Beleza e saúde

Inflamação do folículo piloso: causas, sintomas, tratamento

Inflamação do folículo piloso na medicina é chamada foliculite. Esta doença é caracterizada por uma lesão infecciosa que leva a uma inflamação purulenta. Aparece nas áreas de crescimento capilar na forma de pústulas únicas ou múltiplas. No lugar das pústulas abertas, formam-se úlceras que, quando curadas, são acompanhadas de cicatrizes. Diagnosticar a foliculite ajuda a dermatoscopia, baciloscopia, estudo de pústulas destacáveis.

O tratamento envolve soluções, corantes de anilina, anti-sépticos, etiotropov uso local e sistémica (antibióticos, antimicóticos, aciclovir).

Estrutura do cabelo e folículo piloso

O cabelo consiste de uma haste que é visível acima da superfície da pele, e a raiz que está na espessura da pele no folículo piloso. Este último está localizado na derme e no tecido adiposo subcutâneo, circundado por uma cápsula de tecido conjuntivo.

Na parte inferior do folículo se expande. Neste lugar há um bulbo capilar e uma papila de tecido conectivo contendo nervos e vasos. Na parte superior do folículo está a boca, na qual flui o ferro engordurado e suado (não em todo lugar).

Tal estrutura complexa contribui para o fato de que a inflamação pode ocorrer em diferentes partes dela e por várias razões. Reduzindo as propriedades de protecção da pele, sudação excessiva, danos, arranhões, cabelos encravados, poluição, bloqueio de sebo – aqui é uma lista pequena de motivos que podem levar a uma doença desagradável.

Bloqueio e inflamação do folículo piloso

A foliculite refere-se a doenças de pele purulentas. Às vezes o seu desenvolvimento é precedido por uma osteofolicite – uma inflamação superficial que captura apenas a boca do folículo.

Quase sempre a doença provoca bactérias, principalmente estafilococos. No entanto, ele pode ser de pseudomonas, gonorreia, sífilis, e assim por diante. N. Os motivos podem ser escondido em infecções por fungos (ex. Os dermatófitos, fungos do género Cândida), vírus (simples, herpes zoster, molusco contagioso), parasitas (ácaros Demodectic). De acordo com os agentes patogénicos, a inflamação é classificada em bacteriana, fúngica, viral, sifilítica e parasitária.

Infecção penetra através de pequenos ferimentos: escoriações, arranhões, escoriação, molhar. O grupo de risco inclui as pessoas que sofrem de dermatoses pruriginosas (atópica, dermatite alérgica, eczema), porque eles são constantemente pentear a pele, bem como sofrendo de hiper-hidrose (transpiração excessiva).

A penetração da infecção contribui para uma diminuição da função de barreira da pele e imunidade. Por exemplo, a probabilidade de desenvolver uma doença é maior em pessoas com diabetes e imunodeficiências (infecção por HIV, terapia imunossupressora, doenças de longa duração). A imunidade local diminui após o uso prolongado de glicocorticosteróides, bem como com a exposição regular a produtos químicos.

Sintomas de inflamação na área do folículo piloso

Patologia começa com vermelhidão e infiltração, em seguida, uma pústula com pus, permeada com pêlos de artilharia, é formada. Depois de abrir a pústula, forma-se uma úlcera coberta com uma crosta purulenta e sangrenta. Depois de deixar a casca, uma cicatriz ou hiperpigmentação permanece. Os folículos de superfície são resolvidos sem conseqüências. Em média, o processo inflamatório dura cerca de uma semana.

Por via de regra, a doença é da natureza múltipla, afetando a cara, cabeça, axilas, virilha, pernas. Erupções são acompanhadas de coceira, às vezes dolorosas.

Na ausência de tratamento, surge um folículo inflamado ou um furúnculo ou carbúnculo:

  • Inflamação estafilocócica – é localizada mais frequentemente no queixo e na pele ao redor da boca. Mais comum em homens, raspar um bigode e barba. Pode ser complicado por sicose;
  • Pseudomonadal – ocorre após tomar um banho quente com cloração deficiente de água, em pacientes com acne após antibioticoterapia. Exprime-se fortalecendo-se de borbulhas na cara, a parte superior do tronco;
  • Sifilítica – ocorre com sífilis secundária. É acompanhado por alopecia não cicatricial na zona da barba / bigode, no couro cabeludo;
  • A gonorreia é uma consequência da falta de tratamento para a gonorréia. Localizada na zona perineal em mulheres e no prepúcio em homens;
  • Candidíase – ocorre com a aplicação de curativos oclusivos, com febre longa, em pacientes acamados;
  • Dermatófito – é caracterizado por uma inflamação inicial da camada córnea superficial da pele, atingindo gradualmente o folículo e a haste capilar. Frequentemente deixa cicatrizes e acompanha favus e tricofitose;
  • Herpética é caracterizada pela formação de vesículas na boca dos folículos. Mais frequentemente o queixo, o triângulo nasolabial;
  • Causada por demodicose – a pele fica vermelha, as pústulas são cercadas por um peeling pungente;
  • Impetigo Bokharta – ocorre quando maceração. Freqüentemente acompanha a hiperidrose e se desenvolve após o uso de compressas aquecidas.

Complicação da inflamação

O furúnculo aparece na ausência de tratamento adequado na fase inicial da inflamação. Deve-se notar que a doença tem um longo curso e nem sempre é resolvida sozinha, em alguns casos, a intervenção cirúrgica é necessária.

Enquanto o furúnculo amadurece, você precisa tratar a pele com anti-sépticos. O médico pode cortar com soluções de antibióticos e novocaína. Também prescrito com drogas antibacterianas, UFO e UHF. Para aumentar a imunidade, você pode precisar de ozonoterapia, drogas restauradoras, autohemotransfusão, gamaglobulina. Quando uma zona de flutuações se forma, o doutor aplica uma atadura especial para acelerar a saída da vara.

Talvez uma autópsia do abscesso ou sua remoção cirúrgica.

Depois disso, a ferida foi lavada com peróxido de atadura com pomada Wisniewski, levomekol, sintomitsinovoy, ictiol ou unguento de eritromicina. Sob anestesia local, os furúnculos são abertos com um abscesso, massas necróticas purulentas são removidas. A necessidade de antibióticos ocorre com furunculose crônica e múltipla, abscesso, redução da imunidade.

Como tratar um folículo piloso inflamado

O médico primeiro determina a condição do folículo e patógeno, exclui a etiologia específica da patologia, revela as doenças decorrentes que contribuem para a inflamação.

A dermatoscopia permite determinar a profundidade da lesão. É necessário realizar uma amostragem para inoculação bacteriológica e microscopia, para investigação de fungos e treponemia pálida. O diagnóstico por PCR permite excluir gonorreia e sífilis. Um exame de sangue para o açúcar, um imunograma, etc., pode ser atribuído.O diagnóstico diferencial também é necessário.

O tratamento corresponde à etiologia. Na presença de bactérias prescrevem pomadas antibacterianas, com lesões fúngicas – agentes antifúngicos, a forma herpética requer a nomeação de aciclovir.

Nos estágios iniciais da terapia local é o bastante. As lesões são adicionalmente tratadas com corantes de anilina (pr. Zelenka). Para prevenir a propagação da infecção, a pele saudável é tratada com álcool bórico ou salicílico. Pode ser nomeado OVNI.

Em casos graves, a terapia sistêmica é necessária. Na presença de estafilococos, eritromicina, cefalexina, a dicloxacilina é administrada por via oral.

Um tipo pseudomonasal grave é tratado com ciprofloxacina. Com candidíase, é necessário ter tetraconazol e fluconazol, enquanto dermatofito – terbinafina.

Cisto folicular é um distúrbio do desenvolvimento do folículo piloso

Neste caso, há uma formação benigna semelhante a tumor. Pode ser congênita ou ocorrer muito mais tarde. Por via de regra, a doença é herdada.

O tratamento de cistos envolve sua remoção. Se a educação é insignificante e não causa o desconforto, não se toca, só o controle na dinâmica mostra-se. No entanto, a remoção de um cisto de folículo piloso, mesmo de tamanho pequeno, é necessária em caso de inflamação.

A formação, juntamente com a cápsula, pode ser removida através de um corte na pele ou através da sua excisão com um laser. Se você não excisar todos os tecidos patológicos, ocorrerá uma recaída da doença.

Antes de iniciar a operação, você precisa remover a inflamação. Se o cisto for acompanhado de um abscesso purulento, é necessária uma abertura e instalação de drenagem.

Para eliminar a inflamação dos folículos pilosos precisa ser evitado ferimentos na cabeça e outras partes do corpo, siga os riscos do processo de higiene e cortes de meios adequados.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Victoriat 28.06.2024 at 14:05

    Great mix of humor and insight! For more, visit: READ MORE. What do others think?

  • Leave a Reply