Saúde da mulher

Por que uma mulher pode ter urina vermelha?

A mudança na cor amarela natural da urina geralmente causa preocupação. Especialmente assustadora é a urina vermelha. Esse tom de urina pode indicar uma patologia ou se tornar uma consequência da pigmentação após a ingestão de determinados alimentos.

Urina vermelha em mulheres

A urina de uma pessoa saudável é transparente, tem um tom amarelo claro, é caracterizada por um odor específico, mas não agudo. A mudança de um dos indicadores sinaliza a ocorrência de patologia. A transformação da cor é geralmente devido à entrada de sangue na descarga. Por que isso acontece por si só, é impossível descobrir, esta condição acompanha centenas de doenças crônicas ou pode exigir ajuda médica urgente.

Nem sempre as razões para a coloração são perigosas para a saúde, pode ser uma manifestação natural depois de comer beterraba e alguns outros produtos e medicamentos.

Urina vermelha: causas da ingestão de sangue

O principal fator que provoca uma mudança na tonalidade da urina é a hematúria ou o sangue na urina. Este é um sintoma comum de toda uma lista de doenças:

  • glomerulonefrite – doença renal;
  • hemofilia – problemas com coagulação sanguínea;
  • infecção do trato urinário;
  • cistite – inflamação da bexiga;
  • doenças oncológicas;
  • porfiria – patologia genética;
  • trauma ao canal urinário e região lombar;
  • uma impureza do sangue menstrual.

Com a formação de pedras nos rins, alguns deles entram na bexiga e lesam suas paredes. O resultado é urina vermelha. Uma doença como a glomerulonefrite leva ao afinamento dos vasos renais. As qualidades de filtragem do órgão diminuem e a urina se torna uma cor vermelha desagradável, que é um dos sintomas da patologia.

O estágio inicial do câncer de bexiga prossegue sem sinais óbvios, mas devido à ruptura dos vasos sangüíneos que alimentam o tumor, ocorre hematúria. Se o sangue é detectado nas secreções, vale a pena passar por um diagnóstico completo, porque a detecção oportuna de câncer dá uma grande chance de recuperação.

Uma das razões pelas quais a urina se torna vermelha é a hemoglobinúria. A doença é caracterizada por um decaimento anormalmente rápido dos eritrócitos. A hemoglobina livre é excretada pelos rins, portanto, manchas de urina.

Porfiria é uma doença congênita rara que leva a uma quebra na formação da hemoglobina. Em um organismo com uma patologia renal semelhante, a substância precedida pela hemoglobina, porfirina, é filtrada. Dele a sombra da urina é transformada.

Se a causa da mudança de cor é a patologia do trato urinário, a urina não mancha todas, a tonalidade muda no início ou no final da micção. Pela saturação de cor do médico pode determinar aproximadamente as causas do aparecimento de sangue, mais precisamente, para identificar a área do sistema urinário que necessita de tratamento.

Mudança na cor da urina em uma mulher depois de uma beterraba

Nem sempre as razões que alteram a cor da urina são um sinal da doença. Por que isso ocorre em pessoas saudáveis? Geralmente, a coloração é causada por substâncias que entram no corpo com certos alimentos ou bebidas. Após a beterraba ou amoras, a urina pode ficar vermelha. O mesmo efeito tem o uso de algumas drogas laxativas baseadas em fenolftaleína.

Por que a cor da descarga muda depois das beterrabas? Um vegetal saboroso e saudável contém muitos microelementos e vitaminas necessárias para o corpo. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ativas. Salada ou suco de beterraba é recomendado para mulheres grávidas com anemia. A culpa é que depois de consumir um vegetal, a cor da descarga varia de rosa para vermelho, carotenóides. Estas substâncias são pigmentos naturais, graças a eles vegetais (beterraba, cenoura) e frutas (damascos, morangos) são pintados em vários tons de vermelho e laranja.

Carotenóides que entram no corpo com alimentos servem como antioxidantes. Parte do pigmento da beterraba entra nos rins e após filtração na urina.

Para entender as causas da coloração, você pode realizar um teste em casa. Com a ajuda de bicarbonato de sódio e vinagre é fácil determinar após a beterraba a urina é vermelha ou a culpa é hematúria. É necessário coletar 100 ml de urina em um vaso e adicionar meia colher de chá de refrigerante. Se a coloração se deve à beterraba, esta desaparecerá. Depois disso, o vinagre é derramado, o ácido retornará um tom brilhante de pigmento. Outro indicador – se a urina estiver vermelha da beterraba, ela permanece transparente e, quando a causa no sangue – fica turva.

Urina vermelha durante a gravidez

O estado do corpo de uma mulher grávida está sob controle constante. A urinálise é o principal indicador que julga a saúde de uma futura mãe. Durante este período, as mulheres estão especialmente atentas à sua saúde, pelo que a mudança da cor da urina causa uma excitação razoável.

Normalmente, a cor das excreções do sistema urinário varia de palha clara a amarelo rico.

Mudança de cor provoca pigmentos especiais, cuja presença causa diferentes razões:

  • tomar medicamentos;
  • alimentos e bebidas;
  • patologia dos órgãos.

A aparência na urina de um tom rosa ou avermelhado indica a presença de sangue. Sua exposição à descarga é um sintoma de inflamação dos rins, urolitíase, cistite e outras patologias. Tais doenças acompanham-se de sinais adicionais: alta temperatura, inchação, sensações dolorosas ao urinar.

Todas essas manifestações uma mulher deve informar o ginecologista. O médico descobrirá o que causou a mudança na cor dos testes e, se necessário, prescreverá um tratamento.

Métodos de tratamento

A primeira coisa que um médico irá prescrever é um teste geral de urina. É necessário realizar pesquisas em diversas áreas:

  • nível proteico;
  • número de eritrócitos;
  • a presença de bactérias;
  • detecção de toxinas.

Mudança na cor da urina não precisa de tratamento, a atenção é direcionada para eliminar o problema que causou isso. Para estabelecer o diagnóstico, você precisará realizar um exame de sangue, ultra-sonografia dos rins e outros órgãos. Medicamentos serão prescritos de acordo com os resultados da pesquisa.

Para restaurar a saúde, a terapia complexa é prescrita, inclui medicamentos antibacterianos e anti-inflamatórios:

  • Furagin – agente antimicrobiano, prescrito para infecção do trato urinário: cistite, pielonefrite.
  • Uroleano – O medicamento é usado para tratar infecções renais e excreção de pedras.
  • Fitolisina – tem ação analgésica e bactericida, é recomendado para pielonefrite e urolitíase.

Coloração incomum pode ser causada por esforço físico pesado, nesta situação, os medicamentos não são necessários, o suficiente para descansar, depois de 2-3 dias a urina vermelha vai acabar, sua cor se tornará normal.

Prevenção

Prevenção de doenças que causam uma mudança na cor da urina, não requer muito esforço. É o suficiente para seguir várias regras:

  • beba mais líquidos;
  • limitar o uso de sal e produtos provocando a formação de cálculos renais;
  • Visite banheiras e saunas, tratamentos a vapor e óleo essencial de árvores coníferas têm efeito antiinflamatório;
  • evitar hipotermia, abster-se de nadar em água fria;
  • beber chá com a adição de plantas medicinais: framboesa, tília, sálvia.
Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Abigaylet 28.06.2024 at 14:07

    Wonderful analysis! Your insights are very enlightening. For more detailed information, check out: DISCOVER MORE. Keen to hear your views!

  • Leave a Reply