Ressecção de um dente é um procedimento que é realizado para fins terapêuticos com um granuloma ou cisto de raiz. Esta operação permite manter a integridade do arco dental. É usado para remover o foco da inflamação através da gengiva, ou mais precisamente – a parte superior da raiz.
Indicações para operação
- Presença de um cisto durante a periodontite. Pequenas formações purulentas estão sendo tratadas com medicação. Se eles tiverem mais de um centímetro de diâmetro – você não pode ficar sem cirurgia. Você não pode começar a doença, como pus na educação pode levar a uma exacerbação da patologia: haverá dor e inchaço das gengivas e bochechas. Durante o período de exacerbação, será necessário cortar os tecidos para limpar. Neste caso, uma cistectomia é realizada com ressecção do ápice da raiz do dente. O cisto é removido, os tecidos danificados são removidos (duros, moles);
- Canais radiculares mal encaixados. O procedimento para preenchimento deste procedimento é realizado durante a pulpite e durante a preparação para o implante. Se o médico fechar mal os canais, então nos espaços vazios haverá uma infecção e um cisto. Raspromirovatih o seu difícil, há um risco de perfuração, perda de dentes. Portanto, é aconselhável fazer uma ressecção removendo as partes não plantadas juntamente com o ápice da raiz;
- Fratura radicular ao remover um pino de metal. Isso geralmente acontece quando se tenta solucionar problemas com canais sub-selados. O dente nessa situação pode ser preservado apenas pela ressecção;
- Se a coroa estiver no dente e os canais estiverem selados, mas o tratamento for necessário, você precisará remover a coroa primeiro e depois limpar os canais. Por conseguinte, o procedimento de tratamento torna-se mais complicado. Isso pode ser evitado por ressecção.
O procedimento não é realizado para periodontite crônica durante uma exacerbação, quando é necessário remover a raiz; com granuloma extenso; forte mobilidade do dente dolorido; raiz completamente destruída.
Operação de ressecção: como é o topo da limpeza das raízes?
O procedimento é realizado sob anestesia por infiltração ou condução. A duração varia de 30 a 60 minutos.
Um cuidado especial é necessário quando se trabalha com molares superiores e pré-molares, uma vez que eles estão localizados perto da cavidade nasal e seios maxilares.
- Preparação Se houver canais abertos, eles são selados 1-2 dias antes da ressecção. Isto é necessário para excluir a reação do corpo na forma de inflamação purulenta;
- Diretamente o processo da operação. Primeiro, uma pequena incisão é feita na gengiva na área afetada para obter acesso ao cisto / granuloma. Esfoliar mucoso, e nos ossos fazer um furador (fissura ou boro globoso) O granuloma é removido com uma colher de curetagem;
- Se necessário, retire a parede anterior dos alvéolos para detectar o ápice. Tendo acessado, o especialista coloca um selo, para que o defeito não reapareça;
- Quando um cisto é encontrado, ele é cortado com uma ponta e removido com uma pinça. Na cavidade formada, coloque tecido ósseo artificial para preencher o defeito e acelerar o crescimento do osso normal;
- No final, o corte na gengiva é suturado com um material especial. Entre as costuras, a drenagem é definida por vários dias para garantir a saída da sífilis;
- Mais tarde, a ferida é injetada com drogas que promovem sua cicatrização.
Ressecção radicular: características pré-operatórias e contra-indicações
Os primeiros pré-molares superiores podem ter duas raízes, portanto o médico deve primeiro verificar o número de canais.
Para este propósito, faça uma fotografia de raio X, para não danificar tecidos saudáveis.
A operação nunca é feita nos segundos e terceiros molares inferiores.
O procedimento não é recomendado no caso em que a raiz doente está em contato com os sadios, pois existe a possibilidade de extensa destruição do tecido ósseo.
Contra-indicação direta – inflamação cariosa nesta zona, rachaduras.
Consequências adversas após o procedimento de ressecção do ápice radicular
Após a cirurgia, leva algum tempo para excluir cargas físicas gerais, incluindo a mastigação. Caso contrário, existe a possibilidade de sangramento abundante, o que é quase impossível parar em casa. Além disso, o sangue pode acumular-se na cavidade se o médico não o tiver selado com um tecido artificial que substitua o osso. Isso geralmente ocorre em casos em que um grande cisto foi removido.
Ao processar os incisivos superiores e a incisão horizontal, pode ocorrer perfuração na cavidade nasal, que é causada por uma fina camada óssea nesta zona. Depois disso, há uma fístula naso-vestibular, que é difícil de tratar devido a cicatrizes em torno dela. A patologia é acompanhada por uma síndrome de dor forte, inchaço, violação da respiração nasal, corrimento sangrento e purulento do nariz.
A ressecção de pequenos molares é acompanhada por um risco de perfuração da parede facial do seio maxilar. Como resultado, uma fístula é formada entre a cavidade maxilar e o vestíbulo da cavidade oral, desenvolve-se sinusite purulenta poliposa.
A operação nos molares inferiores inferiores é acompanhada por um risco de dano ao nervo mento do queixo. Como resultado, existem doenças como anestesia, parestesia e hipoestesia.
Não é excluído e tal consequência desagradável, como uma recaída de uma patologia. Pode ocorrer no caso em que o médico removeu o tecido danificado não completamente, deixou partes da casca do granuloma ou cisto. Para evitar a recaída, recomenda-se que um raio X seja realizado a cada três meses durante um ano após a operação. O perigo de recorrência é que o dano aos tecidos será muito maior do que no caso primário. Além disso, a patologia repetida progride muito mais rapidamente, de modo que o tratamento pode ser mais longo, talvez uma segunda operação seja necessária. Existe também o risco de extração dentária.
Após o tempo (semanas, meses) após a operação, podem ocorrer sensibilidade à pressão, edema moderado e fístula.
Tratamento após a ressecção do ápice da raiz do dente, quando uma fístula apareceu na gengiva
Essa patologia é acompanhada por dor moderada ou intensa, que aumenta com a mordida ou o toque. O dente neste lugar pode tornar-se muito móvel, e em volta dele – há inflamação e vermelhidão. Pus é liberado do buraco.
O tratamento é mais bem sucedido nos estágios iniciais da patologia. Na área de perfuração, é aplicado um selo especial. O preenchimento é realizado tanto pela incisão da gengiva quanto pelo canal dental. Caso contrário, existe uma vasta inflamação, mal tratada.
O que devo fazer se houver uma fístula após uma operação para ressecar a ponta da raiz do dente?
Nesse caso, um dos seguintes procedimentos é adequado:
- Tratamento e desinfecção da cavidade bucal com soluções medicinais especiais;
- Estimulação da cicatrização e prevenção da infecção através do uso de géis especiais e cremes dentais;
- Uso de anti-inflamatórios que eliminam os efeitos negativos da fístula na gengiva. Em casos difíceis, os antibióticos são prescritos (para evitar a propagação da infecção);
- Admissão de anti-histamínicos (Suprastin, Tavegil);
- Exposição ultra-sônica, laserterapia, cauterização com corrente diametral;
- Banhos de sal para inchaço;
- Durante o período de reabilitação, enxágües são feitos com decocções de plantas com efeito anti-séptico: camomila, sálvia, calêndula, milefólio, casca de carvalho.
Um curso grave de patologia pode causar inflamação do periósteo. Esta é uma condição muito perigosa que, na ausência de tratamento, termina com a destruição de um. Em tal situação, a intervenção cirúrgica é necessária: todos os tecidos afetados são removidos e tratados com drogas anti-sépticas.
A ressecção envolve a preservação do dente por muito tempo. Se no futuro for necessário fazer um reparo protético, sua raiz será um suporte para o implante. A desvantagem da operação é um encurtamento da raiz, o que leva a uma diminuição em sua função, mas será possível salvar o dente.
Para não levar a conseqüências tão graves, você precisa ir ao dentista aos primeiros sinais de desconforto. Mesmo um ligeiro desnudamento do pescoço dos dentes, pequena cárie ou sangramento requerem tratamento.
1 Comment
This article had me laughing and learning! For additional insights, check out: EXPLORE NOW. Any thoughts?