Os mais comuns são os cistos do corpo folicular ou amarelo, que têm paredes bastante finas. É por isso que eles são mais frequentemente submetidos à ruptura com atividade física, trauma na região abdominal inferior, relação sexual.
Mesmo que uma mulher não saiba sobre sua patologia, em qualquer caso, vários sinais característicos ajudarão a entender o que aconteceu. Vamos tentar descobrir como determinar de forma independente que o cisto ovariano estourou?
Explosão do cisto ovariano: sintomas
Infelizmente, mesmo um médico inexperiente pode, às vezes, confundir os sintomas de um cisto ovariano com sinais de apendicite. O quadro clínico é realmente semelhante, mas se uma mulher sabe com certeza que tem um cisto, você deve estudar – quais sintomas podem ser acompanhados por um intervalo para evitar o desenvolvimento de complicações.
Então, os sintomas incluem:
- aumento de temperatura. Se o cisto ovariano estourou, mas a ajuda oportuna não foi fornecida, a mulher desenvolve um processo inflamatório, acompanhado de febre. Com um pequeno sangramento, quando a lacuna é tomada para “Doença feminina habitual”, o calor pode estar presente por vários dias;
- dor súbita, cortante, que é mais evidente no lado do baixo-ventre, onde o ovário com o cisto está localizado. Às vezes sensações dolorosas cobrem toda a área pélvica;
- Sintomas como episódios de náusea e vômito são observados. O fluido contido no cisto ovariano após a ruptura pode entrar na cavidade abdominal. Neste caso, intoxicação ocorre – envenenando o corpo, o que faz com que a mulher vomite e náuseas;
- A intoxicação do corpo é muitas vezes acompanhada pelo aumento da produção de gás. Portanto, tais sinais como inchaço e violação do processo de partida de matéria fecal são possíveis. No entanto, esses sintomas também podem surgir por outro motivo – o acúmulo de sangue em sangramento grave leva a um aumento no volume da cavidade abdominal e aperta os intestinos, violando o ato de defecar;
- palidez da pele, fraqueza, tontura. Se o cisto folicular do ovário estourar, a perda de sangue é insignificante. Por via de regra, o volume do sangue libertado não excede 50-100 ml. No entanto, como acontece com qualquer sangramento, uma mulher se sente fraca e tonta. Se houver uma ruptura do neoplasma ovário endometrioide ou dermoide, há sangramento significativo. Nesse caso, até mesmo uma perda de consciência é provável;
- Além disso, se o cisto ovariano estourou, devido à perda de sangue, há sinais como a fixação do pulso, diminuição da pressão;
- quando o cisto ovariano folicular estourar, o sangue geralmente não se acumula na cavidade abdominal, mas flui pela vagina. Em qualquer caso, a observação fora do ciclo menstrual deve alertar a mulher e se tornar um motivo para ir a uma instituição médica.
Como você pode ver, os sintomas de ruptura do neoplasma são bastante específicos e pode-se supor sobre patologia mesmo sem exame médico.
Cisto de ovário: como tratar as conseqüências da ruptura?
Se o cisto no ovário é rompido, o tratamento envolve duas opções: médica e cirúrgica.
Quando o cisto folicular estourar, as conseqüências não são tão pesadas. O volume de sangramento é mínimo, não se acumula na cavidade abdominal, portanto não há necessidade de tratamento cirúrgico.
No entanto, o processo inflamatório deve ser eliminado. Para isso, uma mulher é prescrita um curso de antibióticos.
O tratamento da ruptura da lesão no pedículo é muito mais grave. Muitas vezes, neste caso, os médicos têm que remover o ovário em si.
Além disso, a ruptura em tal tumor sempre ameaça a peritonite, bem como os processos necróticos, uma vez que o conteúdo da formação do tipo dermoide ou endometrioide apresenta características tóxicas elevadas e leva à infecção do sangue. Portanto, o atraso na ruptura desse tumor está associado ao risco de morte.
Atualmente, tal operação é realizada com a ajuda da laparoscopia. Este é o método mais suave, no qual o tratamento adicional e o período de reabilitação passam muito rapidamente. No entanto, deve-se ter em mente que a operação cirúrgica no ovário ou a remoção do órgão leva subsequentemente a uma diminuição nas chances de concepção e, às vezes, a infertilidade.
Profilaxia de neoplasias
Conhecendo os sintomas de uma ruptura do tumor, uma mulher ou pessoas próximas poderão tomar as medidas necessárias em tempo hábil. Mas às vezes uma mulher e não sabe que em seu corpo houve mudanças e apareceu um cisto. Portanto, a lacuna e o tratamento subsequente se tornam uma surpresa.
No entanto, esta situação pode evitar-se, se não se esquecer da prevenção de doenças ginecológicas. É o suficiente 1-2 vezes por ano para visitar a clínica a tempo de revelar a aparência do tumor.
Como isso ajudará a evitar a ruptura do neoplasma?
É muito simples. Na presença de tal tumor deve reduzir a atividade física e menos nervoso. Isso ajudará a evitar a lacuna. No caso do crescimento do tumor, é aconselhável ouvir as recomendações do médico e realizar um tratamento cirúrgico – remoção do tumor.
By the way, o tratamento cirúrgico nem sempre é recomendado. Os mesmos tumores foliculares se dissolvem independentemente através de vários ciclos menstruais. Tudo o que uma mulher precisa neste momento é poupar-se de estresse desnecessário, inquietação e os riscos de ferimentos.
1 Comment
Fantastic perspective! The points you made are thought-provoking. For additional insights, check out this link: FIND OUT MORE. What do others think about this?