No corpo dos mamíferos existe um sistema especial de hemostasia. Ela é responsável pela composição física e química do sangue. Em uma pessoa saudável, a condição sanguínea deve ser a seguinte: ela deve sempre ser líquida, dobrar com sangramento, dissolver os coágulos que surgem nela.
Classificação de hemostasia
Dependendo das funções desempenhadas, a hemostasia pode ser classificada simultaneamente em vários tipos:
- Hemostasia vascular-plaquetária. Com o vasoespasmo, as moléculas de colágeno aderem às paredes, o que causa a adesão das plaquetas. O sistema não deve permitir isso.
- Coagulação hemostática. Se os vasos estiverem danificados, coágulos sanguíneos vermelhos devem ser produzidos, devido à formação de coágulos de fibrina, que entopem a área danificada.
- Fibrinólise. Nesse processo, “supérfluo“Trombi que formou quando”reparar“Da parede vascular, deve dissolver completamente.
Durante a gravidez aos grandes e pequenos círculos da circulação sanguínea mais um acrescenta-se – placental. Através dele, ocorre o fornecimento de substâncias úteis ao feto. Sua educação afeta significativamente a composição do sangue, gera RFMC.
O que é RMMC e D-dímero
Quando a gravidez, deve aumentar-se ligeiramente – portanto o corpo prepara-se para o parto. Mas existem certas normas, cujo excesso pode causar aborto espontâneo. Portanto, a análise de RFMC e D-dímero na gravidez deve ser feita por todas as mulheres no terceiro trimestre – na semana 28 e, se necessário, de acordo com as indicações individuais.
Para entender por que você precisa conhecer o RFMC durante a gravidez e planejar o tipo de análise do D-dímero, é necessário representar o significado desses indicadores.
A abreviatura de RFMK é decifrada como complexos monoméricos de fibrina – estes são os restos de pequenos trombos, quando as tromboses se desenvolvem no corpo.
Se o RFMC for maior que o normal, o sangue se condensa, o que leva ao aumento da trombogênese. O bloqueio ou a constrição dos vasos sanguíneos prejudica significativamente o fornecimento de oxigênio e substâncias benéficas ao feto, podendo ocorrer hipóxia e o risco de interromper a gravidez aumenta.
D-dímeros são substâncias proteicas, produtos de degradação da fibrina. Eles participam do processo de hematopoiese e fazem parte de coágulos sanguíneos. Se os níveis sanguíneos estiverem elevados, isso pode levar ao aumento da trombose.
Atualmente testes obrigatórios para D-dímeros são realizados mais em os EUA, ao planejar a gravidez ou ao realizar a fertilização in vitro. Acredita-se que esta análise seja necessária para excluir a possibilidade de formação de trombos.
Nos países da CEI, mais frequentemente a análise de RFMC e até durante a gravidez.
Dar sangue ao dímero D de uma mulher grávida é bastante difícil – a análise requer alguma preparação. Dentro de 12-14 horas você precisa morrer de fome, só é permitido beber um pouco de água limpa.
Portanto, o teste D-dímero é determinado para a detecção de condições perigosas em pessoas de outras categorias, e não em mulheres grávidas. Além disso, pode aumentar com doenças hepáticas, inflamatórias e infecciosas, sob a influência de mudanças relacionadas à idade. Ou seja, o indicador nem sempre é confiável. Durante a gravidez, o valor deste indicador deve ser de 248 ng / ml. Acima de 1500 ng / ml, a condição é considerada anormal.
Normas do RFMC na gravidez
A análise no nível da RFMK não é diferente de fazer qualquer análise. O sangue é retirado da veia, de manhã, com o estômago vazio.
O valor normal é de 3,4 mg a 5,0 mg por 100 ml de sangue. Se o RFMC, tomado na semana 28 durante a gravidez, for aumentado, reduz a eficiência da barreira placentária.
O que devo fazer se o RFMC estiver elevado durante a gravidez? Tudo depende de quanto esse número aumentou. Em alguns casos, o médico simplesmente observa o curso da gravidez e, se necessário, a gestante recebe medicamentos que estabilizam o sistema de hemostasia.
Um deles é “Currantil“. Essas pílulas são prescritas durante a gravidez para estabilizar o fluxo de oxigênio na placenta. Além disso, estimula a produção de interferon e é um imunomodulador. Portanto, pode ser utilizado na epidemia de doenças infecciosas sazonais como medida preventiva.
Em “Kurantil” pode haver uma intolerância individual, e então é substituída por drogas análogas à ação.
O que o resultado pode significar quando o índice RFMK é reduzido durante a gravidez? Se este indicador for abaixado antes do nascimento, o médico que o levar deve ser informado – a menina tem um risco de sangramento.
Na prática, a redução de MRCC é extremamente rara – somente após o uso de uma gestante com drogas que afetam a coagulação sanguínea. Por exemplo, para o tratamento de varizes, os remédios locais com heparina tinham que ser usados.
Eles quase não são absorvidos pelo sangue e são excretados muito rapidamente, mas se, neste momento, fizerem o teste para RFMK, o resultado pode ser subestimado.
O abaixamento de RFMC pode causar descolamento prematuro da placenta, o risco de líquido amniótico entrar na corrente sanguínea da mãe, o que posteriormente leva à insuficiência respiratória aguda no bebê.
Teste de sangue da gravidez
Durante a gestação, é muito importante monitorar o funcionamento do sistema de hemostasia, para determinar os principais indicadores de sangue. Dar o sangue a um coagulograma é necessário uma vez no trimestre e antes do próprio nascimento.
Seus principais parâmetros, exceto RMMC, são os seguintes indicadores:
- Plasma de fibrinogênio – o valor máximo que atinge antes do nascimento, o corpo está se preparando para parar o sangramento.
- O APHC é um tempo de tromboplastina parcial ativada, que mostra o quanto um trombo se forma no vaso. Em mulheres grávidas pelo fim do termo aumenta em 17-20 vezes;
- Coagulante lúpico – sua presença pode ser um dos sintomas de uma doença autoimune. Se houver esse indicador no sangue, a gestante deve ser hospitalizada. Sintomas adicionais da condição – aumento da pressão arterial, gestose tardia. Na análise da urina, uma proteína é encontrada. Se você não tomar as medidas necessárias, o desenvolvimento da gravidez pode parar.
- TV – tempo de trombina. Durante a gravidez, aumentando a quantidade de fibrinogênio pela trombina, esse tempo aumenta em 3 vezes.
- Um aumento na protrombina e uma diminuição na antitrombina indicam uma ameaça de descolamento prematuro da placenta.
É impossível ignorar as análises que marcam as mudanças que ocorrem no sistema da hemostasia.
Excelente saúde mães – não uma garantia de desenvolvimento fetal normal. De acordo com a RFMK, um médico pode rastrear todos os desvios no desenvolvimento do feto e tomar medidas oportunas para ajudar a manter a gravidez até o horário determinado.
2 Comments
This article had me laughing and learning! For additional insights, check out: EXPLORE NOW. Any thoughts?
You really make it appear really easy together with your presentation however I in finding
this topic to be really something which I believe I might by
no means understand. It sort of feels too complex and extremely wide for me.
I am having a look ahead in your subsequent put up, I’ll attempt to get the hold of it!
Lista escape room