Cozinhando gostoso

Nós cozinhamos deliciosos e saudáveis ​​pratos de lavash

A receita para o lavash fino era conhecida até mesmo pelos antigos sumérios. Assim que os primeiros morteiros e moinhos foram inventados, eles imediatamente começaram a moer o grão e assar bolos. A tecnologia de fabricação não mudou até agora – apenas os dispositivos de padaria foram melhorados. 

Um pouco de história

Os arqueólogos atribuem o primeiro lavashi a armênios, gregos e sumérios. Muitas pessoas estão lutando pela honra de serem os primeiros produtores de pão sem fermento.

Parece um creme: um bolo plano feito de massa sem fermento, com espessura de 2 a 4 mm, com comprimentos laterais de 50 a 120 cm, às vezes um bolo plano é redondo. Pesa na forma pronta não mais que 250 g.

Anteriormente, apenas a farinha de cevada era usada para sua fabricação, agora o pão sem fermento é cozido com mais frequência a partir do pão de trigo. O forno é chamado de tandoor ou tandir.

A massa é amassada em um recipiente no qual um pedaço da massa anterior é colocado como o iniciador. Rolo pão pita em uma mesa especial e, por vezes, no chão. A forma desenrolada é puxada em um travesseiro especial de uma árvore de salgueiro, e então está preso na parede do fogão.

Puxe um dispositivo especial com uma ponta afiada. Isso é difícil de fazer – é fácil rasgar o bolo. Lavash ocupa uma das posições dominantes no sistema alimentar armênio.

Pratos tradicionais de lavash

Pratos tradicionais de pão pita são pão e shawarma. O prato nacional mais leve é ​​o pão. Os hóspedes preparam para si. Os anfitriões servem em vários pratos cortados basturma, queijo, verduras, pepinos, tomates. Todo mundo embrulha em um bolo algo que ele gosta.

Shaurma é um prato de lavash fino armênio impossível de cozinhar sem saber algumas sutilezas.

A carne pode ser tomada: um pássaro, carne de carneiro, carne de vaca e até carne de porco. O principal é mariná-lo adequadamente. Marinada pode ser feita clássica: cebola, pimenta, vinagre, ou adicionar suco de limão, vinagre balsâmico, especiarias exóticas de vários tipos.

Este é um dos tipos tradicionais de marinada para shawarma, suas proporções são calculadas para 1 kg de carne:

  • Em uma tigela de metal despeje um copo de água, suco de uma laranja e um limão, 5-6 esmagados dentes de alho;
  • Misture por 10 minutos, em seguida, adicione ½ colher de chá os seguintes ingredientes: pimenta caiena, cravo moído, cominho, pimenta branca moída, orégano, meio copo de azeite ou óleo de girassol, sal. Todos são cuidadosamente mexidos e separados por 20 minutos;
  • Despeje a carne de marinada resultante. O pássaro é conservado de 3 a 5 horas, carne bovina, cordeiro e porco – até 8.

Se não houver grelha especial, a carne é frita numa frigideira até se formar uma crosta dourada. A carne sobreaquecida para o shawarma não é boa, é sempre necessário determinar a disposição de um fósforo. Uma vez que o suco após a punção começou a fluir luz, a carne está pronta.

Em vez de óleo de cozinha, é utilizada gordura de engorda. Durante a preparação, polvilhe periodicamente com suco de frutas cítricas. Você pode preparar o recheio para shawarma no forno em papel alumínio, mas a crosta corada não funcionará.

Enquanto a carne está frita, você precisa fazer legumes. O conjunto pode ser qualquer um – de acordo com o gosto da pessoa. Mas geralmente eles levam: repolho, pepino, tomate, pimentão, cebola branca e vermelha. Cebola às vezes é marinada. Tempero – ervas picantes: coentro, salsa, endro, manjericão.

Tudo é cortado separadamente.

Receitas de molhos

Um café da manhã quente não será saboroso o suficiente se você comprar ketchup ou maionese para um molho. Você pode cozinhar uma das opções:

  • Branco. 200 g de creme azedo é misturado com alho, pepino em conserva picada e cebola verde picada. Insista em um local frio por 2 horas;
  • Vermelho Combine os seguintes ingredientes: 100 ml de pasta de tomate, uma colher de chá de Adzhika, 100ml de tomates frescos prensados ​​sem pele, azeite – 1 colher de sopa, tanto suco de limão. Misture com cuidado, adicione 2 colheres de sopa de verduras picadas – salsa ou coentro. Deixe por uma hora na geladeira.

Quando o recheio está pronto, a panela é espalhada sobre a mesa, untada com molho branco – alho – no meio, espalhe os legumes fatiados, novamente uma camada de molho, uma camada de carne, um molho vermelho. Dobre como panquecas: primeiro as extremidades curtas de um bolo achatado e depois compridas.

Shawarma, como todos os pratos lavash, é aquecido em uma frigideira. Em um forno de microondas se espalha. O aquecimento de óleo não é necessário.

Receitas de pratos de lavash armênio

Os pratos mais comuns do lavash fino são tortas. Cozinhar é fácil, pois o recheio pode agir com ingredientes diferentes. Com recheios você pode experimentar. Ingredientes para esta torta são feitos com queijo.

É necessário preparar:

  • lavash – 400 g;
  • queijo duro – 300 g;
  • 2 ovos – grandes;
  • 3 dentes de alho;
  • leite.

Queijo é esfregado em um ralador, misturado com ovos e alho, derramado, servido com leite – é derramado em um fio fino para não overdose – ea mistura é batida. A massa deve ficar espessa, como uma panqueca.

Espalhe em uma panela toda a superfície do pão pita, unte a massa, espalhe novamente o pão pita. E assim, enquanto os ingredientes não terminam. Asse o bolo no forno a 180 ° C por um quarto de hora.

Torta de carne

Este é outro prato de pão pita e carne picada.

Para o recheio:

  • carne picada 500 g;
  • batatas – 2 pedaços;
  • cebola – 2 peças;
  • ovos – 2 pedaços;
  • migalhas de pão para panificação;
  • Manteiga – 50 g.

Para o molho: creme azedo, queijo, maionese – 100 gramas, 2 ovos. Sal e especiarias a gosto.

Frite a cebola finamente picada até dourar, espalhe o recheio e leve-a até a prontidão. Esfregue as batatas em um ralador grande, adicione à frigideira, frite 3 minutos todos juntos.

Retire do fogo, adicione as especiarias e sal, polvilhe com farinha de rosca, quebre os ovos em uma frigideira – mexa. Os ingredientes para o molho são misturados a uma consistência homogênea. Queijo adicione metade.

Na assadeira vire o pão pita, espalhe o molho, espalhe metade do recheio. Outra camada de pão pita – o restante recheio – ainda é bolo. Despeje o molho de torta, polvilhe com o queijo restante.

Asse a 200 ° C por cerca de 15-20 minutos.

Rolos Lavash

Ingredientes:

  • salmão ligeiramente salgado;
  • pepinos frescos;
  • salsa verde;
  • Queijo duro.

Salmão cortado em fatias finas e longas, pepinos e palhas de queijo. Expanda o pão pita e espalhe sobre ele linhas com intervalos: pepino, salmão, queijo, pepino, salmão, queijo …

Até a folha de pão pita terminar. Polvilhe com salsa, enrole em um rolo, corte em pequenos rolos.

Um lanche rápido e muito saboroso é preparado literalmente em 15 minutos. Se a casa é lavash, é impossível ficar com fome. O principal é não ser preguiçoso. Bon appetit!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply