Saúde da mulher

Temperatura corporal subfebril: causas, diagnóstico, tratamento

Há vários sintomas que passam despercebidos por muito tempo. Estes incluem a temperatura do corpo chamada subfebril. É um sintoma da doença e, por vezes, indica uma condição muito perigosa.

Temperatura corporal subfebril: causas, diagnóstico, tratamento

Normalmente, este indicador varia de 35,5 ° a 37,4 °. Ela muda constantemente, depende da hora do dia, do local de medição, do estado geral e do ritmo biológico.

O desvio da norma é afetado principalmente pela disfunção do hipotálamo e da glândula tireóide. Esses dois órgãos do sistema endócrino são responsáveis ​​por diminuir e aumentar as taxas.

Contents

O que significa “temperatura corporal subfebril”?

Esta conclusão do médico é devido a um aumento prolongado dos índices na região de 37-37,5 °. Este fenômeno pode ser acompanhado por uma doença, ou a pessoa se sentirá absolutamente saudável. Vale a pena notar que subfebrile é um problema bastante complexo. O fato é que as dificuldades nos diagnósticos diferenciais surgem mesmo entre os especialistas mais experientes.

As causas da temperatura corporal subfebril

Depois que esse fenômeno é descoberto, é necessário descobrir o que o provocou. Por exemplo, se uma pessoa transferiu recentemente uma doença ou foi tratada por um longo período, o aumento pode estar diretamente relacionado a esses fatores.

No entanto, a condição subfebrilhe só pode atestar a doença incipiente. Para identificar a causa, faça uma curva de temperatura, analise as mudanças que acompanham a saúde, conduza o diagnóstico laboratorial.

Doenças acompanhadas por aumento de temperatura para indicadores subfebris:

  • Processo inflamatório com um curso lento. Pode ser geral, local e complexo. Afigura-se como um resultado de danos para as estruturas celulares ou devido a estímulos patogénicos. Por exemplo, amigdalite crônica, pneumonia, pielonefrite, colite ulcerativa, hepatite aguda / crônica, doença de Crohn;
  • Disfunção vegetativa – distúrbios no trabalho do sistema cardiovascular;
  • Falhas no funcionamento dos centros termorregulatórios do cérebro;
  • Violações do fundo hormonal, patologia do sistema endócrino. Por exemplo, às vezes isso significa que há hipertireoidismo, ou o período da gravidez, o clímax chegou;
  • infecções latentes, infestações parasitárias – citomegalovírus, vermes, vírus de Epstein-Barr, herpes, de qualquer tipo, brucelose, HIV, doença de Will;
  • Tuberculose;
  • Toxoplasmose;
  • Doenças oncológicas;
  • Anemia por deficiência de ferro;
  • Alergia / doença alérgica infecciosa;
  • Termoneurose após radiação ionizante.

Sintomas subfebril temperatura de etiologia infecciosa: baixa tolerância ao aumento; flutuações diárias persistem; efeito do antipirético. A etiologia não infecciosa é caracterizada por um curso leve e até imperceptível, a ausência de flutuações diurnas e reações a drogas antipiréticas.

Quando a temperatura corporal subfebril é considerada segura, como febril

Nem sempre esta condição deve ser considerada como um sintoma de qualquer doença. Existem vários casos em que é considerado bastante natural e normal.

Neurose – estresse, sobrecarga emocional pode causar um aumento estável, por exemplo, no final do turno de trabalho. Pode haver fraqueza geral, fadiga crônica, diminuição da concentração e desempenho.

Estas condições não indicam uma patologia em absoluto. No entanto, é necessário corrigir o ritmo de vida, uma vez que a neurose pode provocar o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

Cauda de temperatura – após a infecção, a temperatura pode persistir por algum tempo, mesmo após a recuperação total. Se a doença era muito grave, esse fenômeno pode estar presente por mais 2 meses e mais.

Subfebril pode indicar tanto a recidiva da doença como a transição da patologia para uma forma crônica. Neste caso, recomenda-se fazer um exame de sangue na dinâmica.

Gravidez – muitas vezes a temperatura subfebril acompanha todo o período de ter uma criança. O fenômeno é causado pela reorganização hormonal. Um pequeno aumento na ausência de outros sintomas, por via de regra, não é um sinal de alerta, mas vale a pena ver um doutor para descartar as violações.

Causas de subfebrilny na criança

Temperatura corporal subfebril: causas, diagnóstico, tratamento

Esta condição no bebê torna-se motivo de preocupação. Não é de admirar, na verdade, em muitos casos, a temperatura é o único sintoma da doença.

febre baixa em adolescentes acompanha tais doenças comuns como helmintíases, adenóides e outros inflamação local, manifestação alergia e assim por diante. Além disso, é um sintoma de tais doenças perigosas, como a tuberculose, asma, patologia câncer e doenças do sangue.

Quando a temperatura para 21 dias varia de 37 ° a 38 °, é necessário realizar um diagnóstico abrangente, que inclui as seguintes medidas:

  • Exames de sangue – bioquímicos com a definição de teste reumático, clínico;
  • A análise da urina é diurna, para esterilidade, ensaios de acumulação, total;
  • Análise de fezes para a presença de ovos de vermes em dinâmica;
  • Radiografia dos pulmões, seios paranasais;
  • Amostras de tuberculina;
  • Ultra-som de órgãos internos;
  • Eletrocardiografia.

Por resultados de análises e pesquisas o pediatra dirige pais com a criança a peritos de perfil estreito.

Deve-se notar que o aumento pode ser a mesma taxa que a temperatura febril. Isso é típico para a resposta à vacina BCG em crianças do primeiro ano de vida. Em crianças de 8 a 14 anos, esse fenômeno pode estar associado às chamadas fases de crescimento e desenvolvimento ativos.

Tratamento de febre baixa

Eliminar este fenômeno torna-se possível somente após esclarecer sua causa raiz. Antes de tomar qualquer conclusão, é necessário diagnosticar a condição subfebril. Nem todo aumento pode ser atribuída a categorias de doenças, tal como já foi observado que as flutuações na 0,5-1 ° podem ocorrer durante a noite, dependendo do estado psico-emocional, actividade física, a libertação hormonal.

A conclusão sobre a presença de tal sintoma é feita com base em uma análise da curva de temperatura.

Geralmente é construído sob a supervisão do médico assistente ou em casos extremos em suas recomendações:

  • A temperatura é medida duas vezes por dia – de manhã e à noite;
  • Uma folha especial é preenchida de acordo com as regras relevantes – encontre uma grade de temperatura e um gráfico “T”. Cada ramo da grade é 0,2. Os indicadores matutinos são marcados com um ponto ao longo do eixo das ordenadas, marcando a data da medição. Da mesma forma, observe os indicadores da noite. Pontos se conectam uns com os outros;
  • A curva obtida por 3 semanas é analisada pelo médico assistente.

Se uma opinião for feita sobre a condição subfebril, devem ser realizados estudos laboratoriais e de perfil. Primeiro, visite o consultório de um terapeuta.

Temperatura corporal subfebril: causas, diagnóstico, tratamento

Trata-se, com base nos resultados obtidos, pode dirigir o paciente a ler a arte: phthisiatrician audiologista (ENT) cardiologista, doenças infecciosas, endocrinólogo, dentista, e um radiologista oncologista.

No decorrer da elucidação da causa que desencadeou o aumento da temperatura corporal, e também para monitorar o tratamento, as seguintes medidas podem ser prescritas: vários exames de sangue; urinálise (geral, diurna, cumulativa); análise de fezes; otolaringoscopia; Raios-X dos pulmões e paranasais; testes de tuberculina; ECG; Ultra-som; pesquisa de um contexto hormonal.

Quando patologias são identificadas, um tratamento específico é prescrito, baseado na causa do distúrbio. Eles podem começar com a limpeza do corpo, prescrever medicamentos e plantas medicinais, procedimentos de fisioterapia.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply Qjhgfi 11.03.2024 at 20:38

    order atorvastatin 10mg sale buy generic atorvastatin 40mg oral lipitor 80mg

  • Reply Lukjud 09.04.2024 at 00:15

    purchase zithromax – generic zithromax ciprofloxacin over the counter

  • Reply Owqmjd 10.04.2024 at 12:46

    buy cleocin generic – terramycin 250mg cost order chloramphenicol pills

  • Reply Bvxpys 11.04.2024 at 16:50

    stromectol coupon – how to buy cefaclor cefaclor 250mg generic

  • Reply Mbehik 14.04.2024 at 03:42

    albuterol pill – phenergan online order theophylline generic

  • Reply Zpwegb 14.04.2024 at 16:26

    depo-medrol oral – generic loratadine astelin ca

  • Reply Qnqbkq 16.04.2024 at 14:00

    clarinex sale – buy flixotide paypal cost albuterol 4mg

  • Reply Hgotzs 17.04.2024 at 02:54

    buy metformin 1000mg without prescription – cheap glucophage buy generic acarbose 50mg

  • Reply Sfamdz 18.04.2024 at 11:02

    cheap glyburide 2.5mg – dapagliflozin 10mg pills order dapagliflozin generic

  • Reply Xzrnip 20.04.2024 at 14:36

    prandin 2mg uk – empagliflozin 25mg us buy jardiance 25mg

  • Reply Dxudev 21.04.2024 at 18:43

    semaglutide 14 mg brand – order glucovance online DDAVP cost

  • Reply Vkkllk 23.04.2024 at 06:11

    order lamisil for sale – order lamisil 250mg without prescription griseofulvin cheap

  • Reply Yaadpm 24.04.2024 at 20:35

    purchase famciclovir sale – buy valcivir 500mg without prescription buy cheap generic valaciclovir

  • Leave a Reply