Saúde da mulher

Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

Aumento fotossensibilidade dos olhos – quando, após a transição da escuridão para a luz por mais de uma hora, a retina não consegue se adaptar às novas condições. Neste momento, os olhos doem, intensifica-se a lacrimação, surge uma sensação de pressão no órgão de visão, um whisky-areol aparece em torno da fonte de luz.

O desconforto a longo prazo é um sinal de uma doença no órgão da visão. Um olhar claro para manter, quando com a mudança de iluminação, as lágrimas começam a fluir – é impossível. Para descobrir o que está associado a uma violação da percepção da luz, você precisa consultar um médico.

Contents

Norma ou patologia

Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

Desconforto a curto prazo com a mudança de iluminação é considerado normal. Dura por alguns segundos – mas pode durar até 1,5 a 2 minutos.

Com resfriados e doenças infecciosas – especialmente as acompanhadas por um aumento na temperatura – o tempo de adaptação aumenta. Além disso, a luz brilhante começa a irritar, os olhos têm que estragar mesmo em um dia ensolarado normal.

A sensibilidade dos olhos pode ser aumentada independentemente, se você usar óculos de sol constantemente no verão. Na sala, uma luz brilhante também começa a irritar.

Tais fatores influenciam a suscetibilidade à luz:

  • alguns medicamentos – assim que a ação termina, a percepção da luz é normalizada;
  • mudanças de idade;
  • deficiência visual devido a doenças oculares – degeneração macular e glaucoma.

Qualquer comprometimento da visão é uma ocasião para consultar um médico. Parar o desenvolvimento de glaucoma é possível apenas na fase inicial da doença.

Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

No entanto, a norma é considerada, se em um dia claro de inverno, aumento do lacrimejamento. Após um breve ataque de oftalmia na neve, a visão é restaurada rapidamente. Se as extensões de neve tiverem que ser observadas por muito tempo com olhos desprotegidos, a restauração da visão pode levar vários dias.

Mas, novamente, para lidar com essa condição, o corpo é capaz de, independentemente, proteger seus olhos e evitar a luz brilhante.

O que é a sensibilidade à luz e cor

O olho humano não é o analisador ideal. Para causar uma sensação de luz, 2 cores são imediatamente percebidas – se a percepção é perturbada, então o desconforto ocorre.

A radiação solar é o máximo da curva de visibilidade, é o olho da pessoa que está sintonizada nela.

No órgão da visão – em sua membrana reticular – há elementos sensoriais: fibras do nervo óptico e fotorreceptores. Quando a radiação eletromagnética atua sobre eles na faixa de 760 a 380 nm, uma sensação de luz aparece. Os receptores fotossensíveis são transformados profundamente na retina, cuja casca externa consiste em células epiteliais com um pigmento preto.

Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

Nas células, há um pulso de excitação sob a ação da luz, que induz reações fotoquímicas nelas. Os impulsos provocados por este processo são transmitidos para o cérebro, como resultado de quais sensações visuais são formadas.

Sob a influência da luz, a retina avalia o entorno, segundo duas características – qualitativa e quantitativa. Uma característica quantitativa é uma sensação de brilho, uma qualitativa é uma sensação de cor. A percepção é devida ao comprimento da onda de luz e à composição espectral.

Os fotorreceptores são divididos em bastões e cones. Mais palitos sensíveis à luz, eles são responsáveis ​​pelo brilho, e cores e tons distinguem os cones.

O gráfico, sobre o qual você pode entender aproximadamente como a cor e fotossensibilidade dos olhos são distribuídos, se parece com isso.

Esta imagem mostra que a percepção de luz brilhante e contraste para uma pessoa é uma mistura de vermelho, verde e azul. O aumento da fotossensibilidade ocular é uma alteração nas proporções entre os analisadores localizados no órgão de visão – quando um dos espectros é artificialmente amplificado, aparecem sensações dolorosas.

Para descrever a fotossensibilidade dos olhos é impossível, existem fórmulas muito complicadas, o espectro de radiação é estimado por fórmulas ópticas.

O inverso do mínimo – o brilho limiar, que causa sensações visuais, é chamado de sensibilidade à luz do olho.

Os limites de sua mudança são amplos o suficiente, é por isso que o olho humano tem grandes oportunidades visuais de adaptação – a capacidade de se adaptar à luz de brilho variável.

Durante a adaptação, ocorre o seguinte:

  • o diâmetro da pupila varia, o que torna possível mudar a percepção do fluxo de luz;
  • dentro do órgão de visão, a concentração de fotossensibilidade do pigmento não decomposto diminui;
  • cones e bastões com um pigmento escuro que estão localizados na coróide, movem-se na direção do vítreo e selecionam a imagem;
  • dependendo do brilho do sujeito, o grau de participação de bastonetes e cones na excitação de mudanças de sensação de luz.
Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

No teste de fotossensibilidade do olho, o sujeito é colocado em um quarto escuro. Sob essas condições, a fotossensibilidade é determinada – como as transições do limite inferior para o limite superior e vice-versa influenciam o órgão da visão.

O limiar absoluto da suscetibilidade ou o limite inferior é de apenas algumas dúzias de fótons por segundo – esse fluxo de energia é direcionado ao órgão da visão em quase total escuridão. O limite superior é 1012 vezes maior. Adaptação deve ser inferior a um minuto para os jovens – para os idosos, o tempo pode aumentar.

Aumento da fotossensibilidade

Causas de aumento da fotossensibilidade são tais causas:

  • ausência congênita de pigmento;
  • longa estadia no computador – olhos cansados;
  • descolamento da retina;
  • doenças oculares – irite, ceratite, úlceras e danos na córnea, tumores.
Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

Há fotofobia depois da derrota dos olhos com luz brilhante – por exemplo, quando trabalhos de soldagem ou com oftalmia de neve.

Além disso, o desconforto da luz intensa aparece durante muitas doenças que ocorrem com uma alta temperatura. Um dos sintomas das doenças da infância – sarampo e escarlatina – é uma reação aumentada à luz.

Os sintomas de fotossensibilidade aumentada podem ser os seguintes:

  • aumento do lacrimejamento;
  • fio e dor no órgão da visão;
  • espasmos que causam fechamento convulsivo das pálpebras.

Uma mudança brusca na iluminação provoca um ataque de dor de cabeça aguda.

Tratamento de fotosensibilidade

O oftalmologista realiza um teste na determinação da fotossensibilidade, definindo um limite que o olho pode tolerar sem problemas, e são desenvolvidas medidas que ajudam a adaptar-se à luz brilhante.

A doença subjacente ou as causas da fotossensibilidade freqüentemente requerem tratamento sério, e às vezes a eliminação – por exemplo, se o subdesenvolvimento da visão é herdado – é impossível. Neste caso, você precisa ajustar sua existência na estação ensolarada.

Por que a fotossensibilidade dos olhos é perturbada?

É obrigatório usar óculos de sol – em uma sala bem iluminada você também precisa usar um dispositivo de proteção, apenas com óculos menos intensamente escurecidos.

Fenômenos temporais do aumento da percepção da luz são tratados – colírios com componentes anti-inflamatórios e antissépticos são usados ​​para isso. Também são usadas gotas com propriedades hidratantes, um complexo de vitaminas é prescrito.

A nutrição racional é de grande importância no estado do órgão de visão. A falta de vitaminas A e C afeta imediatamente as funções do aparato visual.

Para manter a visão, você precisa entrar em contato com o oculista a tempo. Adaptação a longo prazo à mudança de iluminação e desconforto na luz solar intensa, que apareceu repentinamente, são motivo suficiente para uma visita a um oftalmologista.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply