psicologia

O que é infantilismo e como se livrar dele?

No mundo moderno, é cada vez mais possível ouvir tal definição como a personalidade infantil. Muitos pensam que isso se deve ao fato de que o mundo moderno estimula o culto da juventude e, por muito tempo, a pessoa permanece “criança”, não tem pressa de assumir responsabilidades.

O conceito de «pessoa infantil em psicologia

Acredita-se que a infantilidade é um sinal de certa imaturidade do desenvolvimento pessoal, quando não há capacidade de tomar decisões oportunas cuidadosamente pensadas, a ingenuidade permanece na vida cotidiana, não há desejo de independência.

Segundo os psicólogos, a pessoa infantil combina várias qualidades claramente expressas:

  • Autocentramento, incapacidade de compreender os outros. Esse sentimento é normal para uma criança que percebe os outros como pessoas que devem satisfazer suas necessidades. Em um adulto, essa qualidade é expressa em certeza absoluta da própria justiça e em escrever erros sobre a falta de vontade dos parentes de compreendê-lo e apreciá-lo.
  • A falta de força de vontade manifesta-se na incapacidade de tomar uma decisão. É muito mais fácil viver usando desculpas como “Não vai funcionar”, “Eu não quero”, “Cansado”.
  • Para a personalidade infantil, é inerente até mesmo assumir a responsabilidade pela própria vida nos ombros de outra pessoa. Portanto, na maioria das vezes, no ambiente de tal pessoa, devem estar presentes pessoas que prontamente assumem esse fardo.
  • Falta de perspectiva. A criança percebe o futuro como infinito. As conseqüências para as ações virão em algum momento, mas agora tudo é decidido pelos pais. Portanto, uma pessoa adulta infantil percebe este mundo como uma oportunidade para satisfazer as necessidades, sem pensar sobre o que elas podem levar. Por exemplo, você pode gastar em uma noite todo o dinheiro ganho em um mês e o tempo restante para viver às custas dos pais, esposa ou amigos.
  • A vida é um jogo. Já que para uma criança o jogo é um componente indispensável da vida cotidiana, tendo crescido “Criança” continua quase todo o seu tempo para se dedicar ao entretenimento, a fim de abafar o tédio. Tais pessoas decoram o feriado, mas na vida cotidiana não são absolutamente fiáveis ​​e impotentes.
  • Dependência Não é necessário que a pessoa infantil esteja sentada com os pais em volta do pescoço. Mais frequentemente, uma pessoa trabalha, mas, voltando para casa, torna-se uma criança que precisa de atenção e não quer se envolver em nenhum assunto econômico, como ele ganha e tudo o mais não lhe diz respeito. Muito provavelmente, no trabalho, esta é uma pessoa muito respeitada, que em casa requer um certo descarregamento psicológico.
  • Incapacidade de auto-estima. “Conhece a ti mesmo” – a qualidade principal de um adulto que é capaz de tirar conclusões do estudo da experiência passada. Eles dizem que a sabedoria é inerente à velhice. A criança em amadurecimento é privada disso. Ao longo dos anos ele acumula em si mesmo não a sabedoria, mas insulta a imperfeição do mundo ao seu redor.

À medida que cresce, a pessoa comete erros, sente dor, cresce espiritualmente, supera dúvidas. O que isto significa, a pessoa infantil não está disponível, uma vez que ele encontra constantemente pessoas capazes de se tornar um apoio e protegê-lo de uma realidade desagradável, como os pais teriam feito.

Como se livrar do infantilismo

É muito difícil reconhecer tais traços em você mesmo. Outros podem indicar sinais de infantilismo, mas a pessoa geralmente não acredita nela.

Mas se a dúvida ainda penetrar na alma, você pode tentar crescer, usando as seguintes dicas:

  • Você precisa aprender como tomar decisões independentes. Você deveria começar pequeno. Ouvindo a opinião de alguém, você não deve concordar imediatamente com ele. Devemos primeiro pensar sobre as palavras e tentar formular nossa própria atitude em relação à questão.
  • Adulto, então, responsável. A fim de desenvolver gradualmente essa qualidade, é necessário dominar a ciência para assumir a responsabilidade por algumas pequenas decisões, ao mesmo tempo aprendendo a capacidade de reconhecer erros e pedir desculpas por eles.
  • Precisamos nos concentrar em um assunto específico e alcançar um alto grau de habilidade nele. Isso não é necessariamente um trabalho, você pode encontrar um hobby excitante. O método mais eficaz está associado a mudanças na vida. Por exemplo, você pode se mudar de seus pais e começar a viver sozinho.
  • A melhor solução é a ajuda de um psicólogo. Para se livrar do problema, você precisa identificar suas causas. Na maioria das vezes eles estão relacionados à infância: os pais são muito adorados pela criança ou, ao contrário, estavam confiantes de que ele era um perdedor, mostravam uma falta de confiança em suas habilidades ou patrocinadores, não permitindo dar um passo por conta própria.

Se, nos anos jovens, uma pessoa propensa ao infantilismo não tiver que se esforçar para obter o ambiente apropriado, será mais difícil fazê-lo ao longo dos anos.

Os cônjuges modernos desapontados são muito menos propensos a serem arrastados em seus ombros pela criança com excesso de idade. Portanto, existe o risco de permanecer sozinho.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Alicet 28.06.2024 at 11:05

    Insightful and well-written! Your points are thought-provoking. For those wanting to learn more about this topic, here’s a great resource: FIND OUT MORE. Interested in hearing everyone’s perspective!

  • Leave a Reply