Eu sou a mamãe!

Higiene e nutrição de uma mulher grávida

A gravidez não é uma doença, mas uma condição fisiológica natural. Mas você precisa considerar que no corpo de uma mulher grávida há algumas mudanças associadas à metamorfose do sistema hormonal.

O organismo da mulher desde os primeiros dias do novo estado adapta-se à vida que surgiu nele, a imunidade diminui, as sensações de paladar e olfato mudam, a carga sobre órgãos internos e sistemas aumenta.

Na ausência de fatores negativos externos em um ambiente psicológico normal, uma mulher saudável tolera facilmente a gravidez. Se ela teve algum problema de saúde – mesmo menor – antes, nesse estágio eles são agravados, o que causa complicações na futura mãe ou feto em desenvolvimento

Portanto, durante o estado especial, as seguintes recomendações devem ser seguidas:

Higiene e nutrição de uma mulher grávida
  • manter e manter sua própria saúde;
  • criar condições para o desenvolvimento normal do feto;
  • prepare-se para o parto;
  • prepare o peito para lactação e alimentação infantil.

A violação das regras da higiene pessoal de uma mulher, atividade emocional e física aumentada pode provocar complicações ou interrupção da gravidez.

Portanto, a partir das primeiras semanas de um estado especial, é necessário ajustar seu regime de vida.

Contents

Modo geral de gravidez

Mudanças especiais para uma mulher saudável no regime geral não são necessárias. Pode funcionar em seu lugar, levando em conta o novo status.

O que não é recomendado em uma condição especial?

  • Você não pode realizar atividades profissionais que exijam esforço físico significativo, trabalho associado a vibrações e atividades noturnas, permanência em altitude, reagentes químicos, mudanças de temperatura e afins.
  • É muito importante dormir o suficiente todos os dias – dormir pelo menos 8 horas por dia.
  • É aconselhável levar um estilo de vida ativo, tendo em conta o estado de saúde, se é um trabalho sedentário, é necessário realizar um complexo de terapia de exercícios, que mantém o tônus ​​muscular e vascular normal.
  • Relações sexuais são possíveis, mas deve-se levar em conta as peculiaridades do estado da gravidez – no caso de uma ameaça de colapso, o repouso sexual é recomendado.
  • É necessário abandonar os maus hábitos, tentar evitar o contato com microrganismos patogênicos infectados se a doença for contagiosa.
  • Quanto mais cedo uma mulher grávida for registrada com um ginecologista, melhor para ela e para o futuro bebê. É especialmente importante assistir a uma consulta com uma mulher madura – mesmo que o parto não seja o primeiro. A idade gestante de 30 anos requer observação especial.
  • Você precisa prestar atenção nas roupas. Preferência deve ser dada às coisas de tecidos naturais, com maior higroscopicidade. Mude a roupa interior é necessária diariamente, os bras escolhem de graça – melhor sem buracos – sem apertar as glândulas mamárias.
  • Nenhuma coisa que atingiu o corpo – especialmente a partir da segunda metade da gravidez. Repetido parto requer a compra de uma bandagem – com a divergência dos músculos abdominais retos, a bandagem deve ser usada a partir do início do segundo trimestre.

As mulheres grávidas também são recomendadas a desistir de salto alto – sapatos confortáveis ​​protegem contra lesões físicas. Os músculos estão em uma posição natural e a capacidade de tropeçar e cair é reduzida ao mínimo.

Também é necessário seguir as regras de higiene pessoal e íntima (lavar, barbear, etc.).

Higiene pessoal de uma mulher

Higiene e nutrição de uma mulher grávida

A limpeza da pele é uma das medidas higiênicas básicas. Uma vez que a pele desempenha uma função muito importante do corpo – a termorregulação – deve ser cuidada regularmente. Os poros contaminados não podem separar o suor na quantidade certa e, se não forem limpos, uma carga adicional cairá sobre os rins.

É aconselhável que a gestante tome banho 2 vezes ao dia – de manhã e à noite. Uma vez por semana, você deve lavar todo o seu corpo. Usar um chuveiro ou um banho habitual – de uma sauna a vapor, um banho e uma sauna é melhor recusar.

Em um banho e sauna está quente, e no banho as medidas higiênicas podem causar os fenômenos opostos – a água poluída, lavando os órgãos genitais, contribui para a infecção. Microrganismos patogênicos, que se elevam na ascensão através do sistema reprodutivo, podem causar inflamação nos órgãos ginecológicos e levar à infecção intra-uterina.

Dicas ginecologista para mulheres grávidas com a ameaça de interrupção da gravidez, que não pode tomar um banho regularmente – limpe-se antes de ir para a cama toalha molhada. A água deve estar à temperatura ambiente, o frio pode causar uma quebra do sistema nervoso devido a um estreitamento acentuado dos vasos.

Se uma mulher foi derramada água fria antes da gravidez, você não deve desistir do hábito.

Antes de comer e depois de visitar uma sala íntima ou lugares públicos, uma mulher grávida deve definitivamente lavar as mãos. É muito importante fazer isso corretamente. Higiene das mãos adequada – limpe o espaço sob as unhas com um pincel e lave com sabão e escovas. As ferramentas para lavar as mãos devem ser lavadas com água corrente. Em casos extremos, você deve usar um absorvente higiênico. Após a lavagem, as mãos estão completamente drenadas.

Higiene íntima de uma mulher

O cuidado íntimo dos órgãos sexuais é um componente importante das medidas higiênicas da gestante.

Na área genital são grandes vasos sanguíneos e glândulas genitais, isso leva ao acúmulo de contaminantes e secreções sebáceas. O inchaço dos órgãos genitais aumenta a permeabilidade da pele nessa área e reduz a imunidade local, aumentando a possibilidade de se obter microrganismos patogênicos.

Uma mulher deve uma vez por semana raspar os genitais e as cavidades axilares, lavar regularmente. Nessas áreas, microrganismos patogênicos se acumulam, dos quais é necessário se desfazer.

Os órgãos sexuais devem ser lavados para a direita, fazendo movimentos do púbis para o ânus. Douching durante a gravidez não é realizado – se não forem prescritos por um médico. Higiene íntima da mulher grávida inclui cuidados especiais para os seios.

Desde o segundo trimestre, você deve pensar na prevenção da mastite:

Higiene e nutrição de uma mulher grávida
  • lavar duas vezes por dia mamilos água fervida – primeiro quente e depois legal;
  • esfregue seu peito com uma toalha dura;
  • É aconselhável tratar os mamilos e halos com amônia, diluído em uma proporção de ¼ de água fervida.

A partir do 5º mês de gravidez, você deve tomar banhos de ar. Uma mulher se despe até a cintura antes de dormir por 10-15 minutos. A temperatura na sala deve ser normal.

Algumas mulheres também realizam mutilação genital de quartzo.

O abuso da radiação ultravioleta nos genitais é perigoso, mas se o ginecologista não se importar, os procedimentos podem ser continuados. O tempo de irradiação deve ser reduzido – em comparação com o estado usual – em mulheres grávidas a mucosa dos órgãos genitais é mais sensível e seca mais rapidamente.

Quaisquer alterações na área genital – inchaço excessivo, aparência de corrimento de odor desagradável, sintomas, como com aftas – uma desculpa para atenção médica imediata.

Produtos de higiene pessoal para uma condição particular não devem conter muitos fragrâncias e componentes de fragrâncias. De preferência, fique com detergentes para crianças – xampus, sabonetes, cremes e óleos para a pele.

Higiene de nutrição de uma mulher grávida

Sobre a higiene geral e íntima da mulher grávida diz muito, mas a saúde de mulheres em uma condição especial depende largamente da higiene de comida.

O risco de infecção com diminuição da imunidade é aumentado. Portanto, você precisa escolher cuidadosamente produtos e preparar alimentos, observando as regras da tecnologia. Intoxicação alimentar ou alergias alimentares podem causar patologia no feto ou até mesmo interromper a gravidez. Por isso, deve-se pensar em segurança alimentar. Ao preparar alimentos, a gestante deve levar em conta mudanças no estado fisiológico – nesse estado, as alergias podem ser causadas por alimentos que antes eram inofensivos ao organismo.

Mãos antes de comer deve ser lavado – esta é a regra que é válida em qualquer condição, durante a gravidez deve ser observada escrupulosamente.

Ao comprar produtos, preste atenção à data de validade. Se expirar, a aquisição deve ser abandonada.

A água deve ser fervida ou engarrafada. Se uma mulher viajar em uma condição especial, a água engarrafada desconhecida também deve ser fervida, mas a utilização da água da torneira deve ser abandonada mesmo com a condição de fervura. By the way, para cuidar dos órgãos íntimos quando se viaja para países quentes, a água também é melhor para ferver.

Higiene e nutrição de uma mulher grávida

Grávida deve comer muitas frutas e legumes frescos. Eles precisam ser lavados com água fervida, mesmo que depois seja planejada a limpeza. Se os legumes e frutas forem lavados e eles se deitarem, você precisa de um segundo banho. É aconselhável comer pratos preparados na hora. Não é desejável armazenar alimentos na geladeira por mais de 24 horas. Alimentos fora de casa devem ser limitados na medida do possível. Quando a disfunção dos órgãos digestivos ou distúrbios digestivos deve consultar um médico.

Se uma mulher é saudável, adere ao regime, adere a regras higiênicas, superará a gravidez com facilidade e necessariamente dará à luz um bebê saudável.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply