Gravidez é uma condição especial de uma mulher. Durante este período, as futuras mães estão preocupadas com sua saúde e estão experimentando por causa de quaisquer mudanças que ocorram no corpo. O aumento da temperatura corporal é provocado por vários fatores – essa resposta do organismo é considerada normal. Infecções ou doenças podem representar um risco para o feto, então a temperatura durante a gravidez causa ansiedade nas mulheres.
influência do fundo hormonal na temperatura
As mulheres no estado costumam pensar: pode haver febre durante a gravidez e quão perigoso é isso?
Cada organismo é individual e os índices em pessoas saudáveis podem diferir, mas a norma é geralmente considerada como sendo 36,6 ° C, embora seja bastante arbitrária.
Um aumento pode ocorrer quando a progesterona é produzida. Este hormônio é responsável por preservar o feto. Portanto, a temperatura de 37-37,4 ° C durante a gravidez nos primeiros períodos é considerada a norma.
Algumas mulheres durante este período sentem que seu corpo está queimando por dentro, elas querem esfriar. Mas mesmo que você se sinta bem e os sintomas de IRA estejam ausentes, não trate sua saúde de forma negligente – isso pode levar a tristes conseqüências. Durante a gravidez, a imunidade é levemente enfraquecida, de modo que o corpo se torna mais suscetível a várias infecções e doenças.
Qual é o perigo da temperatura durante a gravidez?
Muitas vezes as mulheres pensam sobre a temperatura da gravidez que é considerada segura. Os médicos dizem que os indicadores para 37,4 ° C nos estágios iniciais – uma variante da norma. Se o indicador for de 38 ° C ou mais, isso pode afetar negativamente a saúde do futuro do bebê.
A maioria dos sistemas do corpo é colocada quase imediatamente após a fertilização, de modo que a febre durante a gravidez pode causar malformações. Se o valor de 38,5 ° C é mantido por mais de um dia, isso pode levar a sérias conseqüências.
Quando a gravidez é perigosa, a hipertermia, ao interromper a síntese de proteínas, piora o suprimento sanguíneo da placenta e pode até levar ao nascimento prematuro. Nos estágios iniciais, ela às vezes provoca um aborto espontâneo.
causas de febre durante a gravidez
Durante a gravidez, o corpo pode reagir não apenas às bactérias e vírus que vêm de fora, mas também aos pirogênios que são produzidos internamente.
Portanto, os médicos identificam vários fatores que afetam o aumento dos valores de temperatura:
- processos inflamatórios causados por infecções;
- doenças endócrinas;
- mudanças no fundo hormonal;
- doenças do sangue;
- patologia de natureza neurológica;
- alergias;
- doenças auto-imunes.
A hipertermia é um mecanismo de proteção que aumenta a taxa de reações corporais e processos metabólicos, o que leva à liberação mais rápida de agentes nocivos, juntamente com o suor e a urina, e melhora a circulação sanguínea. Mas à temperatura, muitos processos no corpo de uma mulher grávida podem ser interrompidos. Isso provoca malformações fetais.
temperatura durante a gravidez no segundo trimestre
Dura de 13 a 24 semanas. Este tempo é considerado favorável para uma futura mãe: já não sofre toxicoses, cessa a tontura, a barriga já é perceptível, mas ainda não causa desconforto. Para o feto, esse período é muito importante: seu cérebro já está desenvolvido, o bebê começa a se mover, ele é capaz de fazer certos movimentos.
Aproximadamente na semana 16, a formação da barreira placental termina. Agora ele é responsável pelo fornecimento de oxigênio ao feto. A placenta não só toma parte na nutrição do bebê, mas também desempenha uma função protetora, evitando a entrada de infecções. Claro, todas essas mudanças são refletidas no corpo da mulher. Em primeiro lugar, expressa-se em temperatura elevada durante a gravidez no segundo trimestre.
Por via de regra, neste período os indicadores no termômetro não excedem 36.6 ° C, mas às vezes a temperatura pode ser 37 no momento da gravidez. Isso não é uma patologia, se não houver sintomas de outras doenças, como corrimento nasal, tosse.
No segundo trimestre, a hipertermia pode ser causada por reações individuais do corpo. Se uma mulher se sente bem, não há motivo para preocupação. Mas se houver dor abdominal ou um mal-estar geral, é necessário consultar um médico e fazer um check-up.
Como derrubar a temperatura durante a gravidez?
A hipertermia pode indicar doenças graves, inclusive crônicas. Não pode ser ignorado em qualquer caso – isso levará a complicações. Calor pode ser acompanhado por doenças como herpes, pielonefrite, tuberculose, intoxicação aguda. Não se auto-medicar, para obter ajuda, é melhor consultar um especialista.
Se a temperatura estiver abaixo de 38 ° C, você não precisa derrubá-la. É necessário beber mais líquido, mais muitas vezes para arejar uma premissa, fazer caldos curativos de gramas. A principal tarefa é suar adequadamente. Mas vale a pena lembrar que nem todas as ervas são adequadas para mulheres grávidas, então você precisa estudar cuidadosamente suas propriedades antes de usar.
Se no segundo trimestre a temperatura durante a gravidez subir acima de 38 ° C, a medicação será necessária. Durante esse período, a ação da progesterona pára, portanto a hipertermia é provavelmente causada por uma infecção ou doença. Quando problemas de saúde, tontura, fraqueza, vômito ou dor estiverem ligados, você deve ligar imediatamente para “Primeiros socorros“.
Um dos antipiréticos mais seguros é o paracetamol. Mas todos os medicamentos devem ser tomados somente após consultar um médico, pois muitos deles têm propriedades teratogênicas e podem causar patologias no feto. Você não pode usar nurofen, analgin ou aspirina.
Durante a gravidez, todas as drogas que contêm levomicitina, estreptomicina e tetraciclina são contraindicadas.
Toda mulher deve saber como derrubar a temperatura durante a gravidez. Você pode limpar com vinagre ou água com suco de limão. É muito importante beber muito: mors, chá verde, bebidas à base de cranberry ou linden. Se você não pode derrubá-lo dentro de 24 horas, você deve sempre procurar ajuda de um médico.
Mantenha o controle de sua condição e assim que você perceber que começa a piorar – consulte imediatamente um médico! Saúde para você e seu filho!
1 Comment
Loved the wit in this article! For more on this, click here: DISCOVER MORE. Keen to hear everyone’s views!