Dormência dos lábios, ou sua parestesia – é uma condição extremamente desagradável, em que a pele perde sua sensação. Ao mesmo tempo, formigamento, constrição e até queimação, embora nem sempre, podem ser sentidos em sua superfície. Este sintoma sinaliza um processo patológico bastante sério no corpo, que em nenhum caso pode não fechar os olhos.
Estas podem ser doenças crônicas graves e anormalidades neurológicas, que requerem o tratamento mais precoce possível. Portanto, se você sente isso, é importante descobrir com urgência as causas da dormência de seus lábios no seu caso, de modo a não provocar a progressão da patologia.
Ignorar ou se preocupar?
Há sintomas que em nenhum caso não podem ser ignorados, pelo menos se a sua ofensiva não foi acompanhada por quaisquer fatores irritantes.
Uma coisa é quando seus lábios ficam mudos em seu frio gelado, ou no consultório do dentista, o que faz com que você se torne anestesia por infiltração do dente, e outra completamente diferente – quando acontece desse jeito, sem nenhum gatilho ou catalisador.
Primeiro de tudo, com tais manifestações é necessário verificar o estado do próprio sistema nervoso – é quase garantido que tudo não está bem com isso.
No entanto, tais sintomas podem sinalizar e patologias de outros órgãos ou sistemas – por exemplo, endócrino.
Vejamos as causas da dormência da língua e dos lábios com mais detalhes para entender o que fazer nessa situação.
Qual é a raiz do problema?
Se seus lábios estão dormentes, este é um sinal bastante perturbador, que na maioria dos casos indica neurite do nervo facial. Começa porque o cérebro não se projeta “Necessário” impulsos para expressões faciais. Há uma dormência no início de uma parte, depois outras estão envolvidas no processo. Por exemplo, pode resultar em dormência do queixo e lábio inferior, ou dormência do nariz e lábio superior.
Mas o progresso do problema também não terminará aí. Se você não marcar o alarme a tempo, a neurite pode simplesmente paralisar parte do seu rosto, perturbar gravemente suas expressões faciais e até mesmo provocar uma imperfeição estética pronunciada do exterior. É muito importante recorrer a um especialista a tempo de evitar um destino tão triste.
No entanto, nem sempre está associada a anormalidades graves, e é bem possível que você tenha surgido por causa da deficiência banal de nutrientes no organismo.
Se falamos de neurite do nervo facial, você deve saber que esta doença tem uma gênese puramente inflamatória. Ele progride rapidamente e geralmente começa com uma dor de desenho atrás da orelha, após o que há dormência desta ou daquela parte do rosto (na maioria das vezes são os lábios).
Além disso, você pode observar esses sintomas:
- Fraqueza, paralisia ou paresia dos músculos faciais faciais;
- Deficiência auditiva;
- Embotamento do paladar e do olfato;
- Falta de salivação;
- Lachrymation;
- Assimetria do rosto.
Deve ser entendido que esse distúrbio tem sua própria gênese e etiologia. Geralmente se desenvolve devido a doenças prévias, especialmente herpes e meningite. Mas também pode ser separado, independente. Seja qual for a natureza desse distúrbio, você deve consultar um médico com urgência, mesmo quando as principais manifestações clínicas da doença forem encontradas.
Para o tratamento da neurite, o médico prescreverá uma ingestão adicional de vitaminas do complexo B, bem como de medicamentos anti-inflamatórios, descongestionantes e vasodilatadores. Talvez para neutralizar o sintoma, você será mostrado fisioterapia.
Hipovitaminose
Muitas vezes, a parestesia dos lábios está associada à deficiência de certas vitaminas e microelementos no organismo.
Na esmagadora maioria dos casos, trata-se de vitaminas do grupo B – biocatalisadores para o estado normal e funcionamento de todo o sistema nervoso. Se você tem uma falta aguda em seu corpo, você pode não só ter lábios, mas também membros, por exemplo.
Isto é especialmente verdadeiro para a deficiência de vitamina B12 – cianocobalamina. Se você seguir uma dieta vegetariana, este desenvolvimento é inteiramente lógico para você, porque esta substância está concentrada principalmente em alimentos cárneos.
Não assuma que a hipovitaminose é um problema frívolo, no qual nem se deve concentrar. Quando você tem alguma coisa doendo, ou outras mudanças desagradáveis ocorrem no corpo contra o pano de fundo desse problema, seu corpo sinaliza para você que você esgotou todos os seus recursos e precisa ser recarregado com urgência. Normalmente, após a parestesia dos lábios contra o fundo de hipovitaminose B12, muitas outras alças patológicas seguem, o que provoca sérios problemas de saúde, até demência e outros desvios desse tipo.
Entretanto, você mesmo não deve tirar conclusões desse tipo e apoiar-se em complexos vitamínicos com tais conjecturas. Você deve consultar um médico para que ele possa identificar o problema exato e prescrever o tratamento apropriado. Com a dormência do lábio inferior, assim como o queixo, você pode sentir falta não apenas da vitamina B12, mas também da vitamina B2 ou B6.
Síndrome do queixo dormente
Se a localização da parestesia ocorre apenas na parte inferior da boca e na área do queixo, isso pode sinalizar um distúrbio como a síndrome de um queixo entorpecido. Neste caso, a violação pode tocar toda a mandíbula, até os lóbulos das orelhas. Além disso, a ponta do nariz e da língua pode estar envolvida no processo patológico.
Neste caso, os lábios podem ser mudos contra o pano de fundo de doenças sistêmicas graves (por exemplo, auto-imunes), ou metástase em tumores cancerígenos. A síndrome também requer intervenção médica imediata, pois é importante iniciar a terapia causal.
Síndrome hipoglicêmica
No caso de dormência dos lábios superiores e inferiores, pode haver um distúrbio como a síndrome hipoglicêmica. Esta é uma condição na qual o nível de glicose no sangue cai para um limiar de 3,5 mmol / l. Tal violação também pode levar a reações potencialmente perigosas ao estado de saúde. Ele se desenvolve de forma sistemática e consistente. Como regra geral, a dormência dos lábios ocorre mesmo quando a síndrome hipoglicêmica está progredindo ativamente.
A síndrome hipoglicêmica se manifesta dependendo do seu estágio atual. No início, o paciente experimenta irritabilidade, apatia, fadiga, fome, mesmo depois de comer. No segundo estágio, a agressividade anormal é substituída por diversão inadequada, um pequeno tremor de extremidades, aumento da sudorese. No terceiro, desenvolvem-se condições convulsivas, aumento do tônus muscular e da pressão arterial.
No quarto vem um coma. A complicação mais comum desta condição é o edema cerebral, que termina em um desfecho fatal.
Se você sofre de diabetes e sente a dormência de seus lábios, você precisa verificar rapidamente o nível de glicose com um glicosímetro e, se diminuir, compensar a glicose no sangue. Se esta condição evoluiu em si, é importante consultar um especialista no campo da endocrinologia com urgência.
Crise hipertensiva
Dormência dos lábios – um companheiro frequente de crise hipertensiva. Pacientes hipertensos crônicos sabem como sair rapidamente desta condição, mas aqueles que enfrentam pela primeira vez, você deve sempre consultar um médico. Além da indicação do tratamento, ele deve diferenciar e estabelecer o diagnóstico correto, bem como ajudá-lo a entender as causas dessa patologia. É extremamente importante tomar medidas para prevenir crises no futuro, uma vez que esta condição é muitas vezes fatal.
Além da dormência dos lábios, com crise hipertensiva, o paciente sente:
- Dor de cabeça severa;
- Dor no peito (geralmente puxando, pressionando, anelar, sem localização clara);
- Síndrome convulsiva;
- Vómito;
- Falta de ar e falta constante de ar;
- Violação de coordenação de movimentos;
- Paralisia transitória;
- Distúrbios da consciência.
Às vezes, pacientes com crise hipertensiva precisam de hospitalização urgente, portanto, se a condição piorar, você precisa chamar uma ambulância.
Esclerose Múltipla
Talvez o diagnóstico mais desapontador em pacientes com dormência dos lábios possa ser a esclerose múltipla. Este é um dano irreversível à bainha de mielina das fibras nervosas, que provoca sintomas neurológicos bastante severos. É um distúrbio auto-imune, pouco passível de terapia e propenso a progredir ao longo da vida.
Como você pode ver, a dormência dos lábios não é um sintoma tão “inofensivo”, que pode parecer à primeira vista. Portanto, pedimos que você procure ajuda profissional, se disponível. Seja saudável!
1 Comment
Insightful and well-written! Your points are thought-provoking. For those wanting to learn more about this topic, here’s a great resource: FIND OUT MORE. Interested in hearing everyone’s perspective!