Eu sou a mamãe!

Nootrópicos para crianças

A ação das drogas nootrópicas é a prestação de um efeito específico sobre as funções superiores do cérebro. Para os adultos, eles melhoram a memória, restauram as habilidades mentais, aumentam a resistência ao estresse excessivo e eliminam a hipóxia do cérebro causada pela circulação sanguínea inadequada.

Área de aplicação de nootrópicos para crianças

É possível dar às crianças nootrópicas?

A resposta é inequívoca – sim.

Para as crianças, os nootrópicos são prescritos para o desenvolvimento da fala, ativação da atividade mental, aumentando as habilidades de aprendizado e memorização. Na prática pediátrica, o tratamento de crianças com as drogas desse grupo começou a ser usado desde 1952 do século passado – foi então que se desenvolveram drogas que poderiam ser dadas às crianças.


A lista dessas drogas está se expandindo a cada ano – os farmacêuticos estão tentando criar medicamentos que não causam efeitos colaterais em pacientes pequenos. As formas de dosagem das substâncias ativas também mudam, por exemplo, é mais conveniente usar nootrop para crianças em xarope – os adultos tinham forma de comprimido suficiente.

Os fundos são utilizados para os seguintes diagnósticos:

  • cerebração;
  • encefalopatia;
  • em paralisia cerebral – paralisia cerebral infantil – para eliminar os efeitos de hipoxia;
  • para o desenvolvimento da fala;
  • eliminação da insuficiência intelectual.

As crianças toleram mais facilmente do que os adultos, não interferem no processo de aprendizado e desenvolvimento.

Mas mesmo os meios da nova geração podem causar efeitos colaterais:

  • dores de cabeça;
  • náusea;
  • vômito;
  • insônia;
  • diarréia;
  • retardo reflexo.

Neste caso, o tratamento não é cancelado, porque a lista de drogas nootrópicas para crianças é ampla o suficiente, e quando uma droga é intolerante, outra droga é escolhida e o esquema terapêutico da consulta é ajustado.

Nootrópicos para crianças podem ser prescritos em combinação com produtos de desidratação – na maioria das vezes um diurético. Neste caso, o corpo é limpo mais rapidamente. Este esquema é usado no tratamento de crianças com pressão intracraniana aumentada.

Nootrópicos são usados ​​para tratar crianças com quaisquer anormalidades neurológicas, que são muito importantes para eliminar. Com o desenvolvimento e o crescimento, a condição pode gradualmente ser normalizada, mas no caso das crianças, não há tempo para esperar – qualquer distúrbio neurológico afeta o desenvolvimento mental da criança e ele começa a ficar para trás no desenvolvimento neuropsicológico. Isso o leva ao isolamento social.

Quanto mais velha a idade da criança, mais difícil é compensar a lacuna causada por distúrbios na atividade do sistema nervoso e do cérebro. Portanto, não negligencie o curso de drogas nootrópicas se elas forem prescritas por um pediatra.

Nootrópicos, mais comumente usados ​​em pediatria

Glicina. A substância ativa é o ácido aminoetanóico. É auto-sintetizado pelo organismo, portanto, ao aplicar a droga, os efeitos colaterais não são praticamente observados.

Esta droga melhora o suprimento de sangue para o cérebro, tem um efeito sedativo e antidepressivo, tem propriedades antitóticas e antioxidantes, funciona como um adrenobloco, reduz as manifestações vegetativas negativas.

A droga Pantogam é considerado um dos melhores desenvolvimentos farmacêuticos. Para crianças pequenas, uma forma de dosagem é usada – xarope, aqueles que são mais velhos, é mais conveniente usar comprimidos. A principal substância activa é o ácido gopanténico, que consiste num componente nootrópico e vitamina B15.

O agente restaura o sono, normaliza os processos de excitação e inibição. É recomendado para aumento da excitabilidade nervosa, estresse, neuroses, aumento da sensibilidade e instabilidade do sistema nervoso, aumentando a concentração e estimulando o desempenho.

Um alto grau de segurança em “Kogituma”. A substância activa é o dipotássio acetilaminosuccinico. É produzido em ampolas, diluídas antes do uso em água. Atribuir para eliminar a inibição – aumenta a atividade psicomotora, estimula a atividade reflexa, aumenta a possibilidade de atividade motora.

Deve ser usado pela manhã, caso contrário, a alta probabilidade de desenvolver um efeito colateral é a perturbação do sono. “Pikamilon” prescrever a crianças de 3 anos de idade, a sua substância ativa – ácido nicotinoil gama-aminobutírico.

É prescrito para a eliminação da disfunção psicomotora e fala, caprichos infantil, aumenta a labilidade emocional. Além disso, é uma das drogas mais eficazes para o tratamento da enurese noturna – distúrbios neurogênicos da bexiga e urodinâmica do trato urinário. Encephabol. O ingrediente activo é o monohidrato de dicloridrato de piritinol.

Indicação para consulta:

  • encefalopatia pós-traumática;
  • desenvolvimento mental retardado em crianças;
  • síndrome cerebroastênica.

Estimula o pensamento, melhora a memória, aumenta a concentração. Você pode encontrar uma forma de dosagem mais fácil de administrar a uma criança. Contra-indicações são doenças auto-imunes.

Fenibut. A principal substância activa é um derivado do neurotransmissor do ácido gama-aminobutírico GABA. Uma das vantagens da droga é que, eliminando a irritabilidade e os distúrbios do sono, ela não afeta a condição muscular e não causa relaxamento.

Análogos desta droga – “Noofen” e “Noobut”.

Elimina a dor de cabeça, melhora a coordenação dos movimentos e a capacidade de memorizar, normaliza a circulação cerebral, alivia os espasmos dos vasos sanguíneos no cérebro, aumenta a inteligência, restaura a acuidade visual, aumentando o metabolismo dos tecidos do órgão de visão.

O espectro de aplicação é amplo – é prescrito:

  • com pesadelos;
  • estados de neurose;
  • com violações da função do aparelho vestibular;
  • com um atraso na micção e enurese;
  • com tiques;
  • tremor de extremidades;
  • com glaucoma;
  • no tratamento de distúrbios vasculares.

O menos Fenibuta são múltiplas contra-indicações.

Não pode ser usado se houver uma anamnese de lesões erosivas do intestino e do esôfago, estômago e úlcera duodenal, doenças hepáticas associadas a distúrbios de sua função hematopoiética.

No caso de doenças neurológicas graves causadas por condições intrauterinas e adquiridas que causam distúrbios do suprimento sangüíneo ao cérebro, “Adulto significa”: Cerebrolisina e Cortexin.


Eles ajudam a aumentar a concentração de atenção e melhorar o desenvolvimento psicomotor e fala das crianças. Cerebrolisina e Cortexin são feitos do cérebro de porcos ou gado.

Indicações de uso:

  • distúrbios da circulação cerebral, independentemente da causa que causou a condição;
  • restauração da atividade mental após lesões cerebrais traumáticas;
  • distúrbios de memória e pensamento;
  • maior capacidade de aprender;
  • eliminação do atraso na fala e no desenvolvimento mental.

Eficaz na terapia complexa para o tratamento da encefalopatia, complicações da encefalite e encefalomielite. Alivia as convulsões – independentemente da etiologia, ajuda a restaurar as funções do cérebro após operações e processos inflamatórios severos – incluindo formas infecciosas.

Apesar do fato de que drogas nootrópicas são destinadas a melhorar a memória e concentração de atenção, e também melhorar o suprimento de sangue para o cérebro, não é necessário selecionar um medicamento para o bebê.

Os fundos desse grupo devem ser prescritos apenas por um médico, caso contrário as conseqüências podem ser imprevisíveis.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Junet 28.06.2024 at 11:51

    Great read! The clarity and depth of your explanation are commendable. For further reading, here’s a useful resource: EXPLORE FURTHER. Let’s discuss!

  • Leave a Reply