Parece uma bola densa e relativamente grande sob a pele, geralmente projetando-se no estômago ou na virilha. A razão é uma diminuição na elasticidade dos tecidos musculares, eles estão enfraquecidos, uma parte de qualquer um dos órgãos internos cai no lúmen entre eles. A hérnia é dolorosa, mas se o paciente se posicionar horizontalmente, desaparecerá.
- Linfonite ou inflamação dos gânglios linfáticos. Neste caso, uma bola densa e dolorosa sob a pele é formada no pescoço, sob os braços, na virilha – onde esses órgãos estão localizados. A causa mais comum é uma infecção bacteriana.
- Foliculite. Estas são pequenas bolas brancas com pus dentro, vêm no rosto, peito, costas, no couro cabeludo no pênis e nos órgãos genitais femininos. Se as pústulas ficarem inflamadas, uma borda vermelha aparecerá ao redor delas. As razões são higiene insuficiente e doenças infecciosas.
Muitas vezes uma bola densa e indolor sob a pele permanece após a cicatrização de feridas, intervenção cirúrgica (punção, incisão, injeção), procedimentos cosméticos (piercing, remoção de acne, etc.). Tais formações não são de todo perigosas, não aumentam de tamanho, não se tornam inflamadas e acabam por se dissolver sozinhas.
Bolas de cor azul nas pernas e quadris podem ser uma manifestação de varizes – a partir de tal sintoma, as mulheres que têm uma predileção por sapatos apertados com salto alto são mais propensos a sofrer.
Um caroço subcutâneo aumentado no cotovelo ou na palma da mão pode ser um higroma – um cisto benigno. Mas o neurofibroma – uma compactação carnuda e imóvel nas camadas profundas da derme – pode se transformar em câncer.
Precamente classificar o selo subcutâneo e determinar a causa de sua ocorrência só pode ser um médico. Em nenhum caso você mesmo deve espremer, queimar uma bola ou tentar se livrar dela por outros métodos e meios, ouvir de amigos ou ler na Internet. No começo é necessário consultar-se com o dermatologista – as consultas do cosmetician também neste caso não são bastante.
Métodos de tratamento
Se a bola sob a pele não se tornar inflamada, não aumenta e não faz mal, os doutores aconselham não tocá-lo.
As exceções são:
- cistos purulentos;
- gânglios linfáticos inflamados;
- higroma;
- foliculite e algumas outras formas de formação que podem degenerar em câncer ou causar a disseminação da infecção por todo o corpo;
- selos, que estragam a aparência do paciente e causam-lhe desconforto moral.
Nesse caso, eles precisarão ser tratados e se métodos conservadores se mostrarem ineficazes – delete.
Remoção cirúrgica clássica com um bisturi quase não é praticada hoje. Geralmente, um bisturi ultra-sônico ou a laser é usado, especialmente se as mulheres são usadas para remover focas subcutâneas na face ou áreas expostas do corpo.
Há também injeções de reabsorção. Por via de regra, estas são preparações hormonais, injetam-se diretamente no selo. Bolas pequenas nem sempre são removidas, às vezes é suficiente simplesmente bombear o conteúdo e passar por um tratamento com medicamentos reabsorventes e regeneradores de tecidos.
Linfoidite geralmente ocorre em doenças infecciosas em forma grave, a inflamação é tratada com medicamentos antibacterianos, as loções com Dimexide são boas. Para o tratamento da foliculite, na maioria dos casos, é suficiente seguir as regras de higiene, aderir a uma dieta econômica, com uma forma grave da doença, prescrever medicamentos antibacterianos externos, anti-inflamatórios.
Os remédios populares também podem ajudar a lidar com o problema. Mas deve ser entendido que uma variedade de loções, compressas, borrachas baseadas em medicamentos e outros produtos naturais podem eliminar apenas a aparência da doença, mas não sua causa.
Se a compactação aparecer com uma infecção forte, insuficiência hormonal, varizes e outras patologias graves, apenas a medicina popular não resolverá o problema.
Medidas preventivas
Medidas de prevenção, como tratamento, são determinadas pela causa e tipo de educação:
- Em caso de doenças infecciosas de qualquer órgão, você deve consultar um médico e passar por um curso completo de terapia adequada, e não ser tratado com meios improvisados.
- Piercing, tatuagens e outros procedimentos para realizar apenas em salões confiáveis e confiáveis de um mestre profissional e aderir a todas as suas recomendações para o cuidado da pele após o procedimento.
- Não se esqueça da higiene pessoal. Os homens devem se barbear regularmente e usar loções desinfetantes para a pele, trocar e limpar o barbeador de maneira oportuna. As mulheres não devem abusar de cosméticos para evitar o entupimento dos poros e a irritação da pele.
- Siga a dieta – você precisa minimizar na confeitaria dieta, doces, produtos defumados, alimentos enlatados, marinadas, molhos prontos e salsichas, álcool. Comer demais também não é necessário.
- Se existe uma predisposição hereditária para oncologia ou outras doenças graves da pele – a cada seis meses, ser examinado por um especialista.
Qualquer formação na pele de uma pessoa, que dura mais de sete dias, requer muita atenção e consulta ao médico. Não espere até que comece a doer e a crescer, é mais seguro e seguro fazer o check-in no hospital o mais cedo possível.
1 Comment
Wonderful perspective! The points you made are very enlightening. For further information, visit: DISCOVER MORE. Excited to hear your views!