psicologia

Depressão Crônica: Reconheça e Ganhe

A depressão crônica não é apenas um estado mental melancólico, mas uma doença real que requer tratamento qualificado. É muito difícil derrotá-la e lidar com a mágoa dela.

E na grande maioria dos casos, a intervenção de um médico é importante para o tratamento e alívio das condições depressivas.

Por que a dor mental é perigosa?

O mais comum na prática clínica é uma combinação de fadiga crônica e depressão, mas não necessariamente a segunda doença deve estar associada ao excesso de trabalho permanente. Na medicina oficial, a depressão crônica é chamada “Distimia”.

Seu tratamento é realizado de várias maneiras, mas, infelizmente, eles nem sempre estão funcionando, especialmente se o próprio paciente não está muito ansioso para escapar do círculo vicioso.

Algumas pessoas até negam ter problemas, acreditando que estão cansadas de viver. Muitas vezes eles se tornam alcoólatras ou viciados em drogas.

Os sintomas e o tratamento efetivo da depressão crônica estão intimamente relacionados entre si, uma vez que toda terapia tem como objetivo reverter as manifestações negativas do transtorno. Os médicos não sabem ao certo as razões de seu desenvolvimento e, portanto, outros propósitos de terapia não podem. A principal tarefa dos médicos é neutralizar os sintomas da distimia, reduzindo a qualidade de vida e, por vezes, destruindo a personalidade do paciente.

Existe uma saída para esse círculo vicioso? Como você pode derrotar a depressão crônica e restaurar seu amor pela vida?

Por que tal condição aparece?

Alguns psiquiatras e outros médicos tendem a acreditar que esse distúrbio ocorre no contexto de perturbações no decorrer de processos bioquímicos normais no cérebro que ocorrem com a participação do hormônio serotonina. É ele que, como se sabe, ajuda as pessoas a lidar com emoções negativas e vários choques psicoemocionais.

Isso pode acontecer contra o pano de fundo de uma série de problemas em sua vida pessoal, a morte de um ente querido e trabalhar em um emprego. Além disso, o desenvolvimento da patologia é fortemente promovido por doenças crônicas de órgãos e sistemas internos. Muitas vezes há casos de comprometimento em pacientes com desequilíbrio hormonal.

Muitas pessoas estão seriamente enganadas, confundindo a verdadeira depressão com a melancolia sazonal. Por exemplo, nas pessoas existe algo como “Depressão do outono”, Não tem nada a ver com patologia real.

Sintomático de depressão crônica em manifestações específicas

Em uma vida familiar, os sintomas da depressão podem ser notados pela perda de interesse em sua própria atividade, apatia constante sem motivo aparente, humor deprimido, falta de habilidade para sentir alegria, uma visão pessimista da vida.

Muitas vezes, uma pessoa que sofre de tal patologia como uma depressão mascarada torna-se um verdadeiro recluso – deixa de se comunicar com a família e os amigos, fecha-se em si mesmo e sua solidão, deixa de liderar qualquer atividade social.

Muitas vezes, os pacientes com esses distúrbios têm uma diminuição na auto-estima e uma perda de fé em sua força. Claro, isso pode acontecer por razões objetivas, mas na maioria das vezes a falta de interesse “Luta” com as dificuldades da vida indica exatamente esses distúrbios.

A insídia de uma doença crônica reside no fato de que ela se manifesta de maneira um pouco mais branda do que a depressão aguda. No entanto, o curso crônico sempre leva a consequências irreversíveis, especialmente se você não notar os sinais perturbadores da doença no tempo.

O quadro clínico da distimia é semelhante ao da depressão normal, mas as manifestações específicas são menos pronunciadas e específicas.

Então, os sinais de depressão crônica incluem:

  • Um sentimento elevado de culpa por qualquer ação ou evento (se a pessoa é objetivamente inocente), autoflagelação constante;
  • Sentimento permanente de tristeza e vazio;
  • Perda de interesse em coisas que foram levadas mais cedo (hobbies, trabalho, criatividade);
  • Distúrbios cíclicos do sono (a insônia pode ser substituída por sonolência constante);
  • Fadiga aumentada e perda de energia vital;
  • Despertar de manhã cedo (às 5h00 e mais cedo) com maior incapacidade de adormecer;
  • Sentimento de própria inutilidade, falta de importância e inutilidade;
  • Sensação de desesperança e desamparo, visão pessimista do mundo;
  • Perda de interesse em si e personalidades das pessoas ao redor;
  • Dificuldades em tomar decisões, mesmo as mais insignificantes;
  • Distúrbios de processos mentais e supressão de habilidades intelectuais;
  • Anorexia (falta de apetite) ou bulimia (excessos copulativos);
  • Retardo físico e mental, diminuição da taxa de reação;
  • Um desejo constante de se machucar (auto-mutilação, tentativas de suicídio, uso descontrolado de medicamentos para fins específicos, alcoolismo, dependência de drogas);
  • Frequentemente visitou reflexões sobre o significado da vida e sobre a morte.

Embora a patologia seja crônica, ainda se presta a terapia adequada. O resultado depende em grande parte do diagnóstico precoce do problema e da competência do médico que pode impedir o desenvolvimento de depressão e reduzir a probabilidade de sua recorrência. Psiquiatras realizam testes especiais para depressão crônica. Deve-se enfatizar que é difícil diferenciar esta patologia do estado melancólico usual e, portanto, a suprema honestidade do paciente também é importante.

Você deve responder claramente às perguntas dos especialistas sobre a frequência e provável causa desses sintomas, declarar brevemente os eventos que ocorreram recentemente em sua vida, para indicar se houve um estresse prolongado.

Não há saída instantânea real da depressão crônica. Para curar, você precisa de uma abordagem integrada, de sua parte e por parte do médico.

Teste para distimia

Sugerimos que você faça um teste pequeno e simples para si mesmo sobre a presença de depressão crônica. Com sua ajuda, você saberá o que está acontecendo com você. Este não é um questionário da categoria “Conhece a ti mesmo”, mas uma pesquisa que irá ajudá-lo a entender o quão grande no seu caso a necessidade de entrar em contato com um especialista.

O teste consiste em várias perguntas breves, que devem ser respondidas negativamente ou afirmativamente.

Para cada resposta positiva, cobra-se um ponto cada:

  1. É difícil para você se alegrar (em particular, na vida cotidiana)?
  2. Você acha que a vida é sem sentido e estúpida?
  3. Você costuma refletir sobre o sentido da vida e chegar à conclusão de que não é?
  4. Você costuma ter um humor deprimido, apático, ruim?
  5. É difícil para você relaxar e se desconectar mentalmente das preocupações cotidianas?
  6. Voce mora “Por inércia”, não esperando da vida alegrias e prazeres?
  7. Você avalia sua existência continuada principalmente em cores sombrias?
  8. Os pensamentos sombrios vêm à sua mente sem nenhuma causa aparente?
  9. A vida parece um teste difícil para você?
  10. Você rapidamente “Abaixe suas mãos”, Passar para os problemas e cair em desespero?
  11. Você tem remorso doloroso por eventos e ações em seu passado?
  12. Acontece que você tem um forte sentimento de culpa em várias ocasiões?
  13. Você sente uma sensação de vergonha quando admite a si mesmo seus próprios fracassos e perdas?
  14. Você tem baixa autoestima e falta de consistência?
  15. Você é falador e falador em uma sociedade de estranhos?
  16. Anedotas parecem absurdas para você, e você não vê nada engraçado / engraçado nelas?
  17. Você se sente desconfortável na companhia de pessoas desconhecidas e bem-sucedidas?
  18. Você permanece indiferente ao bom tempo, um arco-íris, belo pôr do sol, belas paisagens?
  19. Você acha que em sua vida ocorreu um evento que destruiu completamente?
  20. Você costuma se lembrar de pessoas próximas que foram perdidas?

Se você respondeu sim a 15 ou mais perguntas, provavelmente tem um problema como depressão crônica. E é importante que você entre em contato com os especialistas o mais rápido possível para removê-lo. Caso contrário, isso pode levar a conseqüências fatais.

Sua vida cotidiana lhe parece desesperada e cinzenta, e você quer desesperadamente encontrar uma saída para o estado prolongado de melancolia? Não deixe de visitar um especialista dedicado e expressar suas suposições ansiosas para ele.

Lembre-se de que a tendência à distimia pode até ser hereditária, e nada depende de você aqui. Seja alegre e feliz!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Agnest 28.06.2024 at 13:22

    Great article! The depth of analysis is impressive. For those wanting more information, visit: LEARN MORE. Looking forward to the community’s thoughts!

  • Leave a Reply