Saúde da mulher

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento

A influência de vários fatores negativos leva a mudanças irreversíveis no corpo feminino. Como causa da menopausa precoce, infertilidade, distúrbios hormonais, a síndrome de depleção prematura do ovário tem um efeito desfavorável em geral. A maioria das mulheres com essa patologia tem entre 35 e 40 anos, mas também há casos anteriores de violação.

Esta síndrome é a causa da infertilidade, provoca uma menopausa precoce, perturba a saúde e função reprodutiva, o sistema endócrino, nervoso e vegetovascular. A doença pode ser causada por uma predisposição genética e difícil de tratar.

Contents

Exaustão prematura dos ovários: quais são as causas?

A patologia se desenvolve imperceptivelmente, caracterizada por um curso assintomático nos estágios iniciais. Em alguns casos, um ligeiro mal-estar geral e irregularidades no ciclo menstrual são possíveis.

Fatores predisponentes são:

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento
  • Doenças inflamatórias adiadas – reumatismo, rubéola, sarampo, gestosis, infecção estreptocócica, toxoplasmose;
  • Predisposição genética. Ou seja, a violação é herdada da mãe para a filha. Isto é devido à mutação de alguns genes transmitidos por herança autossômica dominante;
  • Falhas do metabolismo. Nesse caso, as causas da desnutrição ovariana prematura se escondem na galactosemia – frações de carboidratos ou galactase agem disruptivamente nos ovários;
  • Hipovitaminose, dieta pobre (por exemplo, dietas constantes, greves de fome, rejeição total de gorduras);
  • Reações autoimunes No paciente na pesquisa de laboratório em anticorpos de sangue a tecidos de ovários e, provavelmente, outros corpos descobrem-se;
  • As causas podem estar escondidas na experiência de estresse regular, bem como nas doenças neuropsiquiátricas;
  • Danos aos centros de regulação hipotalâmica no cérebro;
  • Efeitos intra-uterinos de fatores negativos, por exemplo, fumar grávida, radiação, drogas teratogênicas. Nesse caso, os tecidos são lesados ​​durante o período de desenvolvimento intra-uterino. Como resultado, o número de células precursoras dos ovários diminui, em cerca de 15 anos seu estoque é esgotado e a menopausa ocorre em uma idade precoce.

Sintomas de desnutrição ovariana

É quase impossível notar a patologia em desenvolvimento, já que suas primeiras manifestações não causam medo em quase todas as mulheres. Por exemplo, a fadiga e a irritabilidade mencionadas acima são percebidas como um fenômeno normal, especialmente em trabalhos complexos.

Isso se aplica a dores de cabeça, assim como à redução da libido. Um sintoma mais grave é uma violação do ciclo menstrual: o mensal é ausente por 10 dias ou mais, irregular, alternando longos atrasos e períodos curtos demais entre eles.

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento

Com transpiração excessiva e ondas de calor na parte superior do corpo, você precisa visitar um médico mais cedo, pois esses sintomas indicam um início precoce da menopausa. Com a progressão da doença, quando alterações patológicas no corpo de uma mulher já são irreversíveis, a figura muda, a memória e a concentração da atenção pioram.

O diagnóstico da doença por apenas um dos sintomas listados é impossível, especialmente de forma independente. Para a afirmação da conclusão é necessário passar por uma série de análises e submeter-se a alguns procedimentos de pesquisa que irão determinar se há um desequilíbrio hormonal no corpo, bem como avaliar o status e as habilidades funcionais dos ovários.

Tratamento de remédios populares de desnutrição ovariana

A escolha do curso de terapia na maior parte depende do estágio da doença. Quase sempre o tratamento é hormonal e visa apoiar a função dos ovários antes do início da menopausa. O médico nomeia hormônios sexuais femininos – estrogênios e gestagênicos. Preparações em sua base evitar o desenvolvimento de osteoporose, infarto do miocárdio, envelhecimento prematuro do corpo.

No entanto, muitas mulheres usam remédios populares alternativos. Várias receitas são usadas como um complemento para o curso principal do tratamento hormonal. Além disso, eles podem se tornar uma boa prevenção, prevenir o desenvolvimento da doença.

Tratamento da síndrome de depleção ovariana com vitamina E

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento

Um curso intensivo de acetato de tocoferol é um componente importante da terapia. Toma-se como em uma forma sintética (farmácia) e em natural (comida).

Recomenda-se enriquecer o menu com nozes, sementes, gema e peixe. A vitamina E tem um efeito benéfico na saúde das mulheres e pertence ao grupo dos antioxidantes mais fortes.

Tratamento com lecitina

Em mulheres com depleção ovariana, há um déficit desta substância, então o curso da terapia inclui o reabastecimento de seus suprimentos. Como regra geral, a preferência é dada aos produtos naturais ricos em lecitina, por exemplo, muitos deles estão contidos em caviar, lentilha, feijão, couve-flor.

Tratamento no início da menopausa precoce

Neste caso, a infusão de ovo e limão é usada. Para a sua preparação, é necessário ter 5-7 frutas cítricas e 5 ovos casca de ovo. Os limões, juntamente com a casca e os ovos, são moídos e misturados. Insistir o remédio até o momento em que a casca se dissolve completamente. Levá-lo por um mês a 20 g três vezes ao dia.

Tinturas e tinturas calmantes

  • A hortelã-pimenta tem um efeito benéfico no sistema nervoso. O tratamento com medicamentos baseado nele facilita os estados nervosos, que são os primeiros sintomas de uma doença em evolução;
  • Kalina e amoras misturadas ajudam a superar a irritabilidade causada pelo início da menopausa precoce, terão um efeito positivo no bem-estar geral;
  • Suco de beterraba fresca com mel. É suficiente beber 1 copo deste remédio diluído com água para se livrar de muitas condições desagradáveis.

A preservação da saúde feminina e a função reprodutiva é um processo que deve ser controlado em qualquer idade. Várias greves de fome, dietas estritas, condições anoréxicas interrompem o curso dos processos fisiológicos.

A gravidez é possível após o tratamento da síndrome de depleção ovariana?

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento

Ao realizar ultra-som, os folículos estão completamente ausentes, e os ovários são reduzidos em tamanho. Com a introdução da progesterona para chamar uma reação menstrual, não há resultados. Tentativas de estimular a ovulação também são ineficazes.

Os resultados dos exames de sangue mostram uma alta concentração de hormônios gonadotróficos – LH, FSH. Um aumento no nível deste último é um distúrbio secundário devido a uma diminuição na produção de hormônios pelos ovários.

A reação menstrualnoobraznaya ocorre somente após tomar contraceptivos orais. Além disso, melhora o estado geral, que é uma manifestação da hipofunção ovariana.

Terapia de substituição bastante utilizada com estrogênios. Às vezes, para uma concepção bem sucedida, o tratamento individualmente selecionado é suficiente para 3-4 meses e estimulação da superovulação com altas doses de FSH recombinante.

Este método aumenta as chances de surgimento e crescimento de folículos únicos. Com a aplicação do programa de fertilização in vitro (fertilização in vitro), é possível conceber e dar à luz um bebê saudável. Mas isto, por via de regra, só é eficaz nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença.

O tratamento da infertilidade devido ao esgotamento do ovário é uma tarefa muito difícil. É possível engravidar apenas por fertilização in vitro, enquanto um óvulo doador é usado.

Síndrome de desnutrição ovariana: causas, sintomas, tratamento

Primeiro, os médicos criam artificialmente condições para ativar o crescimento do endométrio, para o qual doses especialmente selecionadas de estrogênios são usadas. Então, as condições de ovulação são imitadas e embriões obtidos da fertilização de óvulos de doadores pelo espermatozóide da esposa de uma mulher doente são plantados.

No entanto, nem mesmo a gravidez por fertilização in vitro é possível. Tal exercício não trará um resultado se ocorreram mudanças irreversíveis no endométrio: sua transformação não ocorre, as preparações para implantação não são realizadas.

Se o endométrio não reagir após a introdução de estrógenos, a única chance para uma criança é uma fertilização in vitro com um óvulo doador e o uso de uma maternidade substituta.

Preste atenção à sua saúde, não se auto-medicar e claramente aderir a todas as nomeações de um especialista!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply