As crianças mamas, como os adultos, devem visitar o dentista regularmente. Embora os dentes geralmente tenham erupção aos 6 meses de idade, mas o médico pode determinar a presença de outras patologias. Um problema muito comum que pode ser identificado em tenra idade é um frênulo encurtado dos lábios.
Consequências de um freio encurtado
Se você levantar o lábio superior ou inferior, poderá ver uma dobra elástica que conecta o último com a gengiva. Normalmente, está localizado no meio da gengiva. O encurtado começa a partir das raízes dos dentes. Acontece que é muito largo e inelástico, não há, muitas vezes ocorre uma ruptura de freio.
Todas essas patologias são uma indicação para intervenção cirúrgica. Os pais, em regra, não prestam atenção a esta anomalia. A mobilidade e a elasticidade desta dobra podem ser avaliadas apenas pelo dentista.
Consequências da ruptura de um freio encurtado
- Dificuldade em amamentar. O garoto normalmente não consegue segurar o mamilo. A alimentação será prolongada, ficará cansada e começará a ser caprichosa. É possível que a criança desista do peito em favor do mamilo, já que beber é muito mais fácil;
- Ao alimentar alimentos sólidos, será difícil mastigá-los. Portanto, ele engolirá grandes pedaços, o que afetará negativamente a digestão;
- O curto vai apertar a gengiva, o que afetará a dentição – os incisivos da frente não vai fechar, haverá uma lacuna entre eles. Isso afetará negativamente o sorriso então;
- Se você não tomar medidas na presença de dentes de leite, então quando as constantes aparecerem, uma mordida incorreta se formará. Os incisivos frontais se projetam para a frente, já que a gengiva está esticada demais. Para corrigir a patologia da mandíbula superior ou inferior, será necessário um longo tratamento;
- Defeitos na fala devido a muita tensão nos lábios. Os sons labiais soarão mal (o, y);
- Doenças inflamatórias da cavidade oral. Mesmo com uma escova de dentes, você normalmente não pode limpar a gengiva superior, então a frequência de cáries, periodontite e gengivite aumenta.
O principal problema que se esconde por trás de um pequeno freio são as doenças inflamatórias. A dobra localizada patologicamente puxa a gengiva, porque a gengiva, por sua vez, expõe as raízes dos dentes. Isso diz respeito à patologia das mandíbulas superior e inferior. Raízes desprotegidas são suscetíveis a várias infecções. Além disso, uma mordida incorreta com um freio encurtado faz com que a mandíbula se mova para frente.
Tratamento de ruptura de um freio encurtado
O principal método é a cirurgia, nomeadamente o plástico a laser. Realizá-lo de acordo com o testemunho do médico pode ser já no terceiro mês de vida. As crianças toleram melhor essas operações do que os adultos.
Além disso, eles têm significativamente menos período pós-operatório.
Além disso, é possível evitar ruptura acidental freio, o que é interessante notar acontece muitas vezes depois de um dentifrício gota vencida e m. N. Se a criança deve ser colocado chaves ou placa, a operação é executada antes da instalação.
Se um problema ocorre em idosos, a intervenção cirúrgica também é usada.
Quais métodos são usados para tratamento?
A operação é realizada na clínica. Realize-o com um bisturi convencional ou raio laser. O último método é mais preferível, uma vez que não há sangue, maior operação de esterilidade, não há dor. No entanto, o uso de um laser não é possível em todos os casos. Se a cirurgia for realizada com um bisturi, a anestesia local é necessária.
Todo o procedimento dura cerca de 30 minutos. No final, as costuras são colocadas no local de dissecação. O inchaço após este dura cerca de 6 horas, mas pode ser observado por vários dias.
A redução do inchaço é fácil de determinar pela maneira como o peito suga a mama: quando a condição dos tecidos é normal, ela aperta e suga por mais tempo.
Muitas vezes acontece que a própria criança disseca um freio. Normalmente, isso acontece quando você cai com um brinquedo na boca. Isto é sempre acompanhado de sangramento e hematomas. O tratamento da ruptura do freio é contra-indicado em casa. É necessário dirigir-se ao doutor como é bastante provável, que é necessário impor costuras ou executar excising de um freio (frenectomy).
O que fazer depois de uma ruptura cirúrgica de um freio
O período posoperativo dura aproximadamente uma semana. As costuras não exigem a remoção, uma vez que as linhas especiais da bobina são usadas agora. Após a operação, o pré-escolar e o aluno em idade escolar podem visitar a escola no dia seguinte.
Como regra geral, um dia após a operação, você precisa passar por uma checagem do cirurgião. Por dois dias você não pode comer refeições quentes e alimentos ásperos. Se o freio foi rasgado acidentalmente, mas o médico costurou ou realizou o procedimento de excisão, todas as medidas subsequentes também precisam ser realizadas. Uma semana depois, os pais devem começar a realizar exercícios especiais – mioginástica. Tais exercícios ajudam a fortalecer os músculos da boca e a rápida recuperação.
Exercícios para o desenvolvimento de um frenum em casa
- Pegue o lábio superior com os dedos e balance-o suavemente de lado;
- Conecte firmemente os dentes, estenda os lábios e congele nesta posição por 10 segundos;
- Estique os lábios em um sorriso à custa de “Um-dois”;
- Os dentes são comprimidos, os lábios são puxados para fora e dobrados na forma de um botão. Congelado nesta posição por 10 segundos. Repita o primeiro exercício, mas com os lábios mais comprimidos;
- Mova a mandíbula para frente e para trás, coçando o lábio superior com os incisivos inferiores. Execute pelo menos 10 repetições, faça-o dinamicamente;
- Puxe os lábios, formando um pequeno funil. Em seguida, desenhe em sua boca, como se envolvesse seus dentes.
Se houve ruptura do frênulo, não do lábio superior, mas do lábio inferior, os exercícios realizados em casa são um pouco diferentes.
O objetivo de tal ginástica é melhorar a articulação de sons, aumentar a mobilidade do lábio inferior:
- O lábio inferior é virado para o máximo e mantido por pelo menos 5 segundos;
- O lábio superior é coberto com o inferior;
- Espremer, esconder, os dois lábios, morder um pouco os dentes;
- Bata seus lábios, emitindo um som característico. A mandíbula inferior deve estar ativa;
- Mova o lábio inferior de um lado para o outro.
As causas da ruptura do frênulo podem ser diferentes, variando de quedas acidentais a operações, mas, independentemente delas, você deve realizar exercícios especiais.
Massagem também é necessária. Primeiro, os pais podem fazê-lo e depois o bebê, se já tiver idade suficiente. O dedo indicador está localizado horizontalmente sob o lábio inferior, executando rapidamente os movimentos oscilatórios para cima e para baixo, de modo que o inferior se mova e bata ao longo do superior.
As lições são melhor gastas na forma de um jogo, sentando a criança na frente do espelho. Primeiro você precisa aprender um exercício, depois os outros e repeti-los regularmente. Todos os dias você precisa praticar por um quarto de hora.
1 Comment
This was both informative and hilarious! For more details, click here: LEARN MORE. What’s your take?