A cavidade entre as conchas da medula espinhal – macia e aracnóide – preenchida com líquido cefalorraquidiano é chamada de espaço subaracnóideo. Através deste espaço, existem ligamentos que fixam a posição da medula espinhal.
As vias para o LCR consistem em espaços subaracnóideos da medula espinhal e do sistema cerebral e ventricular. Ventrículos do cérebro, cuja função é a produção de líquido cefalorraquidiano, são revestidos com epitélio de vários tipos – cúbicos e cilíndricos. Em um estado normal, eles contêm menos CSF que os espaços subaracnóideos. As paredes dos ventrículos são suficientemente fortes e inacessíveis, e os espaços subaracnóideos alteram seu volume sob a influência de vários fatores.
Liqvor desempenha o papel de amortecedor – protege o cérebro de efeitos traumáticos, desempenha um papel de transporte e funções imunológicas.
O espaço subaracnóideo do cérebro e da medula espinhal tem uma comunicação direta com os ventrículos do cérebro, formando uma série de vasos comunicantes. A parte externa dos espaços aracnóides é dividida por conchas. Esta estrutura forma câmaras e cisternas separadas.
A pressão de Likvornoe aumenta momentaneamente com modificações em estados funcionais – trabalho físico pesado, stress, até em desordens emocionais. Com lesões, processos inflamatórios do sistema nervoso central e doenças oncológicas, aumenta seu aumento, o que leva à expansão do espaço subaracnóideo.
Expansão do espaço subaracnóideo em bebês
Os espaços convectivos subaracnóideos em bebês aumentam com o crescimento da cabeça – um aumento na circunferência da cabeça. Os pais podem notar o processo patológico de projetar a fontanela – os locais do crânio, onde os ossos do crânio convergiram, para que a criança pudesse passar facilmente pelo canal do parto.
Também em bebês, a expansão da fissura inter-hemisférica e do espaço subaracnóideo é acompanhada por um rápido aumento no crânio, o que leva ao fato de que a criança não pode levantar a cabeça. Nesse caso, o diagnóstico é encefalopatia perinatal. Além da perturbação geral do estado, uma diminuição na função reflexa, as crianças tornam-se caprichosas, recusam-se a comer, ficam para trás fisiologicamente de seus pares, perdem peso.
Há outro sintoma muito revelador – “Olhar ao luar”. As pálpebras dos bebês doentes são constantemente baixadas e uma parte da proteína é visível sob a pele – a pupila e a íris são enroladas sob as pálpebras. Com lesões menores do cérebro, essa visão aparece periodicamente, com lesões pesadas, a íris pode ser vista brevemente.
As crianças também podem ter atrofia cerebral, na qual ocorre a expansão dos espaços subaracnóideos convectivos. Os sulcos nas áreas frontal, parietal, temporal e occipital são aumentados.
O sistema ventricular também é patologicamente deformado por expansão. Neste caso, exames sérios são realizados apenas no segundo ano de vida – antes de realizar atividades de diagnóstico, são considerados perigosos para a vida do bebê.
Pode ser necessário não apenas estudos computadorizados e tomográficos, mas também a extração do líquido cefalorraquidiano por punção.
Em tenra idade, as crianças recebem neurossonografia – o estado da cavidade craniana só é possível desta forma antes da fusão das fontanelas.
Se o dano foi submetido a uma parcela significativa ou leucomalácia diagnosticado – este termo é chamado de amolecimento do cérebro, uma condição em que as habilidades funcionais são violados, os sinais de pulso na quantidade certa não é enviado e não serão aceitos – no futuro a criança vai ficar para trás no desenvolvimento.
Mas não entre em pânico. O corpo da criança tem uma grande chance de recuperação, com tratamento oportuno e adequado – com o surgimento dos primeiros sintomas – as chances de recuperação estão aumentando.
O que é evidenciado pela expansão moderada do espaço subaracnóideo em adultos?
A expansão incondicional de espaços convectivos subarakhnoidalny – desiguais ou uniformes – não pode ocorrer. Violação da circulação do líquido cefalorraquidiano é sempre causada por processos patológicos de natureza inflamatória ou traumática que afectam de forma adversa a condição geral, causam ventrículos cerebrais espasmo, levam à expansão da fissura inter.
Fatores que causam uma mudança semelhante:
- patologias congênitas do sistema de condução de bebidas;
- trauma craniocerebral de gravidade variável;
- doenças infecciosas – encefalite e meningite de várias etiologias;
- processos oncológicos do cérebro – arachnoendoteliomy, meningiomas e similares.
Nessas doenças, o volume do cérebro aumenta devido ao edema, mas as células funcionais da substância cerebral cinzenta e branca são atrofiadas devido ao aumento da pressão intracraniana.
A quantidade de líquido cefalorraquidiano aumenta, o padrão das rugas do córtex cerebral é suavizado, o espaço subaracnóideo primeiro se alarga ligeiramente e, em seguida, as alterações patológicas aumentam.
Se você negligenciar o tratamento – deixar a vítima em um estado de desamparo -, a atividade fisiológica vital não será restaurada sozinha, um resultado fatal é possível. Mas mesmo com tratamento adequado, algumas funções cerebrais serão perdidas em uma quantidade significativa.
A expansão de espaços convectivos está progredindo.
Existem 3 graus de gravidade de tais mudanças:
- leve, insignificante – até 2 mm;
- média – de 2 a 4 mm;
- pesado – mais de 4 mm.
Sintomatologia dos distúrbios intracranianos: alterações na atividade mental, distúrbios sensoriais e motores, síndrome pseudobulbar.
Síndrome pseudobulbar, este é um estado durante o qual a fala é interrompida simultaneamente – as funções de reproduzir sons são perdidas, as palavras só podem ser sussurradas, a deglutição é difícil. Isto é devido ao fato de que a mudança não uniforme na posição dos hemisférios e os seus resultados de compressão em uma interrupção de centros corticais que inervam os músculos da faringe e laringe, que pode levar à paralisia ou paresia dos músculos da laringe.
O tratamento cirúrgico nem sempre ajuda as vítimas – é quase impossível conseguir o pleno trabalho e a adaptação à vida. No entanto, verifica-se com o tratamento oportuno para devolver a pessoa a capacidade em assuntos diários – ao cuidar de si mesmo – para fazer sem ajuda externa. Em alguns casos, habilidades mentais e qualidades intelectuais permanecem.
A pressão do líquido cefalorraquidiano aumenta com qualquer expansão do espaço subaracnóideo.
O diagnóstico é fácil de colocar nos sintomas característicos e nos resultados do exame instrumental.
Em crianças, o estado do cérebro é avaliado imediatamente após o nascimento, os adultos após uma lesão ou doença são examinados se perceberem sintomas ameaçadores ou ações não características.
Na maioria dos casos, a ajuda médica vem de parentes próximos – o próprio paciente, com um aumento significativo da pressão intracraniana, perde a capacidade de perceber adequadamente sua própria condição.
1 Comment
Great read! Your perspective on this topic is refreshing. For additional information, I recommend visiting: DISCOVER MORE. What do others think?