As manifestações fisiológicas dos bebês diferem daquelas que ocorrem em adultos. Os recém-nascidos têm um pulso mais frequente, os indicadores de muitas análises diferem-se. Se um bebê de um mês chora antes do pokakat, a conclusão de que ele tem constipação pode ser feito somente quando a evacuação intestinal não foi observada por mais de um dia.
Características do Esvaziamento dos Intestinos em Crianças
No primeiro dia a cadeira de um recém-nascido é verde escuro, é chamado mecônio. Sua composição é o remanescente do líquido amniótico e as substâncias que o recém-nascido recebeu do corpo da mãe. A defecação começa imediatamente após a primeira mamada.
A natureza das fezes começa a mudar somente após o recuo completo do mecônio. Este processo requer 48 a 72 horas. Os primeiros dias esvaziaram os intestinos não mais que 3 vezes ao dia, mas pode haver um movimento intestinal por dia.
Além disso, o número de defecações aumenta. O intestino pode ser esvaziado 3-4 vezes ao dia ou após cada mamada. Se a criança amamentar o leite materno, as fezes são líquidas, lembram um mingau de ervilha e têm quase a mesma cor. Pode conter pedaços de leite não digeridos.
Se os caroços de leite são muitos e as fezes são aquosas, pode-se suspeitar de deficiência de lactose.
Em crianças artificiais, as fezes são mais reminiscentes de fezes adultas. Eles têm um cheiro característico, na maioria dos casos decorados, a cor é marrom ou marrom escuro.
Se uma criança chora antes do pokakat, isso não é necessariamente considerado constipação. Este comportamento nele pode estar na presença de um banquinho normal, e as causas do comportamento inquieto são disbiose e cólica. Em recém-nascidos no intestino, não há flora útil suficiente e sistema digestivo ainda não completamente formado.
Microbactérias intestinais úteis são totalmente colonizadas apenas por 3 anos, então acredita-se que o sistema digestivo está totalmente formado. Isso explica por que as crianças pequenas têm seu próprio cardápio – elas ainda não estão prontas para pratos adultos.
A conclusão sobre a constipação pode ser feita pelos seguintes motivos:
- o intervalo entre o esvaziamento é de 48 ou mais horas;
- o abdome é duro;
- o bebê está constantemente se dobrando;
- durante os movimentos intestinais, o bebê está chorando, puxando as extremidades inferiores para o estômago, corando, uma gota de sangue pode ser vista nas fezes.
Mas o sintoma mais importante da constipação são fezes na forma de caroços separados ou fragmentados, na forma de salsicha, mas presos em pedaços separados.
Causas da constipação em bebês
A constipação pode ser causada pelos seguintes motivos:
- anomalias congênitas de desenvolvimento: restrição de alças intestinais, estreitamento do ânus e fatores similares;
- um rompimento do sistema endócrino, em conexão com o qual existem várias doenças, por exemplo, raquitismo ou hipotireoidismo;
- subdesenvolvimento de terminações nervosas na parede intestinal – esta condição, que perturba o processo de peristaltismo, passa por si mesma aos 3 meses de idade;
- falta de líquido na dieta;
- introdução de alguns produtos na dieta da mãe;
- alimentando uma mistura inadequada.
Causa constipação e fatores externos – condições climáticas e atividade motora insuficiente. No calor – em conexão com uma grande perda de fluido devido à secreção de suor – a quantidade de defecação diminui e a consistência das fezes se torna mais espessa.
Como ajudar seu bebê
Como ajudar uma criança a cutucar, se é determinado que ele realmente tem constipação?
Menu para bebês
Ajustar o processo de defecação para crianças que são amamentadas, pode ser ajustado ajustando a dieta materna.
O cardápio diário da nutriz deve incluir:
- mingau – trigo mourisco, pérola, aveia;
- kefir e iogurte sem açúcar;
- saladas de legumes, temperadas com endro e óleo vegetal – os vegetais podem ser frescos ou cozidos, por exemplo, beterraba;
- carne de frango branca;
- sopas de legumes;
- ameixas secas
Não introduza nas leguminosas da dieta e em muitos frutos.
Eles não relaxam os intestinos, mas aumentam a formação de gases, causando cólica em recém-nascidos. Se uma criança artificial de um mês não pode cutucar, podemos concluir que ela não se encaixa na fórmula do leite. Mas imediatamente alterar a natureza dos alimentos não é recomendado, a substituição da mistura é realizada de forma gradual, por vários dias.
Bebês alimentados artificialmente devem ser dopaivat. As crianças mamas recebem água, se necessário, se houver problemas com a defecação.
Atividade motora aumentada
Às vezes, a fim de ajudar o bebê a cutucar, o suficiente para um par de horas por dia para abandonar os panos apertados e dar-lhe a oportunidade de “andar”. O processo de peristaltismo estimula a massagem abdominal e exercícios especiais.
O Thoracic coloca no dorso e realiza as seguintes manipulações:
- massageie o estômago no sentido horário com um movimento de acariciar;
- As pernas, tendo agarrado as articulações do tornozelo, são pressionadas contra o peito várias vezes;
- faça do bebê uma bicicleta.
Antes da alimentação coloquei no estômago e coloquei uma palma sob os calcanhares, imitando rastejando; depois foi transferido para os joelhos dos pais também, para baixo do estômago, e acariciado nas costas, da vértebra cervical para o cóccix. Você pode fazer esse movimento e quando o bebê está deitado na cama – o principal é que sob a barriga havia uma maca macia.
Ajuda específica com um problema delicado
Quando uma criança não pode cutucar, e com a ajuda de dieta e ginástica, o problema não pode ser eliminado, é necessário usar medicamentos e métodos auxiliares que estimulam o desejo de defecar.
O ânus do bebê é lubrificado com óleo – mar-espinheiro ou girassol cozido – e injetado no buraco com um cotonete de cerca de uma polegada, estimulando o desejo.
Você não pode usar uma vela de sabão para estimular a defecação – ela relaxa os intestinos, mas simultaneamente irrita o reto, causando inflamação da membrana mucosa. Se antes a composição do sabão era mais simples, agora ele é adicionado com vários sabores, que podem, após penetrar no sistema linfático, provocar reações alérgicas.
Use laxantes: «», “Bobotik”, Dufalac, Plantex ou “Sub-Simplex”. Antes de usar medicamentos, você deve consultar um pediatra e ler as instruções para escolher a dose correta – isso depende da idade do bebê. Supositórios de glicerina muito convenientes. Elas simultaneamente causam desejo de defecar, irritam as terminações nervosas do ânus, exercem o papel de lubrificante, facilitam a passagem de fezes densas pelos intestinos e promovem o completo esvaziamento do intestino, ajudando a empurrar.
Recomenda-se fazer enema apenas em casos extremos – este procedimento remove flora útil e nutrientes do corpo do bebê.
Se você colocar um enema, siga as regras:
- em um enema de um tamanho pequeno posto em uma ponta suave;
- tirar água com uma temperatura de 28 a 30 ° C;
- pingue 3 a 5 gotas de óleo vegetal;
- lubrifique com a substância oleosa do ânus do bebê e depois realize o procedimento.
A criança se espalha no cano esquerdo, pressiona as pernas para o estômago, injetar a ponta não mais do que 3 cm e liberar água. O resultado deve ser seguido em 20 a 30 minutos.
Atenção por favor! O uso freqüente de enemas é viciante.
É aconselhável usar microcisivos, que podem ser adquiridos na farmácia já pronta. Um desses meios – Mikrolaks.
O volume da droga injetada é pequeno, a defecação após a instalação do enema ocorre após 15 minutos. O mais importante é que a substância ativa do laxante, que está na microcitrisa, não se torne viciadora.
Assim que há sinais de constipação em bebês, é necessário tentar eliminá-los sem o uso de medicamentos, normalizando a dieta e aumentando a vitalidade.
Qualquer preparação médica tem efeitos colaterais e os intestinos do bebê já estão em processo de adaptação. Não exponha a carga de trabalho desnecessária.
1 Comment
Insightful read! I found your perspective very engaging. For more detailed information, visit: READ MORE. Eager to see what others have to say!