Cicatriz no útero é um tecido fortemente conectivo em um local onde a integridade das paredes do órgão foi comprometida devido à intervenção cirúrgica. Para as mulheres que dão à luz repetidamente, a presença de tal defeito apresenta um certo risco, pois está associada a uma ruptura repetida. Por esse motivo, esses pacientes devem ser mais cuidadosamente observados pelos médicos.
Sintomas
Cicatrizes no colo do útero e suas paredes durante a ruptura são caracterizadas pelos seguintes sintomas:
- Dor no abdômen;
- Descarga sangrenta do trato genital;
- Contrações musculares irregulares, mas fortes (brigas);
- Redução da pressão arterial;
- O pulso é frequente, mas dificilmente palpável;
- A pele fica pálida;
- Náusea e vômito são observados.
Em alguns casos, a quebra não é acompanhada pelos sintomas acima.
Uma cicatriz pode ser rica ou insolvente. No primeiro caso, caracteriza-se pelo restabelecimento completo da parede e das fibras musculares, com uma cicatriz estável no útero com espessura mínima de 3 mm.
Os tecidos são elásticos, esticam bem e suportam uma pressão impressionante e também contraem durante as lutas. No segundo caso, os tecidos conjuntivos predominam nessa área e as fibras musculares permanecem subdesenvolvidas. Tem uma ligeira elasticidade, é instável a rupturas e não contrai durante as lutas.
Estágios clínicos de ruptura
Esse fenômeno pode ser ameaçador, iniciado e comprometido.
O estágio ameaçador é acompanhado por dores na região lombar e no abdome, náuseas e vômitos.
Começou a cicatriz (ou espalhar) é caracterizada por dor aguda aumentou tensão uterino à palpação, reforçado contracções espasmódicas frequentes, manchar, diminuindo a taxa de coração do feto.
A ruptura se manifesta por dores muito severas, secreções com sangue, cessação de lutas ou tentativas, aumento do pulso, diminuição da pressão arterial.
Causas
Cicatrizes – a norma após cesariana. Eles são formados no local da incisão da parede uterina para extrair a criança. Eles também permanecem depois de myolektomii – o procedimento para a remoção da educação benigna.
Raspagem diagnóstica e aborto também deixam vestígios. Isso se aplica a operações restaurativas, por exemplo, depois que o chifre rudimentar é rasgado ou removido. A cicatriz permanece após a gravidez ectópica, que terminou na remoção do tubo ou colo do útero.
Diagnóstico
Em primeiro lugar, o médico analisa a anamnese gineco-obstétrica. Leva em conta as doenças transferidas da área genital, intervenções cirúrgicas, características e resultado de gravidezes prévias. Além disso, os resultados do trabalho de parto (natural, através de cesariana, com complicações, etc.) são levados em consideração.
Em seguida, um ultra-som é atribuído. O estudo permite avaliar o estado do defeito, seus contornos, a quantidade de músculo e tecido conjuntivo, identificar cavidades, se houver. Além disso, a taxa é analisada espessura da cicatriz, disposta no útero, como esta taxa serão tidos em conta quando se selecciona o modo de entrega.
A histerografia pode ser prescrita. Tal análise é realizada no 7º ao 7º dia do ciclo. O estado da superfície interna do defeito é determinado primeiro.
A histeroscopia é um método que envolve o uso de instrumentos ópticos especiais para examinar a cavidade uterina através do colo do útero. O procedimento é realizado no 4º ao 5º dia do ciclo. Determine o número de vasos, a forma e a cor do defeito.
Na gravidez no terceiro trimestre, a ultrassonografia é realizada a cada 7-10 dias.
Diagnóstico de ruptura da cicatriz
Gravidez com complicação – cicatriz no útero – está sujeita a um controle mais cuidadoso. Em primeiro lugar, o doutor recolhe uma anamnésia. Pergunte sobre a hora do aparecimento da dor, descarga. Determina se esses momentos estão relacionados com tipos ou intervenções médicas.
Depois disso, uma mulher é examinada, a pressão arterial, o pulso é medido, a palpação do abdome é realizada. Exame obstétrico externo consiste em determinar a forma do útero, sua tensão muscular e também a posição do feto. O médico trabalha apenas com as mãos.
Posteriormente, administrar ultra-sons, que permite conhecer a espessura muscular camada e se existem outros defeitos, avaliar o estado do defeito após a cirurgia. Provavelmente, será necessário realizar a ultrassonografia do feto com dopplerografia. Assim, os médicos receberão informações sobre a condição dos vasos sanguíneos do feto, do cordão umbilical e da placenta.
Na mesma finalidade, eles são direcionados para cardiotocografia. O grau de atividade motora da criança, a freqüência e ritmo do batimento cardíaco, a atividade dos músculos uterinos são avaliados.
Tratamento e indicações para cesariana
Durante a gravidez, esse fenômeno não requer nenhum tratamento específico. Os nascimentos, neste caso, podem ocorrer naturalmente e por cesariana.
Independentemente dar à luz uma mulher pode, em tais casos: a cesariana no passado com uma cicatriz transversal, sem doenças e complicações da gravidez crônicas (pré-eclâmpsia, insuficiência placentária), a placenta está localizado fora da área de risco, apresentação da cabeça do feto, combinando as pelve materna e tamanhos criança. Para nascimentos independentes bem-sucedidos, é necessário que a cicatriz seja bem fundamentada, sua espessura ideal é de 3 mm, mas às vezes de 2,5 mm.
cesariana é necessária nas seguintes situações: a história de cesariana com a cicatriz longitudinal, há dois ou mais defeitos, insolvência (principalmente tecidos conjuntivos), a placenta está localizado perto da área perigosa, pélvis clinicamente estreitas, uma faixa na parede de trás após miomectomia, lágrimas de sutura e com gravidez cervical.
Se houvesse uma ruptura do útero sobre a cicatriz, em seguida, passar uma cesariana de emergência para obter mais frutas e salvar a vida da mãe e da criança. Depois que o bebê é retirado, o defeito é suturado. Em casos raros, é necessário remover completamente o órgão. Isso acontece com um forte dano nas paredes, que não pode ser corrigido pela sutura.
Complicações e conseqüências
A cicatriz no útero pode ameaçar o feto e a gestante com as seguintes complicações:
- A hipóxia do feto é uma patologia grave causada pelo suprimento insuficiente de sangue;
- Insuficiência placentária;
- Anormalidades localização e fixação previa da placenta, denso, incremento crescimento para dentro, de germinação, a baixa;
- Ameaça de aborto espontâneo ou parto prematuro;
- Ruptura do útero;
- Violação de coagulability de sangue com a formação subsequente de coágulos de sangue;
- Choque hemorrágico é uma violação da respiração, a circulação sanguínea, as funções do sistema nervoso contra o pano de fundo da perda de sangue significativa.
Medidas preventivas
Para se proteger e a seu filho, a mulher deve realizar várias atividades. Por exemplo, recomenda-se que uma gravidez subseqüente não seja planejada antes de 2 anos após a primeira.
Também é necessário identificar e curar doenças agudas, latentes e crônicas. Certifique-se de se registrar no horário, isto é, antes da 12ª semana de gravidez. Visite regularmente um ginecologista.
Se tal diagnóstico estiver presente, o médico deve identificar os fatores de risco e fornecer recomendações para sua eliminação. Obrigatório para a cicatriz é monitorado por ultra-som. A questão da necessidade de uma cesárea também está sendo abordada.
1 Comment
Excellent article! The depth of analysis is impressive. For those wanting more information, I recommend this link: FIND OUT MORE. Keen to see what others think!